Autor Tópico: 2 Dúvidas!  (Lida 3609 vezes)

Besouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 26 de Janeiro de 2011, 16:14:47
Olá pessoal, sou novo no fórum tanto quanto em fotografia,
mas sou fascinado por essa arte e quero parar de apreciar pra passar a praticar mais.

Estou com duas dúvidas... Tenho uma Kodak Z981, sei que não é das melhores, mas dá pra fazer fotos legais
se tiver criatividade e gosto bastante das cores que ela reproduz.
Uma dúvida é: Com essa camera consigo fazer esses efeitos de DOF mais avançados?
Fuçando nela esses dias achei um modo de foco dela chamado MF que tem um regulador de foco semelhante aos que já vi em lentes, com o simbolo do infinito de um lado e outro número -que não me lembro agora e não estou com ela-.
Testando esse modo, consegui fazer fotos legais com um objeto focado e o fundo embaçado e vice versa.
Mas não sei se dá pra focar um certo objeto ou pedaço do objeto e desfocar o resto, como eu vejo muito por ai.

Outra dúvida é: Quanto menor for a resolução em pixels da camera, melhor vai ser a qualidade pelo fato de compactar a imagem capturada pelo sensor ?


Já agradeço a atençao.
E desculpem-me se disse algo sem fundamento, sou leigo ainda nesse assunto  :D
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2011, 16:40:05 por Besouro »


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2011, 22:32:45
"Ué besoro, falaro que tu avua. Avua ai preu vê!"

Olha cara, só posso te responder a segunda, já que não conheço tua cam.

Não, a resolução menor não torna a foto melhor. A resolução define o tamanho da foto (800x600, 1024x798, etc). Muita resolução em um sensor pequeno, prejudica também. Compactar nunca é bom... hahahaha...
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2011, 23:26:31
Quanto à profundidade de campo, é difícil obter resultados legais com câmeras com sensor pequeno como as compactas ou UZ.
Se não me engano, já li aqui algumas dicas de como melhorar a profundidade de campo em câmeras compactas. Vale dar uma pesquisada aqui na forum, atrás disso.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2011, 00:50:18
Tem diversas variáveis que influenciam isto, mas com uma compacta é bem mais complicado pelo fato do sensor ser bem pequeno. Quanto maior ele for, mais facilmente você consegue uma profundidade de campo maior.
Dá uma pesquisada porque isso já foi discutido amplamente aqui  :ok:


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2011, 04:03:24
Como os outros amigos foristas disseram, é isso mesmo. Provavelmente esse "fundo desfocado" que você consegue não é fruto do mecanismo ótico, mas sim alguma ferramentazinha "de software" que a kodak instala e desfoca o fundo.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2011, 15:27:36
Profundidade de campo de verdade, com fundo totalmente desfocado em retratos, só com DSLR, esqueça compactas

Quanto a resolução a cam sempre tira a foto na resolução maxima do sensor, e depois redimensiona para resoluções menores se vc setar na cam.
Mas a qualidade é a mesma em qualquer delas.
Claro que se vc visualizar na tela a 100% na resolução maxima, fica ruim, visualizando no tamanho da tela, da na mesma em qualquer resolução
Megapixels não tem nada a ver com qualidade, só com tamanho da imagem
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 15:28:02 por halvaro »


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2011, 16:39:47
Como os outros amigos foristas disseram, é isso mesmo. Provavelmente esse "fundo desfocado" que você consegue não é fruto do mecanismo ótico, mas sim alguma ferramentazinha "de software" que a kodak instala e desfoca o fundo.

nao entendi direito, entao para conseguir o efeito de profundidade na fotografia só usando uma câmera profissional ?

tem algumas compactas que possuem as opções de regulagem manual (abertura de obturador, iso, valocidade), mas mesmo com estas opções nao da pra ter esse efeito ?

abs
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2011, 17:41:50
nao entendi direito, entao para conseguir o efeito de profundidade na fotografia só usando uma câmera profissional ?!

tem algumas compactas que possuem as opções de regulagem manual (abertura de obturador, iso, valocidade), mas mesmo com estas opções nao da pra ter esse efeito ?!

abs

Entendeu direitinho.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2011, 20:40:47
FErnando, existem algumas coisinhas que vc pode fazer pra melhorar a profundidade de campo, mas nunca, jamais chegará ao nível de uma câmera com sensor grande, como uma reflex ou micro 4/3.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2011, 20:46:10
Como a Helena disse, você pode até conseguir um fundo desfocado, mas em situações bem específicas (com o zoom no máximo, sendo um close e com o diafragma mais aberto possível).  :ok:
Nas situações mais cotidianas não dá...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2011, 21:36:17
Com modo macro ligado tb dá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2011, 21:45:26
profundidade de campo: aki ta facinho de entender porque o pequeno sensor das compactas não produz o efeito.

http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/profundidade-de-campo.htm
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 06:45:06
boa galera nada como conversar pra conseguir informações novas e importantes ... entao basicamente uma camerâ igual a minha (uma sx130 da canon) que tem as opções manuais serviria a principio para aprender e aplicar os conceitos de regulagens e os resultados que determinados tipos de configurações podem ter nas fotos. Na verdade estou dando minha conclusão pois como ainda estou engatinhando na fotografia eu ainda quebro a cabeça para conseguir os resultados que eu quero, na verdade nao consegui nenhum ainda kkkkk. Um amimo meu comentou que nao adianta ter uma camera mega ultra power no começo porque voce nao vai conseguir aproveitar a camera ao máximo, e bem ou mal acabei concordando com ele.

E este é um dos efeitos mais legais que vejo nas fotos tiradas com cameras profissionais ...

abs
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Besouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 13:34:10
Obrigado mesmo pelas informações pessoal !
O jeito agora é aprender mais com a minha Kodak e depois comprar uma DSLR
pra poder aproveitar mais os recursos ^^
Att
Besouro.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 16:44:39
nao entendi direito, entao para conseguir o efeito de profundidade na fotografia só usando uma câmera profissional ?

tem algumas compactas que possuem as opções de regulagem manual (abertura de obturador, iso, valocidade), mas mesmo com estas opções nao da pra ter esse efeito ?

abs

Exatamente, vc entendeu direitinho, com compactas não tem como, as ultrazoom como a sua ainda
se dão um pouco melhor, usando bastante o zoom, se afastando bem do objeto e com o fundo tb
bem distante, fora isso impossível

A culpa é do sensor muito pequeno

Só mesmo com uma DSLR vai ficar legal