Autor Tópico: "qual lente usar?" - a pergunta recorrente  (Lida 5361 vezes)

irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Online: 13 de Janeiro de 2011, 10:37:30
tá certo que eu vejo essa pergunta frequente lá nos digitalizados e (felizmente) não entendo lhufas de digitais (não tenho, não quero - risos).

mas uma coisa que aprendi muitos, muitos anos atrás - as coisas podem ter mudado muito desde então - é que, podendo optar, deve-se usar lentes fixas ao contrário de lentes zoom.

A razão maior é que a melhor lente zoom disponível sempre será pior do que uma lente fixa na mesma distância focal; por exemplo, se fotografarmos algum sujeito ("sujeito" NÃO É na conotação de "pessoa" ou coisa que tal, pode ser qualquer "sujeito da foto": plantas, flores, bichos, etc) com lente 35mm e o mesmo sujeito com uma zoom de (ex) 28~105, a nitidez e cores ficarão melhores com a lente fixa, e distorção menor nesta.

É MUITO complicado atender todas as distancias focais (algumas incluem até pseudo-macro) com tanta coisa se movimentando na lente, os elementos óticos indo para frente e para trás e, nas mais sofisticadas, movimentos MUITO complexos, como ir à frente um conjunto com o outro parado, seguido pelos dois conjuntos se aproximando ou se afastando. Além disso temos o próprio desgaste dos elementos mecânicos, criando o "jogo" naquilo que deveria ter deslocamento mínimo.

naturalmente isso - usar lentes fixas - se aplica principalmente aos fotografos que podem usar lentes fixas. Alguns colegas me dizem que isso é impossível (por exemplo) em fotografias de eventos, casamentos, festas, de modo geral. Sei. Talvez eu devesse voltar no tempo e dizer isso aos antigos colegas (maioria aposentados ou mortos) que dispunham apenas de uma Rolleiflex ou Yashica com lentes fixas (80 mm,1:2.8) e faziam fotos maravilhosas - podem pegar os albuns de seus avós/pais e verão ;)

os fotógrafos (à época) mais abastados usavam Mamiya M645 ou Zenza Bronica, ou Hasselblad, dispunham de 3 lentes fixas (no máximo) mas que - óbvio - não podiam ficar trocando lentes com quase 500g de peso a seu bel-prazer. Selecionavam uma e ficavam com a mesma até o fim. Mas isso era no tempo da Fotografia e não no tempo da fotografia+PS.



saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2011, 11:04:06
Irado, concordo contigo. Tambem estou querendo formar meu set somente de lentes fixas. Para eventos, acho possivel sim a utilização exclusiva de lentes fixas. Eh complicado, mas nao impossivel. Se o camarada for bastante habilidoso ou tiver a ajuda de alguem para efetuar a troca de lentes, da. Nao eh o meu caso. Eu me atrapalho todo na troca de lentes. Ja ate perdi uma lente pelo caminho de tao atrapalhado. Na epoca, era uma viagem de bike, entao eu tinha que pensar tanto na lente quanto na bike e nas bagagens. Mas de qualquer forma eu nao sou parâmetro. Nao tenho muita habilidade com as maos. Sou canhoto (longe de mim qualquer generalização) e minha caligrafia eh parecida com a de uma criança de 5 anos.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2011, 11:17:24 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2011, 11:15:27
Eu pretendo trabalhar com fotografia num futuro não muito distante e pretendo utilizar só fixas, na verdade apenas uma zoom

O set seria esse por enquanto:

Sigma 20mm f/1.8
Sigma 28mm f/1.8
Nikon 50mm f/1.4G
Nikon 85mm f/1.8D
Tamron 70-200 f/2.8

Depois pretendo trocar ainda algumas delas... Mas a 70-200 nem precisaria muito...

Aí um coletinho, pra deixar tudo nos bolsos hahah... e boa...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2011, 11:35:09
Spider, nesse caso, acho melhor vc rever esse lance de exclusivamente lentes fixas. Vai ser uma tragédia anunciada...rs

Quem pesquisa um pouquinho reconhece que as colocações do irado são corretas. Evidentemente, cabe a cada um, profissional/hobista, a escolha entre praticidade do zoom ou qualidade da fixa. A passagem do tempo, com o maior ganho de experiência e aumento do grau de exigência, possivelmente farão o indivíduo começar a tender para a qualidade. Mas isso não é uma regra. Eu hj penso em fazer um set com ambas opções, pelas questões acima apontadas (praticidade e qualidade). TALVEZ com a passagem do tempo, ganho de experiência e aumento da exigência do resultado final, eu passe tb a optar exclusivamente por lentes fixas. Claro que essa é uma análise pessoal e não vale como regra pra ninguém, mas penso seriamente em tomar esse rumo no futuro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2011, 16:30:36
Pelo menos 3 coisas não foram levadas em consideração nessa análise:

