Autor Tópico: Adaptadores close-up  (Lida 2332 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 08 de Janeiro de 2005, 18:48:51
Olá pessoal!

Bom, eu estava vendo uma lente no Mercado Livre que o Leo tinha me recomendado, para usar invertida para fotos macro, isso faz quase um mês, e eu estava esperando receber de um trabalho que fiz para finalmente comprar. Tinha visto na quinta à noite e ainda estava lá, mas o cheque que eu tinha depositado não tinha caído. Ontem, quando finalmente caiu e eu fui ver pra comprar, com minha grande sorte a lente já tinha sido vendida.

Bom, então eu pergunto: e em relação às lentes close-up, compensam? Eu estava dando uma olhada nesses: http://www.ciashop.com.br:80/diafilme/prod...3&pf%5Fid=10531

Imagino que esse +# signifique o aumento. Mas isso é aumento mesmo ou ele diminui a distância mínima de foco? Imagino que um +2 aumente 2x mais que um +1, certo? E pelo que eu li em algum lugar dá pra colocar várias lentes uma na frente da outra que esse fator vai aumentar, certo também?

Em relação a uma lente invertida de 58 mm, que era a que eu estava vendo para comprar, qual seria a lente close-up equivalente (+ quanto seria?). Eu li num artigo um modo de calcular como seria a aproximação com uma lente invertida, lente da câmera / lente invertida se não me engano, mas não sei como comparar isso com o fator da lente close-up.

Mas como exatamente eu calculo isso? Por exemplo, se um objeto fotografado ocupa metade da área do sensor, uma lente +1 aumentaria em quando isso?

E por último, essa marca vendida na DiaFilme é boa? Não quero nada nem de longe profissional, mas essas aí têm nitidez aproveitável, aberração cromática baixa?

Ufa, acho que é "só", mas eu li alguns artigos a respeito e me deram mais dúvidas do que tiraram. Não que isso seja ruim, pelo contrário, agora só falta tirar as dúvidas mesmo.

Abraços,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2005, 19:01:13
Dê uma olhada no site Macrofotografia.
Lá tem as equações para calcular a aproximação.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2005, 00:45:37
Opa, valeu pela dica! Eu achei lá como calcular com tubo extensor e teleconverter, tem lá algo parecido para lentes close-up? Eu não consegui encontrar.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2005, 14:52:21
Seção de downloads.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2005, 16:09:43
Ah, agora encontrei, obrigado pela dica.

Agora eu fiz as contas lá, e com uma lente +5 eu só diminuiria 1 cm na distância de foco, é isso mesmo? Se for nem vale a pena comprar...
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60