Autor Tópico: Dúvida: lentes 35mm 1.4 ou 24-70 2.8?  (Lida 13848 vezes)

MarceloAugustus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • www.photographo.com
Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2011, 17:53:12
Comparar a qualidade de uma fixa "L" vs uma zoom (mesmo sendo a 24-70) é covardia. Lente fixa é outro mundo. A própria 85mm 1.8 ( que eu tenho) já ganha em qualidade de imagem de uma 70-200 2.8 L (eu mesmo testei e verifiquei isso).

Agora, qual comprar é complicado. Depende muito do seu estilo de fotografar. Para ensaios, estúdio, ou qualquer trabalho que se faça com uma certa calma, lente fixa é uma ótima pedida, mas se você precisar de versatilidade, fixa só se for trabalhar com duas câmeras ao mesmo tempo, para ter pelo menos duas distâncias focais a disposição a qualquer momento.

Caro Alexis!
Na verdade será com duas câmeras mesmo... esqueci de falar!!!!!
Por enquanto a outra lente será ou a 50mm 1.8 ou a 70-200 4.0 (se a ocasião permitir).
Marcelo Augustus
www.photographo.com


MarceloAugustus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • www.photographo.com
Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2011, 18:06:09
Trabalho com eventos e discordo. :D
Como dou mais importância para luz e dof, as fixas acabam abrindo mais possibilidades de trabalho criativo com pouca luz. Ou seja, no meu caso acho as fixas mais "versáteis".
Claro que estou dizendo isso não pra falar o que é "certo", apenas para ilustrar que a opção por fixas ou zoom depende do estilo de trabalho e dos objetivos de cada um. E, fora isso, levei uns 4 anos pra conseguir a experiência e segurança necessárias para trabalhar apenas com fixas. :ok:

Bruno, após vender a 24-70mm da Sigma, me vi num evento somente com a 50mm. Confesso que sofri um bocado, pois estava "mal acostumado" heheh, com a facilidade/versatilidade do zoom. Como demorei prá pegar a 24-70mm da Canon, comecei a considerar o uso de fixas somente, pois diria que estou um pouco mais seguro com elas. Você está certo, trabalhar com segurança é o ideal, mas percebi que o desconforto de usar algo que não está tão acostumado, me fez ficar alerta a cada click.

Marcelo Augustus
www.photographo.com


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 13 de Janeiro de 2011, 18:09:31
Mas você fotografa com duas câmeras, não é? Pois ficar trocando de fixa enquanto rola um casamento é complicado, toda hora surge uma situação onde você quer "a lente que está na mochila ou na pochete" :-)

Isso vem com a prática, além de que dá pra usar um colete pra facilitar. Além daquelas bolsas individuais que parecem um colete com vários bolsinhos (não lembro o nome)...

Ajuda muito pra evento. Claro, que as vezes uma hora ou outra perdes uma foto, por não estar naquele exato momento no lugar certo, mas é preferível ter uma quantidade menor de fotos "excelentes", do que uma quantidade maior de fotos "boas"...

Mas claro, tudo vem com o tempo...


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2011, 08:33:18
Isso vem com a prática, além de que dá pra usar um colete pra facilitar. Além daquelas bolsas individuais que parecem um colete com vários bolsinhos (não lembro o nome)...

Ajuda muito pra evento. Claro, que as vezes uma hora ou outra perdes uma foto, por não estar naquele exato momento no lugar certo, mas é preferível ter uma quantidade menor de fotos "excelentes", do que uma quantidade maior de fotos "boas"...

Mas claro, tudo vem com o tempo...

Acho que os clientes preferem ter 10 (número só para exemplificar) fotos "boas" do que apenas 1 excelente. Não que eles não gostem das excelentes que a gente acaba incluindo no pacote das "boas".

Eventos são dinâmicos e por mais experiência que se tenha, muitas vezes surgem situações não planejadas e esperadas, logo, ter só uma distância focal PRONTA para fotografar é para mim um tiro no pé. Mesmo que você tenha um colete, sinto de utilidades ou qualquer acessório para carregar muitas fixas com você. Como eu sempre fotografo com um segundo (e as vezes até um terceiro) fotógrafo, eu posso me dar o luxo de usar uma lente fixa, pois sei que meus colegas estão com outras distâncias focais, mas ainda assim, nem sempre eles estão ao meu lado na mesma posição, logo se somente eu tiver um determinado ângulo e estiver com a lente "errada", já era, perdemos a foto.

