Autor Tópico: batendo cabeça com Calibrador  (Lida 1928 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:59:24
Oi,

Estou calibrando (ou tentando) pela primeira vez um 2209wa com o X-Rite i1Display2. Fiz primeiramente a medição da luz ambiente, depois tentei calibrar no automático. Não gostei do resultado (muito brilho). Parti para o manual e o resultado foi absolutamente o mesmo. Tudo ok com as cores, mas, o controle de brilho do monitor zerado e as imagens excessivamente brilhantes. Que parte do processo que eu não entendi??

Uso como referência as melhores impressões em off set que temos aqui e as respectivas imagens FINAIS (em CMYK).

Outra coisa: O Editor de Perfis não fica disponível. Aliás nem outro dispositivo fica habilitável (impressoras, scanners...).

Acho que estou fazendo algo muito errado.

Se alguém puder me ajudar, fico grato.

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:23:50
Experimenta usar brilho 5 e contraste 55, desliga o Dynamic Contrast...
Calibre usando o Argyll+dispcalGUI http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.msg275509#msg275509
No dispcalGUI para não ficar confuso use somente a opção 2) White Point (Color temperature,R,G,B  gain/contrast)


E ajuste o RGB para ter o menor DE possível!

O cabra aqui conseguiu um DE de 0.1, imagino que o 2209WA fique na casa de 0.5 a 0.9 :ponder:

As impressões tem que estar corretamente iluminadas!
Se o monitor continuar muito claro, aumente a intensidade da luz para os impressos.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 14:26:15 por Pictus »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:15:14
Pictus,

Valeu a aula!!!
Vou ler (e entender), com bastante calma. Então quer dizer que não adianta usar o software que vem no i1???

Só pra esclarecer, como eu disse as cores e a temperatura do branco estão ok, o que está pegando é o  brilho mesmo. Veja, ele está zerado e algumas imagens (bem) impressas estão aparecendo no monitor (que é novo) até com estouros. Isso significa que não é problema de iluminação.

Outra coisa, enquanto o calibrador não chegava eu ajustei usando apenas o Adobe Gamma e, comparando com os últimos impressos, consegui resultados bem satisfatórios, inclusive, quando efetuamos as impressões, o processo todo, passando pela prova até o material gráfico entregue, estava bastante confiável.

Bem, vamos lá, vamos tentar novamente!

Abração
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:39:43
Pictus,

Valeu a aula!!!
Vou ler (e entender), com bastante calma. Então quer dizer que não adianta usar o software que vem no i1???

Tenho quase certeza que nas partes escuras o soft original vai abrir o bico...

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/soft-proofing.htm


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2011, 21:52:38
Para uso prático eu desisti de calibradores e ajustei o monitor usando apenas uma prova impressa e usando o Adobe Gamma.
Método grosseiro segundo alguns mas que nunca me deixou na mão. O q eu imprimo em Lab (com calibração em dia) é muito próximo do q vejo na tela, diria q 95%. Com relação as áreas claras e escuras diria q o acerto me dá quase 100% de confiabilidade.
Um amigo também desistiu de calibrador e passou a usar o métódo "guerreiro" mesmo.
Mesmo em impressões grandes usando Jato de tinta sofisticadas e bem calibradas o resultado é praticamente idêntico ao q vejo na minha tela.
Isso tudo no padrão SRGB.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2011, 00:36:54
-É necessário um monitor com um mínimo de qualidade e que o mesmo seja ajustado adequadamente, notebook geralmente tem a tela muito xexelenta, simplesmente não consegue reproduzir as cores direito.
-Que o calibrador não esteja muito descalibrado e seja adequado ao tipo de painel
-Que o software usado para calibrar seja adequado, o software default da Datacolor(Spyder)
comigo nunca apresentou um resultado satisfatório.
-Que o profile da impressora seja fiel
-Que a iluminação do impresso seja adequada
-Que o operador saiba o que está fazendo...

Se qualquer um desses quesitos for deficiente, já era...