Autor Tópico: Infrared na D3000  (Lida 1162 vezes)

clickestudio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 26 de Janeiro de 2011, 19:49:39
Dá pra usar um filtro R72 na minha nikon D3000?Isso sem mexer em nada...
Os resultados de fotos seriam satisfatórias?Sairiam como as fotos que vemos por aí de infravermelho?
Alguem sabe onde comprar esses filtros?qual o filtro mais apropriado para minha camera com iso relativamente baixo?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2011, 20:44:17
Vamos lá, clickestudio, muitas perguntas em uma mensagem.

Citar
Dá pra usar um filtro R72 na minha nikon D3000?Isso sem mexer em nada...
Claro, é só colocar na frente da lente e mandar ver.

Citar
Os resultados de fotos seriam satisfatórias?
Aí é mais complicado. Tem que procurar nos fóruns estrangeiros para ver se alguém tem experiência com esta câmera. O máximo que acontece é a exposição ficar muito longa, na casa dos 20 a 30s. Um tripé vai ser necessário, claro.

Citar
Sairiam como as fotos que vemos por aí de infravermelho?
Provavelmente, mas as fotos que a gente vê está com pós processamento, que no caso do IR é muito importante. As fotos saem da câmera com pouco contraste e cores apagadas.

Citar
Alguem sabe onde comprar esses filtros?
O mais prático é no Ebay. Aqui no BR é raro e quando se acha, caro.

Citar
qual o filtro mais apropriado para minha camera com iso relativamente baixo?
O R72, que barra a luz até 720nm. Os filtros tipo tiffen 87, Wratten 87c ou B+W 093 barram a luz até 870nm ou mais e as exposições acabam ficando muito longas em câmeras não convertidas.

Para começar tire uma foto de um controle remoto qualquer apontado para a sua câmera e veja qual a sensibilidade IR dela.
Se aparecer assim é promissora.





When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams