Autor Tópico: Me ajudem a tirar o "Flicker" dos meus vídeos com a FZ35! Por favor!  (Lida 5960 vezes)

jjtt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
BOm, filmo com minha humilde FZ35, que é muito boa, o vídeo se assistido nela é ótimo, mas quando passo pro PC e gravo ele em um DVD, e vou assistir em minha TV comum de 20" fica com um efeito horrível acho que é o tal efeito "Flicker" - me corrijam se estiver errado!

A imagem fica "cintilando" em alguns pontos, principalmente nos pontos que tem maior iluminação, parece também com um serrilhado muito forte nos contornos dos objetos.

Fiz um teste hoje e filmei na cozinha de casa, onde tem o piso branco e o rejunte preto, o piso fica legal, mas o contorno dos pisos com o rejunte preto, fica um serrilhado ou algo assim, que é terrível.

Gostaria da ajuda de vcs que são mais esperientes, se existe como eu minimizar esse efeito editando o vídeo no PC.
Seria porque a FZ35 filma a um framerate menor que 29,97 fps?
Isso também ocorre com qualquer camera fotográfica que filma?


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 19:12:28
Oi Amigo, coloque um link mostrando.

Eu acho que e' por causa da luz fosforescente da cozinha. A frequencia dela e' mais baixa que as luzes incandescentes, o olho humano quase nao detecta isto, mas as cameras sim. Isto nao se arruma (talvez exista algum plugin que diminua, mas nao conheco), tem que ser evitado na hora da filmagem aumentando ou sincronizando a velocidade do obturador, mas com a FZ35 acho que fica dificil... a dica e' evitar as luzes "frias".


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2011, 08:36:16
O fato da sua câmera gravar a menos e 29,97 é de grande importância nesse assunto, já que quando você passa pra DVD, ele acaba indo pra essa taxa de frames, e a ordem dos Fields (Upper, lower, none) acaba indo pro vinagre, e aí o resultado das flicadas, mais evidentes em cenas com movimento.

Mas por experiencia propria, acho melhor você se ater mais a ordem dos Fields no video do que a taxa de frames. Faça alguns testes e coloca aí pra gente ver!


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2011, 22:57:40
Oi alexandre, o que vc esta dizendo é desinterlação, quando os frames upper e lower nao sao agrupados simulando um frame progressivo, e a imagem fica "escorrida" quando a movimentacao de camera ou do objeto filmado, diferente de flicker de luz, que é a diferença da velocidade do obturador com a frequencia da luz.