- na época das TLRs não existiam zooms então as expectativas em relação às fotos era infinitamente menor. Uma noiva de 2011 não vai aceitar um padrão de fotos médio da década de 1950 no que diz respeito a iluminação, nitidez - isso pra não falar de cores :-)
- existem zooms que são legendárias pela sua qualidade de imagem. Quem nunca viu fotos tiradas com uma Contax 17-35N, uma 24-70L ou até uma EF-s 17-55 IS não pode colocar todas as zooms no mesmo balaio. OK, há um tradeoff, mas que eu saiba ninguém da galera de filme fala que as películas ISO 1600 são um lixo porque são granuladas. A compensação é esperada. Flexibilidade por nitidez. Abertura por range.
- do que estamos falando? Se o assunto é, por exemplo, a cobertura de um casamento, pelo menos 2 câmeras com 2 zooms são necessárias ou o fotógrafo vai ter que pausar a cerimônia algumas vezes pra fazer o zoom na perna. Por outro lado, se tiramos fotos 'for fun', quase qualquer coisa é possível e aí eu concordo com o post original. Eu fui pra Buenos Aires com uma Olympus OM-4, uma Zuiko 24/2.8 e uma 50/1.4. Usei a 50/1.4 em 3 fotos dentro do quarto e o resto só com a 24mm.

Ou seja, tudo depende, sempre. :-)
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


paulo magoo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.137
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/94188953@N00/
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:27:07
já faz tempo que as objetivas zoons, adquiriram qualidade ótica, não troco a versatilidade das zoons, pelo alto preço das fixas e pelo volume que teria que carregar, esta certo que se for pra retratos, e para impressão,talvez as fixas levariam vantagens, mas não se se compensaria,já tive várias delas e nunca vi deferenças, hj saio só com uma 24-85F2.8-4, que me atende mt bem  :ok:


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2011, 18:14:31
Eu pretendo trabalhar com fotografia num futuro não muito distante e pretendo utilizar só fixas, na verdade apenas uma zoom

O set seria esse por enquanto:

Sigma 20mm f/1.8
Sigma 28mm f/1.8
Nikon 50mm f/1.4G
Nikon 85mm f/1.8D
Tamron 70-200 f/2.8

Depois pretendo trocar ainda algumas delas... Mas a 70-200 nem precisaria muito...

Aí um coletinho, pra deixar tudo nos bolsos hahah... e boa...

A Tamron 70-200 tem o AF mais lento e impreciso de todas 70-200 de todas as marcas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2011, 21:15:07
Não só é possível fazer eventos somente com lentes fixas, como tem muita gente que trabalha 99% do tempo assim. Uma 24mm (ou 35m) e uma 50mm são mais que suficientes, para por exemplo casamentos e alguns eventos sociais (lembrando que estou falando da distancia focal FF).

Porem estamos tratando de algo muito subjetivo, veja só, que tipo de evento estamos falando???
Quais as condições do local, tamanho, espaço disponível para circulação???
A que distancia o fotografo estará do assunto principal???
Como será a programação e que liberdade de circulação que o fotografo terá durante o evento???
Qual as condições de luz do local???

Existem situações onde uma zoom de boa qualidade vai resolver melhor que as fixas (moda, passarela, por exemplo).

Por outro lado o fato de só ter fixas a disposição, não implica em um trabalho impossível de se fazer, faz-se de tudo somente com fixas.
Apesar de preferir as fixas, principalmente pela abertura e nitidez, mantenho algumas zoom no meu setup.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2011, 21:39:02
A Tamron 70-200 tem o AF mais lento e impreciso de todas 70-200 de todas as marcas.

Discordo, é mais rápido do que o sigma... só ver os vídeos no youtube... precisão? Eu nunca ouvi falar de problemas com precisão em tamron só em sigma... além de que eu tenho uma cam com micro ajuste, acho que dá pra segurar o tranco enquanto não tenho uma 70-200 vr II


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:13:15
Discordo, é mais rápido do que o sigma... só ver os vídeos no youtube... precisão? Eu nunca ouvi falar de problemas com precisão em tamron só em sigma... além de que eu tenho uma cam com micro ajuste, acho que dá pra segurar o tranco enquanto não tenho uma 70-200 vr II

A imprecisão não é descalibração que me refiro, não é Front Focus ou Back Focus.

De noite então ela se perde, tá longe de chegar perto da Sigma e Canon.

É nítida, qd acerta.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:14:12
Discordo, é mais rápido do que o sigma... só ver os vídeos no youtube... precisão? Eu nunca ouvi falar de problemas com precisão em tamron só em sigma... além de que eu tenho uma cam com micro ajuste, acho que dá pra segurar o tranco enquanto não tenho uma 70-200 vr II

Pesquisa mais, pois o que mais tem na net é reclamações do AF da Tamron 70-200.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:18:12
Lhe darei apenas um exemplo de reclamação do AF da Tamron 70-200, mas tem centenas na internet, aqui no próprio fórum:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=46153.0