Autor Tópico: dúvida em Macro , tube extender ou filtros  (Lida 4782 vezes)

footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:20:12
Ae galera do bem!!
Salve , Salve .

Tô com uma dúvida cruel, estou com uma lente canon ef 100mm macro, acho ela ótima, pois tb não tenho outra para comparar, rs... a minha dúvida é a seguinte, qual seria a diferença entre o acessório macro tube extender e aquele kit de filtro macro? qual seria a melhor solução para objetos que necessitam tirar bem próximos, ex mini parafusos, agulhas ... alguem já teve essa experiência ?

obrigado


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:36:50
Cara, esta sua macro já dá para chegar bem perto. Mas se quer chegar mais perto ainda, compra um(s) tubo de extensão, tem aquele kit da kenko, meio caro, mas é válido.
O tubo de extensão é bom pq não adiciona nenhum elemento ótico em seu sistema então vc não perde qualidade de imagem, ele vai permitir uma boa aproximação do assunto. Se for comprar tubo de extensão, compre eletônicos, com conexão entre o tubo, lente e máquina, para poder ter controle do diafragma.
Kit de lente close-up eu não recomendo pela perda de qualidade de imagem que vai ter, vc vai estar adicionando elementos que não estão no projeto, que não calcularam a reflexão difração para ajustar...vai ter perda de qualidade, eu só diria para comprar se estivesse querendo conhecer um pouco para ver se gosta de macro, mas como vc já tem uma macro, fique longe.
E acho que mais importante ainda, é um bom tripé e uma boa iluminação, vc vai precisar.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2011, 14:51:29
footer, tubos extensores são bons. Filtros close-up simples não valem a pena, no entanto existem algumas lentes acopláveis que dão resultados muito bons e nã são caras, como as Raynox DCR-250. Estas lentes diferem dos filtros porque o filtro na realidade é uma lente só, lentes tipo a Raynox são na realidade um conjunto de lentes montado em um bloco óptico, que permite um melhor controle das distorções e aberrações. E não esqueça que para macro, um bom flash também é fundamental.

Dá uma olhadinha no Flickr deste cara http://www.flickr.com/photos/40754330@N03/  Ele praticamente só faz macro e usa uma MP-E e uma 100mm igual a sua com uma Raynox acoplada.

Tem uma entrevista bem bacana dele no Digiforum também http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=79297

Abçs
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2011, 14:52:47 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2011, 15:56:18
Pode tentar utilizar uma lente mecânica 50mm invertida com o diafragma meio fechado. É uma opção barata que rende bons resultados.
Para ampliar ainda mais os objetos você pode fazer crop nas fotos (talvez não seja a melhor opção no seu caso) ou ainda utilizar a Canon MP-E 65mm que amplia até 5x o tamanho real dos objetos.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2011, 19:08:57
Cara, esta sua macro já dá para chegar bem perto. Mas se quer chegar mais perto ainda, compra um(s) tubo de extensão, tem aquele kit da kenko, meio caro, mas é válido.
O tubo de extensão é bom pq não adiciona nenhum elemento ótico em seu sistema então vc não perde qualidade de imagem, ele vai permitir uma boa aproximação do assunto. Se for comprar tubo de extensão, compre eletônicos, com conexão entre o tubo, lente e máquina, para poder ter controle do diafragma.
Kit de lente close-up eu não recomendo pela perda de qualidade de imagem que vai ter, vc vai estar adicionando elementos que não estão no projeto, que não calcularam a reflexão difração para ajustar...vai ter perda de qualidade, eu só diria para comprar se estivesse querendo conhecer um pouco para ver se gosta de macro, mas como vc já tem uma macro, fique longe.
E acho que mais importante ainda, é um bom tripé e uma boa iluminação, vc vai precisar.

Opa sentient6, valew pela dica, se pegar o tube extender não eletrônico vou ter perda na nitidez? ou apenas foco manual? se for foco manual ate prefiro. Tb acho q aqueles kit de filtro close-up iria ter perda da qualidade. A Tripe e Luz ta em or eu creio, eheheh
mesmo assim agradeço muito a ajuda

obrigadão!


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2011, 19:19:20
footer, tubos extensores são bons. Filtros close-up simples não valem a pena, no entanto existem algumas lentes acopláveis que dão resultados muito bons e nã são caras, como as Raynox DCR-250. Estas lentes diferem dos filtros porque o filtro na realidade é uma lente só, lentes tipo a Raynox são na realidade um conjunto de lentes montado em um bloco óptico, que permite um melhor controle das distorções e aberrações. E não esqueça que para macro, um bom flash também é fundamental.

Dá uma olhadinha no Flickr deste cara http://www.flickr.com/photos/40754330@N03/  Ele praticamente só faz macro e usa uma MP-E e uma 100mm igual a sua com uma Raynox acoplada.

Tem uma entrevista bem bacana dele no Digiforum também http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=79297

Abçs


Opa, AlexandreS , salve!
Meu , incrivel essas fotos do Gustavo Mazzarollo, muito show. achei interessante essa lente Raynox DCR-250. sabe me dizer onde posso encontrar? procurei por cima no google e apenas vi na amazon, custo beneficio é bastante interessante, sabe me dizer c posso encontra-la na 7 de abril em sampa?
ah sim flash é com certeza importantíssimo, mas acho q para esses objetos, vou de luz continua numa mesa de luz com vidro filmado de insulfilm g5 mais rebatedor branco e preto.

Obrigado pela dica! vlew


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2011, 19:29:36
Pode tentar utilizar uma lente mecânica 50mm invertida com o diafragma meio fechado. É uma opção barata que rende bons resultados.
Para ampliar ainda mais os objetos você pode fazer crop nas fotos (talvez não seja a melhor opção no seu caso) ou ainda utilizar a Canon MP-E 65mm que amplia até 5x o tamanho real dos objetos.