É como eu disse, eventos com lentes fixas pedem duas câmeras.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2011, 08:54:28
É como eu disse, eventos com lentes fixas pedem duas câmeras.

Alex, há um equívoco aqui... Um evento pede duas câmeras.. imagina se uma pifa? Meu deus!


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:13:05
A 35mm 1.4 é um dos meus sonhos de consumo.. mas como casei antes, adiei os planos.. :(

Falta ela para fazer a santa trindad da canon (35/85/135). :clap:

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:37:15
Alex, há um equívoco aqui... Um evento pede duas câmeras.. imagina se uma pifa? Meu deus!

OK, então, eu tinha entendido como se você usasse só uma câmera! :-)
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:43:18
OK, então, eu tinha entendido como se você usasse só uma câmera! :-)

Ahahah, pode deixar... acho que é bacana utilizar uma boa zoom numa delas e uma fixa na outra... aí com o tempo, pode trocar tudo pra fixa... O que eu gosto destas fixas são as aberturas as cores proporcionadas além do nível de distorção e vinhetas...


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2011, 11:03:50
Ahahah, pode deixar... acho que é bacana utilizar uma boa zoom numa delas e uma fixa na outra... aí com o tempo, pode trocar tudo pra fixa... O que eu gosto destas fixas são as aberturas as cores proporcionadas além do nível de distorção e vinhetas...

Eu tenho pensado seriamente nisso que você disse, experimentar uma zoom + uma (ou duas) fixa(s). Eu tenho a 16-35 2.8 e uma 85mm 1.8. Em função de pouco espaço, as vezes a 85mm me dá um ângulo muito fechado numa câmera cropada (136mm equivalente em FF), e por isso penso em ter também uma 50mm 1.4, mas ainda não me decidi até porque vou migrar para Full Frame esse ano. Por falar em upgrade, até a nova 1D mark IV passa pela minha cabeça, mas o fato dela não ser FF me afasta dela um pouco... depois que eu fotografei com uma 5D Mark II fiquei apaixonado pelo sensor 35mm.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2011, 04:44:42
Acho que pelo menos uma lente zoom para eventos é necessária, a não ser que não se importe em re-enquadrar as fotos depois e tenha uma máquina com bastante resolução e iso


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2011, 08:18:40
Eu tenho pensado seriamente nisso que você disse, experimentar uma zoom + uma (ou duas) fixa(s). Eu tenho a 16-35 2.8 e uma 85mm 1.8. Em função de pouco espaço, as vezes a 85mm me dá um ângulo muito fechado numa câmera cropada (136mm equivalente em FF), e por isso penso em ter também uma 50mm 1.4, mas ainda não me decidi até porque vou migrar para Full Frame esse ano. Por falar em upgrade, até a nova 1D mark IV passa pela minha cabeça, mas o fato dela não ser FF me afasta dela um pouco... depois que eu fotografei com uma 5D Mark II fiquei apaixonado pelo sensor 35mm.

Full Frame é outra coisa, é outro mundo!
Eu tenho uma D700 e olha, o dof de qualquer objetiva é bom! muito bom! Por exemplo, a profundidade de campo proporcionada por uma 50mm em f/1.8 é equivalente ou até melhor do que uma 50 em f/1.2 numa cropada... Meu sonho são essas GA com grande abertura, só que são muito caras... tem uma Nikon, a nikon 24mm f1.4, que cara, as fotos daquilo parecem coisa de outro mundo!

Dá uma olhada aqui
http://www.flickr.com/groups/nikon24mmf14/pool/

Zoom é evidente que tem uma versatilidade e te dá mais possibilidades para trabalhar... mas essas fixas principalmente de grande abertura, oMG!


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2011, 11:55:23
Alex, há um equívoco aqui... Um evento pede duas câmeras.. imagina se uma pifa? Meu deus!
concordo. Cameras reserva são fundamentais. Imagine-se num casamento.. os noivos vão dar o beijo e puff.. sua cam paro. O momento não volta mais, já era (isso da um um rolo..)

-

Ao meu ver as fixas são boas em eventos com mais de 1 fotógrafo, ter uma camera com uma fixa e uma zoom são boas escolhas pois nem sempre sua fixa vai fazer o que precisa. O dof que se faz com a fixa é sensacional mas a zoom não pode ser dispensada.

Fica difícil escolher qual.. vai mais da necessidade.

Como o Alexis disse - "Acho que os clientes preferem ter 10 fotos 'boas' do que apenas 1 excelente".
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2011, 19:54:22
Acho que os clientes preferem ter 10 (número só para exemplificar) fotos "boas" do que apenas 1 excelente. Não que eles não gostem das excelentes que a gente acaba incluindo no pacote das "boas".

Eventos são dinâmicos e por mais experiência que se tenha, muitas vezes surgem situações não planejadas e esperadas, logo, ter só uma distância focal PRONTA para fotografar é para mim um tiro no pé. Mesmo que você tenha um colete, sinto de utilidades ou qualquer acessório para carregar muitas fixas com você. Como eu sempre fotografo com um segundo (e as vezes até um terceiro) fotógrafo, eu posso me dar o luxo de usar uma lente fixa, pois sei que meus colegas estão com outras distâncias focais, mas ainda assim, nem sempre eles estão ao meu lado na mesma posição, logo se somente eu tiver um determinado ângulo e estiver com a lente "errada", já era, perdemos a foto.

É como eu disse, eventos com lentes fixas pedem duas câmeras.
Algumas considerações sobre os comentários dos colegas:

- Duas câmeras é obrigatório para trabalhar, independente das lentes;
- Desde que troquei para fixas, não perdi nenhuma foto; a diferença é que temos que ser mais ágeis e pensar mais na hora da foto. Isso gera não uma limitação, mas um aperfeiçoamento da fotografia;
- Uso fixas não só em casamentos, onde trabalho com assistente, mas em todos os eventos que faço. E fora casamentos, faço todos os outros sozinho (com assistente para iluminaçao, mas sem segun do fotógrafo);
- Desde que passei a usar fixas, número de fotos que considero boas aumentou. Se antes fazia, por exemplo, 10 fotos boas, agora faço 20, 30,  e melhores que aquelas 10;
- Uso duas câmeras, claro, mas 99,9% das fotos são feitas com a principal. E, muito frequentemente, faço todas as fotos só com a principal.

Tudo depende do seu estilo de trabalho e da forma como encara a fotografia. O fato de um ou outro fotógrafo não saber, não querer, ou não conseguir trabalhar somente com fixas significa somente que pra ele isso não serve, e não que é impossível. :ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2011, 19:56:42
concordo. Cameras reserva são fundamentais. Imagine-se num casamento.. os noivos vão dar o beijo e puff.. sua cam paro. O momento não volta mais, já era (isso da um um rolo..)

-

Ao meu ver as fixas são boas em eventos com mais de 1 fotógrafo, ter uma camera com uma fixa e uma zoom são boas escolhas pois nem sempre sua fixa vai fazer o que precisa. O dof que se faz com a fixa é sensacional mas a zoom não pode ser dispensada.

Fica difícil escolher qual.. vai mais da necessidade.

Como o Alexis disse - "Acho que os clientes preferem ter 10 fotos 'boas' do que apenas 1 excelente".
Meus cliente preferem, ao invés de ter 10 fotos boas, ter 30. :D

Sobre essa questão "versatilidade X qualidade", também depende do que buscamos. Eu me sinto muito mais "preso" com uma zoom f/2.8 do que com uma fixa f/1.8. :ok:

Só por curiosidade, caso alguém queira ver o tipo de trabalho venho desenvolvendo, pode dar uma olhada no blog (está mais atualizado que o site  :D)

http://brunogomesfotografia.blogspot.com/
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, 19:57:56 por B.Gomes »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2011, 19:59:36
Ahahah, pode deixar... acho que é bacana utilizar uma boa zoom numa delas e uma fixa na outra... aí com o tempo, pode trocar tudo pra fixa... O que eu gosto destas fixas são as aberturas as cores proporcionadas além do nível de distorção e vinhetas...
Meu caminho foi exatamente esse. Até o dia em que passei a fazer muito mais fotos (e melhores) com a câmera que ficava no ombro com a fixa do que com a "principal" que ficava com a zoom. :ok: