Autor Tópico: Macro 50mm 1:1.8 D  (Lida 6596 vezes)

LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Janeiro de 2011, 14:25:41
Olá pessoal.
Comprei uma Nikon D5000 recentemente e ela veio com um kit lentes e filtros e etc...

Tô apanhando pra entender como funciona a lente macro 50mm.

Sou nova em fotografia. A dúvida é: tem uns números pra regulagem, mas se eu mudo do maior número, a câmera pede pra eu colocar de volta ao maior número e travar. ???????????? :no:



Afinal, essa regulagem serve pra que?
Segue a foto da numeração.
Obrigada

Falo dessa numeração que fica na parte de baixo da lente e vai de 22 a 1.8




Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2011, 14:39:44
Olá pessoal.
Comprei uma Nikon D5000 recentemente e ela veio com um kit lentes e filtros e etc...

Tô apanhando pra entender como funciona a lente macro 50mm.

Sou nova em fotografia. A dúvida é: tem uns números pra regulagem, mas se eu mudo do maior número, a câmera pede pra eu colocar de volta ao maior número e travar. ???????????? :no:



Afinal, essa regulagem serve pra que?
Segue a foto da numeração.
Obrigada

Falo dessa numeração que fica na parte de baixo da lente e vai de 22 a 1.8




Então, essa numeração é a abertura do diafragma (dá uma procurada no google que vai ter muitos artigos em relação à isso, abertura do diafragma). Na D5000 ela terá sempre que utilizar travada em 22, pois aquele anel alí só serve para câmeras de filme, que não controlavam o diafragma pela câmera (se você deixar travada em 22 olhar no finder (visor) segurar apertado o botão onde tem um icone com + - dentro de um quadrado e rodar o dial vais ver que um número dentro do finder muda, alí tu sabes a abertura)...

Essa lente não faz auto foco numa D5000 e ela não é macro. A distância mínima para focagem de qualquer objeto é de 45cm.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 14:40:53 por Natão »


LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:14:52
Isso mesmo...ela não foca de muito perto...achei estranho...obrigada pela informação!

Deve ser outra lente do kit que é a macro...hahaha

:P

Valeu



LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:15:30
E ela serve pra que mesmo?

rsrs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:17:10
Retratos e meio busto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:20:51
Obrigada.

:P

FInalmente vou parar de brigar com essa lente.
1.000.000,000 a 0 pra câmera..
rs


Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2011, 15:18:15
Existe muito material legal no google é so pesquisar sobre obturador, diafragma, ISO, WB e outras coisas. Só comecei a entender um pouco depois que coloquei minha máquina no manual e um boa alma (Elis) me enviou um trabalho feito por ela onde o mesmo falava sobre obturador, diafragma, ISO, WB, e foi a partir daí que os testes começaram :D
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2011, 15:26:51
Valeu, Alexandre...tenho lido bastante coisa, meu cunhado que é fotógrafo também tem dado dicas preciosas...

Já me arrisquei em algumas coisas..

A opinião de vocês é validíssima!

www.flickr.com/photos/ludimilarebelo


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:22:30
Para fazer macro tem que colocar num tubo, com tudo manual (nada de trava).


LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2011, 10:45:27
Dkfuji,

Natão disse que com a D5000 ela só funciona com trava...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2011, 13:48:02
Dkfuji,

Natão disse que com a D5000 ela só funciona com trava...

Não! A trava é para funcionar a abertura do diafragma (ficar em 22 para a câmera poder fazer a leitura da abertura da lente)... macro com ela só como o Dkfuji falou, com tubo de extensão, ou lentes na frente, que não são boa pedida... mas daí, para fotografia macro com tubo, não se pode mais "travar" o anel do diafragma em 22, e tem que usá-lo para controlar a abertura, já que num tubo a câmera não consegue ter esse controle, ou seja, fica manual...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 13:48:37 por Natão »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2011, 14:15:51
Exatamente, Natão.


Dkfuji,

Natão disse que com a D5000 ela só funciona com trava...
Não! A trava é para funcionar a abertura do diafragma (ficar em 22 para a câmera poder fazer a leitura da abertura da lente)... macro com ela só como o Dkfuji falou, com tubo de extensão, ou lentes na frente, que não são boa pedida... mas daí, para fotografia macro com tubo, não se pode mais "travar" o anel do diafragma em 22, e tem que usá-lo para controlar a abertura, já que num tubo a câmera não consegue ter esse controle, ou seja, fica manual...


Mas dá para fazer algumas coisas interessantes com a 50mm+tubos. Vi resultados interessantes, mas nada que se compare às lentes macro ou micro de verdade e de boa qualidade (105mm, ou similares - não estou comparando com as sigma closeup que se auto entitulam "macro").

Até comprei uns tubos mecânicos e de metal para chegar em 2 meses (nada que custe caro, mas só US$15 com frete para o BR incluso).


LUDREBELO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2011, 14:51:07
aff, gente... eu preciso mesmo é de um curso...hahaha

Dkfuji, fiquei meio interessada nessa dos tubos...ando dando uma lida...mas não entendi muito...esses tubos não têm lentes, né?

é muito acessório...e cada acessório melhora as possibilidades da imagem...
Queria entender um pouco mais sobre tubos..

Por outro lado, isso é o tipo de coisa que dificilmente vão te explicar num curso...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2011, 14:54:46
Exatamente, Natão.


Mas dá para fazer algumas coisas interessantes com a 50mm+tubos. Vi resultados interessantes, mas nada que se compare às lentes macro ou micro de verdade e de boa qualidade (105mm, ou similares - não estou comparando com as sigma closeup que se auto entitulam "macro").

Até comprei uns tubos mecânicos e de metal para chegar em 2 meses (nada que custe caro, mas só US$15 com frete para o BR incluso).


Ah sim, não, quando me referi, me expressei mal, queria dizer que aquelas lentes close-up são ruins, o tubo é legal, mas perde luminosidade, mas pra uma objetiva f/1.8 tá bem...

LUDEBELO, tente procurar esses tubos macro... no ebay tem a venda... o frete normalmente é gratuito e custa aí na faixa de uns 15 dólares (tem que ter um cartão de crédito internacional). Pode pedir seguro da mercadoria e serviço de rastreamento, que normalmente custa mais uns 2 dólares...

é esse tipo aqui



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:36:35
LUDEBELO,

O que o tubo faz é mais ou menos isso:



Como ele afasta o sensor da lente, a imagem é ampliada mais antes de chegar ao sensor.

Se antes, para a distância focal, o objeto a ser gravado ocupava quase todo o quadro, agora não cabe mais no frame.

Como eu tenho a mesma quantidade de luz incidindo em área maior, a concentração da luz será menor (menos lumens por cm2), aumentando a necessidade de ter mais luz entrando para ter a mesma exposição.

Me fiz claro?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 16:39:58 por dkfuji »