Abs,
Fabio

Grande Fabio_yamauti, nunca fiz esse teste com a 50mm, tenho um brother q tem a 1,8 pedir para fazer teste, quem sabe resolva. heheheheh. É crop sei bem, não seria uma boa mesmo. Agora a MP-E 65mm seria a solução...mas é uma lente q soh casa bahia ...rs
Achei interessante o tube extender da kenko e a lente Raynox DCR-250. Basta acha-los a tempo.
Obrigado pela dica da 50mm vou correr atras para testar. vlew


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2011, 11:27:32
Citar
Opa sentient6, valew pela dica, se pegar o tube extender não eletrônico vou ter perda na nitidez? ou apenas foco manual? se for foco manual ate prefiro. Tb acho q aqueles kit de filtro close-up iria ter perda da qualidade. A Tripe e Luz ta em or eu creio, eheheh
mesmo assim agradeço muito a ajuda

obrigadão!

Com o tubo de extensão sem contatos eletrônicos vc perde todo o controle da lente na parte eletrônica, o foco tbm, mas como o foco pode ser feito de forma manual não tem problema. O problema é que vc tbm fica sem controlar o diafragma, perdendo assim o controle de profundidade de campo. No caso da nitidez não perde não, vai perder nitidez se vc adicionar elementos em sua lente.
Eu uso um tubo de extensão da canon, que acabei por achar em uma loja de usado muito barato, e um tele converter.
O TC é bom pq com ele eu dobro a distância focal sem perder a distância mínima de foco, que é o que faz de uma lente macro uma lente macro, tirei muito pouca foto pq meu tripé não aguenta, sai tudo tremido pois com o TC eu perco 2 pontos de luz, mas quando eu fizer o tratamento vou ver se coloco no meu flickr.Creio que este fim de semana o faça.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


acunha

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
    • Photosig
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2011, 12:35:13
Vi umas fotos com os tubos de extensao da kenko la no balcao da B&H... o vendedor é fotografo profissional, só brinca com teles de f2.8 e f4 he he... fiquei impressionado com o resultado, era uma foto dos bulbos dos olhos de uma mosca... quase comprei, mas nao é a hora agora...
http://www.amazon.com/Kenko-Auto-Extension-Nikon-Mount/dp/B000JG88JU


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:24:10
Com o tubo de extensão sem contatos eletrônicos vc perde todo o controle da lente na parte eletrônica, o foco tbm, mas como o foco pode ser feito de forma manual não tem problema. O problema é que vc tbm fica sem controlar o diafragma, perdendo assim o controle de profundidade de campo. No caso da nitidez não perde não, vai perder nitidez se vc adicionar elementos em sua lente.
Eu uso um tubo de extensão da canon, que acabei por achar em uma loja de usado muito barato, e um tele converter.
O TC é bom pq com ele eu dobro a distância focal sem perder a distância mínima de foco, que é o que faz de uma lente macro uma lente macro, tirei muito pouca foto pq meu tripé não aguenta, sai tudo tremido pois com o TC eu perco 2 pontos de luz, mas quando eu fizer o tratamento vou ver se coloco no meu flickr.Creio que este fim de semana o faça.
Grande sentient6, eh isso mesmo, creio que vale a pena sim esse tube extender macro com contatos eletronicos, tb, nas pesquisas que fiz, onde outras lentes como 50mm com este extensor tem um resultado bastante interessante e agradavel. Já to caçando ele no Ebay hehehhe...E a Lente Raynox DCR-250 tb to caçando....c consiguir juntar os 2, melhor ainda, vou saber qual vai agradar mais no resultado final. E vou ver c consigo postar alguma coisa aki . mais uma vez obrigado pelas valiosas dicas. vlw


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:31:44
Vi umas fotos com os tubos de extensao da kenko la no balcao da B&H... o vendedor é fotografo profissional, só brinca com teles de f2.8 e f4 he he... fiquei impressionado com o resultado, era uma foto dos bulbos dos olhos de uma mosca... quase comprei, mas nao é a hora agora...
http://www.amazon.com/Kenko-Auto-Extension-Nikon-Mount/dp/B000JG88JU
Fala Acunha, muito legal otimas fotos essas...num tem oq falar mesmo e nem pensar , é esse tubo na cabeça...hehheheh
vlew!


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:35:35
para fotos REALMENTE macro existem as lentes.. (err.. ) macro ;) que ampliam o objeto a 1:1 no plano do filme e não acrescentam aberrações ou distorções. Uma lente 105mm-macro, por ex, oferece ampliação do objeto a 1:1 e distancia apropriada. Em seguida, na qualidade, vem as objetivas invertidas. Pode-se também usar lentes de ampliadores de boa qualidade (Componon-S, por ex) em tubos de extensão, com adaptadores rosca-rosca ou baioneta-rosca (as lentes de ampliador são de rosca M39 ou M42). Durante alguns anos usei lente de projetor 8mm INVERTIDA (adaptador que mandei fazer); imaginem que um fotograma 8mm ou 16mm precisa ser ampliado milhares de vezes sem perda de qualidade, não? ;) então conseguem muito boa projeção de imagem a partir de objetos muito, muito pequenos (o olhal de uma agulha de costura manual com linha ficava parecendo o olhal de âncora de transatlântico com sua corda - risos).

enfim, séculos atrás existiam muitas dicas/tutoriais/receitas de como se fazer as coisas no mundo da foto com filme mas (aparentemente) o pessoal digitalizado prefere o PS.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2011, 10:07:32
tubo de extensão com contatos eletrônicos , com certeza, boas opçao, permitir focar muito de perto.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/