Autor Tópico: O que significa uma camera de média e grande formato?  (Lida 3606 vezes)

igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:21:13
Já procurei na internet mas não achei mesmo!! Alguém pode me ajudar?




Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:46:22
acho que se tu ler isso daqui irás captar algo:

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-base.htm

o que se pode dizer "por cima" é que são câmeras que geram imagens nas películas ou sensores desde 6 x 4,5cm até 20 x 25cm, enquanto uma câmera 35mm gera uma imagem 2,4 x 3,6 cm...


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:59:03
Obrigado pela prontidão, acho que entendi. É como se fosse as DSLR com o sensor maior?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2011, 18:33:56
Obrigado pela prontidão, acho que entendi. É como se fosse as DSLR com o sensor maior?

Sim, só que essas câmeras normalmente utilizam películas... Sensores, até onde eu sei, só de médio formato... e custam muito caro, só o back...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2011, 20:39:02
Natão, só por informação irrelevante para o tópico, existem sensores até maiores que os grandes formatos para película, só que em aplicações muuuuito específicas (((telescópio, satélites, e outras coisas que se eu falar a CIA vem bater na minha porta...rsrs))) Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:47:11
o que se pode dizer "por cima" é que são câmeras que geram imagens nas películas ou sensores desde 6 x 4,5cm até 20 x 25cm, enquanto uma câmera 35mm gera uma imagem 2,4 x 3,6 cm...

Ao invés de "até", melhor seria "inclusive" porque a coisa não pára (assim mesmo, foda-se a nova ortografia, ainda não me acostumei a ela) por aí.

Pro cê tê uma idéia (de novo, a nova ortografia que aqui seria ideia) tem câmeras 11x14 (sim, senhor, polegadas). Quer mais? Tem 12x20, hehehe... também em polegadas. Vamos brincar de fazer continha? Pois bem, uma polegada mede 25,4mm ou 2,54cm. Vamu lá meu povo, calculadora na mão.

Eu citei a 12x20, mas, pasmem!, a coisa ainda não para (tá bom, agora eu me rendo, dá-lhe a nova ortografia, mas que fica esquisito, ah! isso fica) por aí. Dá uma olhada nesse site: http://www.chamonixviewcamera.com/cameras.html

Bem, eu tenho a caçulinha dessa família. Uma gracinha, no formato 4x5, a película mede aproximadamente 10x12 cm. Sim, isso já uma foto. Lembram da ampliação 9x12?

E fotografia em Grande Formato não é só tamanho e safadeza, não. Tem ainda o conceito, o propósito, o conhecimento do fotógrafo, sim, porque definitivamente não há modo automático. Ou você sabe o que é, de fato, fotografia. Ou, não se produz uma só MERcaDoriA que preste. Aliás, se não souber o que fazer não sai absolutamente nada.

Imagine o fotógrafo parar na frente de um prédio, apontar a câmera para cima a fazer uma foto sem que as linhas paralelas do edifício fiquem convergentes na imagem. Ora bolas, no grande formato isso é perfeitamente possível. E falo de foto pronta, sem manipulação ou pós-processamento.

- Ah! mas... o fotoxópi também faz isso.

Hã?! O quê?! Se for pra mudar de assunto eu encerro por aqui minha participação. Dá meu boné que eu vou embora.

E, por fim, eu sei que já foi postado aqui mas vou repetir. Vale a pena. Vejamos novamente esse vídeo no Youtube de uma chinesinha chamada Chamonix 8x10.  :worship:

http://www.youtube.com/watch?v=9j7axnQhQWg
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 23:51:03 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2011, 09:22:19
"Já procurei na internet mas não achei mesmo!! "

WTF
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2011, 12:07:01
Ao invés de "até", melhor seria "inclusive" porque a coisa não pára (assim mesmo, foda-se a nova ortografia, ainda não me acostumei a ela) por aí.

Pro cê tê uma idéia (de novo, a nova ortografia que aqui seria ideia) tem câmeras 11x14 (sim, senhor, polegadas). Quer mais? Tem 12x20, hehehe... também em polegadas. Vamos brincar de fazer continha? Pois bem, uma polegada mede 25,4mm ou 2,54cm. Vamu lá meu povo, calculadora na mão.

Eu citei a 12x20, mas, pasmem!, a coisa ainda não para (tá bom, agora eu me rendo, dá-lhe a nova ortografia, mas que fica esquisito, ah! isso fica) por aí. Dá uma olhada nesse site: http://www.chamonixviewcamera.com/cameras.html

Bem, eu tenho a caçulinha dessa família. Uma gracinha, no formato 4x5, a película mede aproximadamente 10x12 cm. Sim, isso já uma foto. Lembram da ampliação 9x12?

E fotografia em Grande Formato não é só tamanho e safadeza, não. Tem ainda o conceito, o propósito, o conhecimento do fotógrafo, sim, porque definitivamente não há modo automático. Ou você sabe o que é, de fato, fotografia. Ou, não se produz uma só MERcaDoriA que preste. Aliás, se não souber o que fazer não sai absolutamente nada.

Imagine o fotógrafo parar na frente de um prédio, apontar a câmera para cima a fazer uma foto sem que as linhas paralelas do edifício fiquem convergentes na imagem. Ora bolas, no grande formato isso é perfeitamente possível. E falo de foto pronta, sem manipulação ou pós-processamento.

- Ah! mas... o fotoxópi também faz isso.

Hã?! O quê?! Se for pra mudar de assunto eu encerro por aqui minha participação. Dá meu boné que eu vou embora.

E, por fim, eu sei que já foi postado aqui mas vou repetir. Vale a pena. Vejamos novamente esse vídeo no Youtube de uma chinesinha chamada Chamonix 8x10:worship:

http://www.youtube.com/watch?v=9j7axnQhQWg

Sim, valeu pela aula Braga, realmente tem essas 12x20", eu mesmo pesquisei. Na verdade não deveria ter mencionado o "até", mas é inimaginável um filme assim, hahaha, onde será que revelam isso? A ampliação acho que dá pra cobrir um prédio de 10 andares tranquilo ahaha...

Mas tem esse diferencial ainda, em relação ao fole, à exposição totalmente manual. Digamos que é um outro conceito de foto... muito melhor...


Diogo A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:21:11
Aproveitando o tópico: Alguém ja viu o trabalho do Crhistopher Burkett? http://www.christopherburkett.com/home.html

Suas fotografias parecem pinturas, e ele usa o processo Ilfochrome(Cibachrome) para fazer as ampliações. Vale a pena dar uma olhada.
shoot and delete, shoot and delete, shoot and get bored..

Film is the Real Deal!