Autor Tópico: Vou dar um presente surpresa de aniversário, uma TLR. Mas qual?  (Lida 2732 vezes)

Sisso KavanhaK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Olá pessoal!

Minha esposa se fissurou nas câmeras TLR.

Ela tem contatos no Flickr que usam bastante, e simplesmente não quer mais saber da Fm2n e nem da D40.

Pensei em preparar uma surpresa pra ela,  TLR de presente no seu aniversário.

Só tem um detalhe, eu não conheço muito sobre esse formato, câmeras e nem conheço boas referências, mas já assisti bastante vídeos "how to"no Youtube, e não me pareceu complicado.

A idéia é usar um rolo de filme por mês, então preciso de um modelo que use filmes em formatos fáceis de achar no Ebay.

Preciso de um modelo não muito caro, e que possua nitidez violentamente boa, pois minha esposa simplesmente não gosta das Nikkor Zoom. Ela Só usa a 50mm e a 180mm eheheheh (acho que isso é meio culpa minha eheheh ...)

Os foristas poderiam me ajudar?




irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2011, 13:48:21
Rolleiflex - 6x6 ou yashica-mat; quem sabe sua esposa não possa querer mamiya 645 S/1000, que é uma excelente camara usando o mesmo filme das outras (120) mas fotografando em 6x4.5?

o filme 120 é facilimo de encontrar no ebay (os meus eu trouxe do film-festival, da thailandia).
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2011, 13:48:39 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Sisso KavanhaK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2011, 15:31:17
Uhmm boas dicas.

Achei uma Yashica bem baratinha... Será que vale o risco?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168768887-cmera-antiga-para-colecionadores-yashica-mat-124b-_JM


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2011, 20:59:54
Pensa bem. É presente. É pra sua esposa. Não é item de consumo, uma TLR é por toda a vida. Principalmente, se for Rolleiflex.

Vou dar minha opinião pessoal que, necessariamente, não corresponde à unanimidade das opniniões por aí. Se for de Yashica, prefira uma com lente Yashinon. As Yashikor são também muito boas, aliás, o Elmo sempre falou muito bem delas. Mas há relatos de que a primeira tem mais nitidez.

Fica esperto com preço baixo. Mecânica, se precisar, você manda arrumar e tá nova. Já a parte ótica se estiver comprometida, isso não tem salvação.

Outro pitaco, se vai mesmo de Yashica, não feche negócio antes de dar uma olhada nas Yashica Mat G. Eu disse: modelo G. Não me pergunte nada agora, primeiro veja a câmera, depois compare com as outras, e por fim, pesquise um pouco sobre esse modelo específico e pergunte para quem entende do assunto. O que eu não quero nesse momento é ser tendencioso ou influenciar demais sua decisão. Depois a gente prozeia mais sobre o assunto.

Tem, ainda, as Yashica LM e também as EM. Esqueça fotômetro, com tantos anos já passados eles não são mais ocnfiáveis. E o gostoso mesmo com uma TLR é a gente usar o Sunny 16, na raça mesmo, ou o capricho de uma foto mais bem elaborada, em termos de exposição, com um fotômetro de mão.

Não deixe de dar uma olhadinha no eBay. Sempre tem cois boa por lá, mas não esqueça do lance de tributação na alfândega. Ultimamente não tem passado nada que não receba o crivo da Aduana Brasileira. Mas, ainda assim, tem negócios que mesmo pagando frete e 60% de imposto de importação a coisa acaba saindo melhor que comprar no Brasil. Obviamente, não estou dizendo o nosso mercado não presta, mas, sim, que os bons negócios são mais raros por aqui.
-22.352971,-48.775582


Sisso KavanhaK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2011, 22:15:37
Graaaaaaaaande Braga.

Dicas valiosas! Vou aproveitá-las 100%. Sigo na busca.

Decidi também que vou colocar uma lente que está sobrando, a Nikkor AF 35-70 f3.3 na jogada.

 Ah, pra quem ficou curioso, o o padrão esperado é esse aqui:

http://www.flickr.com/photos/tomo-t/sets/72157622395079107/