Autor Tópico: Para fotografar em estúdio --- só fixas?  (Lida 3216 vezes)

pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Online: 15 de Janeiro de 2011, 05:26:52
Bom dia pessoal,

Estive pensando bastante nesses últimos dias a respeito de que lentes comprar para começar a me aventurar no mundo da fotografia. Pretendo trabalhar muito mais fotografando em estúdio do que ao ar livre ou eventos. Seriam fotos mais pousadas / planejadas, de uma maneira geral. Seria mais recomendando que comprasse só lentes fixas? Ouço muita recomendação de lentes zoom e pouca de fixas, com exceção de algumas 50 ou 85 mm, faz tanta diferença em relação a nitidez assim?

No caso, eu já tenho uma lente zoom ( uma tamron 28-75) que poderá servir para os momentos mais "práticos", será que é necessário mais que uma zoom?

abçs


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2011, 06:28:13
Olá.
Tudo é muito relativo. Depende de qual tipo de foto vc faz, do seu estilo e até mesmo do seu estúdio.
Entretanto há alguns consensos:
Sempre é bom ter um bom set de lentes, com variadas distâncias focais e f-stops.
Em regra geral as lentes fixas normalmente tem uma qualidade de imagem melhor pois os número de elementos óticos é menor, o que normalmente resulta em melhores resultados de nitidez e contraste.
Se seu estilo é cenográfico, utilizando desfoque de fundo, por exemplo, vai precisar de lentes que proporcionem isso, com aberturas 1.4 /1.7 / 2.8.
Se utiliza fundo branco, ou vai fotografar produtos estes detalhes não são primordiais.
Dependendo do tamanho do seu estúdio, seria bom ter lentes que permitam distâncias focais entre 28 a 200mm. Entre fixas e variáveis.

Lente para retrato - normalmente se recomenda uma fixa entre 85 e 105mm - de preferência macro.
Para corpo inteiro uma 100 ou 200mm - dependendo do tamanho do seu estúdio.
No final das contas mesmo... você deve gostar da lente que usa, dos seus resultados... independente de ser fixa ou variável.

Uma lente muito utilizada em estúdios é a 70-200 f2.8. Esta permite as mais diversas composições.

Abs.

Paulo Arruda


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2011, 10:44:09
acho importanta considerar o tamanho do estudio....

claro q as fixas tem resultados melhores, mas eu nao dispensaria uma 24-70, 70-200
Fernando Frazão


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2011, 10:54:44
qual e o tamanho do estudio???
que tipo de foto sera feita??
do que???
se for pessoas o basico e 35mm-50mm, corpo inteiro, plano americano
85mm-105mm retrato aberto
ate 200mm pp e ppp(primeiro plano e primeirisimo primeiro plano)
Se ja esta tudo demarcado pode ser fixa porque nao vai sair disso.
o mas versatil e 17-35, 28-70, 80-200.
se esta começando melhor experimente bastante com o que ja tem.
Voce bem disse "me aventurar no mundo da fotografia".
Experimenta bastante, estuda muito, antes de gastar dinheiro sem ter certeza do que e necesario.
comprar lentes caras nao e garantia de nada sem saber explorar o equipamento
abs.


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2011, 18:09:37
Agradeço as respostas.

Na verdade, no meu caso, eu devo trabalhar bastante com foto still de filmes, alguns curtas, coisa assim. É importante por um lado, uma coisa mais normal de fotografar os bastidores, coisa e tal, mas também tem um trabalho mais importante de experimentar e estudar possibilidades para a própria fotografia do filme, que será realizada depois, muitas vezes com uma dslr mesmo ( 5D, quase sempre)

Apesar de eu planejar em pouco tempo montar um estúdio próprio (que certamente não será muito grande), certamente não me limitarei a ele, pois há diversas locações possíveis. De qualquer forma o caráter das fotos é de certa forma planejado, e há aí também a importância da cenografia (apesar das lentes de grande abertura de diafragma também serem úteis em muitos momentos.

Justamente minha dúvida quanto ás outras fixas é ter uma versitilidade maior de possibilidades, não se limitando a 50 / 85 mm, e leio pouco sobre elas aqui. De qualquer forma, penso que talvez seja mesmo melhor comprar mais uma zoom tele, pelo que falaram aqui, só não sei se consigo com o mesmo $$ a mesma nitidez do que com fixas. Essa 70-200 2.8 que citaram, por exemplo, deve ser maravilhosa, mas está fora das minhas possibilidades no momento.
abs.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, 18:10:39 por pefremais »


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2011, 18:12:31
de qualquer forma, as dicas do agalons já me deram uma luz. acho que vou numa zoom baratinha, só pela praticidade, e pensar nas fotos "serias" com fixas mesmo.


Zanotto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2011, 18:34:11
faça o seguinte va numa loja e diga que vc esta querendo comprar um lente, peça para fazer um teste com a lente fixa e outro com uma lente com zoom, faça um par de fotos com as duas e depois em casa analise no computador. Eu tenho certeza que vc nao vai notar quase nada de diferença na qualidade de imagem de uma pra outra, é praticamente imperceptível ainda mais pra quem esta começando. Nao se preocupe tanto com a qualidade que uma ou outra vai te dar, essa diferença vai contar se voce for um fotografo que faz trabalhos grandes pra revistas e etc...Se preocupe com a versatilidade da lente, e com o custo ja que esta começando. Sua ideia é trabalhar com fotografia dentro de um estudio certo? mas se amanha alguem te contratar pra voce fotografar um evento, um aniversário ou um casamento? tenho certeza que vai te fazer muita falta uma lente com zoom e vai perder grandes momentos. Uma lente fixa como a 50mm é excelente mas ela pode esperar um pouco, e assim que voce tiver um retorno financeiro va e compre uma, aos poucos voce vai investindo no seu material de trabalho.


abraço.