Autor Tópico: Muita informação em torno da foto. O que fazer?  (Lida 1969 vezes)

linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Online: 27 de Janeiro de 2011, 11:24:57
Pessoal, coloquei uma foto que fiz na categoria Corredor Polonês. No tópico uma pessoa disse que tinha muita informação e concordo com ele.
Acontece que era um bom flagrante e fiz o máximo possível pra tirar tais elementos da foto que atrapalham.

Minha dúvida é: quando a gente vê na rua um bom assunto para uma foto, mas infelizmente em volta do assunto principal há muita informação atrapalhando (pessoas, objetos...) e não da pra tirá-los, o que fazer?

Esta é a foto:


Se não carregar, segue link:
http://img593.imageshack.us/img593/3489/paquerabonecopaulista80.jpg

Abraços!!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2011, 11:27:12
Desfoque no que não é interessante para sua composição...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2011, 11:41:47
se a foto sao as duas figuras, fecha mas o quadro,
mas parece que falta uma tercera figura aonde as mulheres estao olhando!!!!.
Hoje com digital voce pode desfocar o fundo como se tivesse usado uma lente 2.8, 1.8, etc.
isto ajuda a centralizar o assunto principal.
abs.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2011, 12:06:50
Desfoque o primeiro plano ou o fundo.

Mude o enquadramento. Vá para a esquerda, para a direita, abaixe-se, suba em algum lugar. Busque um enquadramento menos congestionado.

Aguarde um momento em que haja menos pessoas perto do assunto. Às vezes passamos perto de algo legal como um monumento ou um grafite, sentimos vontade de fotografar mas em pessoas em torno, ou passando na frente e tal. Para não fazer a foto com essas pessoas nela, não precisa enxotá-las - volte depois, num outro horário. De repente até a luz do sol está melhor.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2011, 12:08:15 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2011, 13:52:28
No caso especifficado por vc: Não faça a foto.
Afinal do q adianta uma foto ruim, salvo as q tenha algum teor jornalistico importante.
Se for foto artistica não a faça.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Augustinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
  • Estúdio FPS
    • Estúdio FPS
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2011, 14:30:37
Se vc tiver mais tempo que eu e com certeza um arquivo em formato melhor aqui vai uma ideia :)
(nota: fiz isso em menos de 1 min, então está ruim, PRECISA ser mais refinado o tratamento, além de ter exagerado no efeito hehehe)
Grande abraço!
Augustinho Segundo
Conheça agenda de Workshops do estúdio!
Site/Blog Estúdio FPS / flickr
Avatar by Fernanda Sabença
Cels: (21) 8290-8006 | 9916-4079 | 8606-3071<br />Estúdio: (21) 2240-5368


rcheles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
  • Sexo: Masculino
    • rcheles fotografia e design
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2011, 22:59:19
Concordo que haja bastante informacao.
Como vi pessoas dizendo sobre o desfoque seria o ideal, mas temos q levar em consideracao o equipamento q vc esta usando.
Caso vc esteja pert, e estiver usando uma grande angular, por mais que vc use 2.8 e o fundo é próximo do assunto fotografado, vc nao vai conseguir o desfoque como gostaria.
A minha recomendação seria o pós imagem, seleciona, desfoque e manda bala.
se o assunto e importante, não perca a foto!
Richard Adler Cheles<br /Sony A900 | SAL 24-70mm T* 2.8 | SAL 16-35mm 2.8 T* | SAL 70-200mm F2.8 G | Sigma Macro 105mm 2.8 | Minolta Fish Eye 16mm 2.8 | Helios M44 50mm 2.0 | Flash HVL F-56 | mais um monte de tralhas


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2011, 23:12:09
Oi Linoart,

muita informação numa foto às vezes ajuda mais pois sempre achamos alguma coisa nova nela. Gostei da sua foto, da composição, aquelas duas pessoas ao fundo, entre as placas atrás do assunto principal ficaram muito interessantes. Assim como o rapaz cortado à direita.

A parte que eu considero congestionada é a da esquerda, mas mesmo assim está longe de ser a Marginal Tietê.
O assunto aqui são os duetos - de sorrisos, de placas, de pessoas ao fundo.

A foto me é agradável. Poderia ser melhor? O que não poderia, não é mesmo? E depois que a foto está pronta fica fácil dizer o que se pode melhorar. Neste caso eu teria me movido um ou um e meio passo à esquerda. Isto centralizaria as pessoas ao fundo, eliminaria as "cortadas" pelas placas e ajudaria a eliminar, também, o congestionamento da esquerda da imagem.

Só. Desfocar muito o fundo elimina a perspectiva mulheres x casal. E, se o bokeh (desfoque) da sua lente for ruim, só piora. E desfoque de computador NUNCA será o desfoque de uma lente como, por exemplo, uma 85/1.4. Acho que o foco seletivo é muito útil, mas nesta imagem - assim como na maioria das fotos de rua - a composição vale mais do que qualquer outra coisa.

Em suma, para a pergunta "Minha dúvida é: quando a gente vê na rua um bom assunto para uma foto, mas infelizmente em volta do assunto principal há muita informação atrapalhando (pessoas, objetos...) e não da pra tirá-los, o que fazer?" eu respondo:

Capriche na composição. Aproxime-se para isolar o assunto do resto. Depois, clique de qualquer jeito para não perder o momento, a memória, o registro. E, por último, curta as lembranças. Se a foto ficar ótima, ótimo. Se não, azar, o momento está registrado e isto é o que interessava naquele momento mágico.

Abraço,

José Azevedo


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2011, 12:37:41
A fotografia é um discurso sobre um tema, e, como todo discurso, os elementos acessórios que não o enriquecem devem ser eliminados ou, pelo menos, desenfatizados.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/