Autor Tópico: Nomes e Sobrenomes, Empresas  (Lida 24022 vezes)

Velloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Online: 12 de Janeiro de 2011, 15:19:03
td bom pessoal, seguinte, já tenho trabalhado há um tempo com fotografia, geral ajudando fotógrafos e como freela, mas agora estou montando meu próprio negócio e gostaria de saber se podem me ajudar....

na escolha do nome, o que julgam ser a melhor opção, usar o nome próprio, criar um nome artístico ou criar um nome específico para a empresa?

vejo as 3 opções sendo usadas no mercado afora, mas não tenho ctz de qual opção é a mais aconselhável, a princípio pensei em dar meu sobrenome para a empresa, mas não estou certo disso ainda...

alguém opina?
Nikon D90; D40x
Nikon 18-105mm; 50mm f1.8; 70-300mm; 18-55mm
Nikon SB600


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2011, 18:41:51
Você pode dar 2 nomes à empresa. 1 o nome fantasia (é aquele nome que todo mundo vai conhecer a empresa) e outro nome é a razão social (que é o que vai constar do contrato social e contratos celebrados pela empresa com outras pessoas físicas e jurídicas).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2011, 19:25:53
Acho que o segredo é não inventar mto...
Coloque um nome simples e acima de tudo que a pronúncia seja fácil...
De nada adianta colocar um nome forte (alguma palavra em alemão por exemplo) se depois ninguém saberá pronunciar...

Nada mais chato do que ouvir depois alguém comentando:

"Ah, fiz as fotos naquele estúdio. Sabe aquele de nome esquisito que parece palavrão?"

:hysterical:

Seja criativo... dê um nome diferente... o que mais vejo por aí é

Astropércio Photography...
Mané do Armazém Photography...
Tia Maria Photography...

E por aí vai...


Pyroviskiss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Fotografia sem mistérios
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2011, 20:07:09
Prefira nomes simples, pra facilitar a publicidade depois.
E cuidado com anglicanismo, outro dia fiz um freela pra uma empresa chamada "Photo&Imagem" tudo junto mesmo, nem sei se tava pronunciando certo o.O além do nome zuado o cartão dos caras era tão feio que fiquei com vergonha de entregar.
;D
Everson Tavares
__________________________
http://fotografiafacil.blogspot.com/
@Pyroviskiss


dvdck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2011, 14:21:17
razao social pode ser o seu nome mesmo, ateh pq deve ser uma empresa me.
fantasia vc pode colocar o que quiser.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2011, 14:30:07

na escolha do nome, o que julgam ser a melhor opção, usar o nome próprio, criar um nome artístico ou criar um nome específico para a empresa?


O pessoal já comentou das questões administrativas, mas sobre o nome ser o seu nome ou um nome artístico depende muito. Isso é uma questão de marketing é julgo ser importantíssima em fotografia. Se o seu nome é forte e você é conhecido na área, use-o! Mas tem que ser forte mesmo e ter sonoridade boa... Se vc é apenas um empresário entrando no ramo use um nome específico pra empresa, como vc disse. A questão do nome artístico também acho que só vale se vc for querer destacar a sua imagem e associá-la ao negócio, entende?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2011, 21:57:43
Se voce ja se garante ,
e nao ha riscos de queimar seu nome,
uma boa opçao e valorizar seu proprio nome
Velloso Fotografia.
Essa cafonice de escrever asneiras em ingles ja e muito ultrapassada.
Eu uso meu nome e sobrenome faz 20 anos,
e todos meus clientes sabem que fizeram um bom trabalho com Angelo,
Os coitados mal falam portugues e se aventuram em outros idiomas, patetico,
isto mostra o baixo padrao cultural da pessoa, queima a imagem a ser vendida, atençao com esses detalhes.
abs.
UM COLEGA AMIGO FEZ UMA PAPELARIA DE LUXO, GASTOU MUITOOO!!!, E ESQUECEU DE PEGAR O DICIONARIO DE "INGRE"
ACABOU COM SUA IMAGEM, E COM SEU DINHEIRO, POR QUERER APARECER!!!
 
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2011, 22:01:48 por agalons »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2013, 19:34:23
 :snack:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2013, 22:17:59
Se voce ja se garante ,
e nao ha riscos de queimar seu nome,
uma boa opçao e valorizar seu proprio nome
Velloso Fotografia.

Essa cafonice de escrever asneiras em ingles ja e muito ultrapassada.
Eu uso meu nome e sobrenome faz 20 anos,
e todos meus clientes sabem que fizeram um bom trabalho com Angelo,
Os coitados mal falam portugues e se aventuram em outros idiomas, patetico,
isto mostra o baixo padrao cultural da pessoa, queima a imagem a ser vendida, atençao com esses detalhes.
abs.
UM COLEGA AMIGO FEZ UMA PAPELARIA DE LUXO, GASTOU MUITOOO!!!, E ESQUECEU DE PEGAR O DICIONARIO DE "INGRE"
ACABOU COM SUA IMAGEM, E COM SEU DINHEIRO, POR QUERER APARECER!!!

concordo. Eu uso Mike Castro fotografia. A única zica é meu nome mesmo, ingreizado pela minha mae, kkkk
www.mike-castro.blogspot.com

E não usa "Photographer", "Studium", isso sim é tosquice. E tem aqui em Maringá.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2013, 22:56:09
Meu nome na verdade é André Luis Jacobus...

Utilizo André Jacob comercialmente por questoes de facilidade, Jacob soa melhor que Jacobus, Jacob nao tem erro... mas como assim, nao tem erro? Escrevem meu nome errado em todos os lugares, fatura de cartao, destinatario de algo que vem nos correios/transportadoras, e-mail, documentos...tudo, escrevem de todas as maneiras, Jacobis, Jacobs, Jacobos, Jacobes... sério, fazem o A-E-I-O-U no fim do meu nome...entao abreviei, primeiro em e-mails, depoisfui aderindo e fiquei conhecido por esse nome, inclusive tem gente que me chama de Jacob, sem me chamar de André...lembrando que a intençao nao é o nome na americanização, e sim na forma mais natural de se falar aqui no Brasil

Uso André Jacob Fotografia, quero que as pessoas me conheçam pelo meu nome, e que esse nome num futuro, vire uma marca
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 22:57:15 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2013, 23:04:48
Meu nome na verdade é André Luis Jacobus...

Utilizo André Jacob comercialmente por questoes de facilidade, Jacob soa melhor que Jacobus, Jacob nao tem erro... mas como assim, nao tem erro? Escrevem meu nome errado em todos os lugares, fatura de cartao, destinatario de algo que vem nos correios/transportadoras, e-mail, documentos...tudo, escrevem de todas as maneiras, Jacobis, Jacobs, Jacobos, Jacobes... sério, fazem o A-E-I-O-U no fim do meu nome...entao abreviei, primeiro em e-mails, depoisfui aderindo e fiquei conhecido por esse nome, inclusive tem gente que me chama de Jacob, sem me chamar de André...lembrando que a intençao nao é o nome na americanização, e sim na forma mais natural de se falar aqui no Brasil

Uso André Jacob Fotografia, quero que as pessoas me conheçam pelo meu nome, e que esse nome num futuro, vire uma marca

KKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu sofro com isso também, hehehe

Já escreveram:

*Maike
*Maick
*Maique
*Mayke
*Myck

...

É dureza, apsoekaspeokaspeok


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2014, 14:18:19
Eu também sofro com isso.
Meu sobrenome é Schettino, eu acho bonito mas quase ninguém consegue escrever nem pronunciar.

Como estou começando um negócio de fotografia com meu pai e minha esposa, decidi colocar RKG Fotografia, que são as iniciais do nome de cada um.

Tentei vários, mas nenhum tinha o domínio .com.br disponível, que eu acho importantíssimo para que as pessoas encontrem seu negócio na web. Muitas pessoas sequer conhecem ou tentam acessar um domínio ".fot.br", específico para fotógrafos.

Pensei na simplicidade e em não inventar moda.
Acham que é muito comum?
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2014, 16:16:35
Meu nome por mais "simples" que seja, muita gente me chama de DAIANA ou escreve DAIANE.  :no:
Eu optei por colocar meu nome, achei mais "fácil" para as pessoas lembrarem, não sei se estou certa, mas vou me arriscar nesta ideia.


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2014, 16:35:53
Simples, coloca Velloso Fotografia, acho que fica legal e é fácil de pronunciar e guardar. (Minha opinião  :))
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2014, 16:43:32
Aí depende...

Imagina o meu... num ia dar...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM