Acho que os clientes preferem ter 10 (número só para exemplificar) fotos "boas" do que apenas 1 excelente. Não que eles não gostem das excelentes que a gente acaba incluindo no pacote das "boas".
Eventos são dinâmicos e por mais experiência que se tenha, muitas vezes surgem situações não planejadas e esperadas, logo, ter só uma distância focal PRONTA para fotografar é para mim um tiro no pé. Mesmo que você tenha um colete, sinto de utilidades ou qualquer acessório para carregar muitas fixas com você. Como eu sempre fotografo com um segundo (e as vezes até um terceiro) fotógrafo, eu posso me dar o luxo de usar uma lente fixa, pois sei que meus colegas estão com outras distâncias focais, mas ainda assim, nem sempre eles estão ao meu lado na mesma posição, logo se somente eu tiver um determinado ângulo e estiver com a lente "errada", já era, perdemos a foto.
É como eu disse, eventos com lentes fixas pedem duas câmeras.
Algumas considerações sobre os comentários dos colegas:
- Duas câmeras é obrigatório para trabalhar, independente das lentes;
- Desde que troquei para fixas, não perdi nenhuma foto; a diferença é que temos que ser mais ágeis e pensar mais na hora da foto. Isso gera não uma limitação, mas um aperfeiçoamento da fotografia;
- Uso fixas não só em casamentos, onde trabalho com assistente, mas em todos os eventos que faço. E fora casamentos, faço todos os outros sozinho (com assistente para iluminaçao, mas sem segun do fotógrafo);
- Desde que passei a usar fixas, número de fotos que considero boas aumentou. Se antes fazia, por exemplo, 10 fotos boas, agora faço 20, 30, e melhores que aquelas 10;
- Uso duas câmeras, claro, mas 99,9% das fotos são feitas com a principal. E, muito frequentemente, faço todas as fotos só com a principal.
Tudo depende do seu estilo de trabalho e da forma como encara a fotografia. O fato de um ou outro fotógrafo não saber, não querer, ou não conseguir trabalhar somente com fixas significa somente que pra ele isso não serve, e não que é impossível.