Autor Tópico: Nova Olympus E-P3 (e lentes) dúvidas.....  (Lida 4345 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Agosto de 2011, 09:50:11
Boa tarde!
Pessoal primeiro explico que penso em comprar minha 1ª camera de lentes intercambiáveis, até hoje só tive uma bridge (samsung 815) e duas ultrazoom da Pana (Fz18 e minha atual Fz35).
Estou em busca de uma melhor qualidade de imagem, a Fz35 é uma boa camera, mas suas limitações quanto a qualidade já me incomodam....ora de migrar pra um segmento acima.

Não quero as Dslr tradicionais por causa do tamanho, peso e por chamarem muito a atenção.

Decidi-me pelos modelos com sistema micro 4/3.

Estava propenso a comprar a GH2 e/ou a G3 (acho muito pequena, tenho as mãos grandes) ....mas me surpreendi com a qualidade de imagem da Olympus E- P3...vejam os links e comparem.....eu achei ela até ISO 800 superior até a D7000 http://www.dpreview.com/previews/olympusep3/page10.asp   e/ou http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM.

Minha dúvida atual é quanto ao conjunto de lentes....vou comprar de um cara que vai pros EUA (preço de lá mais 25% de comissão dele)   Queria uma conjunto de umas 3 lentes....que fossem versáteis...indo de wide até tele.

Olympus E-P3 com a lente 14-42mm (micro 4/3 - equivale a uma 28-84mm) (899 dólares)

Tem outra lente que está bem barata que é a 40-150mm (equiv. 80-300mm) (260 dólares)

Essas duas acima, quase certeza...se bem que tem a alternativa de uma só 14-150mm (por 600 dólares) ai pegaria o corpo com uma fixa de 17mm (899 dólares tbém)

Agora vem as dúvidas:

Lente 12-60mm (equiv. 24-120mm) Além de cobrir um bom range, é elogiadissima, mas é bem cara 899 doletas.

Lente fixa 12mm (equiv. 24mm) pelos review está entre as melhores da linha Olympus Zuiko, mas está bem cara. :ponder: (799 dólares)

Lente 9-18mm (equiv 18-36mm) tbém tem bom desempenho nos reviews, mas tbém está um pouco cara, porém menos que a 12mm (600 dólares)

Lente 70-300mm (equiv 140-600mm) Tele bem poderosa e preço bom. (370 dólares)

Ajuda...o que comprariam?? Que conjunto montariam?? Conhecem outras boas opções???

O teto de dim dim tem que ser 2.000 dólares.

Por favor ajudem...ele irá pros EUA em setembro...tenho que decidir






« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, 09:53:41 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2011, 15:02:32
Essa 12-60 eu não conheço, mas me parece um range ótimo. Cobre 100% do meu uso. Eu teria uma dessas e uma Panasonic 20mm f/1.7. Um amigo meu tem uma dessas com uma EP1 e é excelente como lente normal, compacta, para sair na rua clicando, e ainda tem a vantagem de contar com o estabilizador da EP1 que a GF1 não tem.

Acho que com essas duas você está bem atendido. Se quiser fazer uma extravagância, tem aquela meia tele para retratos da Olympus, acho que é 40 ou 42mm f/1.8 ou f/2.

Não gosto de tirar foto de aves e animais selvagens, então 120mm equivalentes é mais do que bom de tele para mim :P
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 15:03:53 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2011, 09:59:56
Olá Francisco! Obrigado....

Também achei esse range 12-60mm (24-120mm) super interessante, mas de todos o que eu coloquei...fui vêr depois.... ele é o único que exige adaptador, pois é 4/3 e não micro 4/3 como as demais.

Li ainda mais reviews da Olympus E-P3 e por uma questão de valores vou mesmo ficar com as duas lentes micro 4/3 - a que vem no conjunto com a camera- 14-42mm (micro 4/3 - equivale a uma 28-84mm) e a 40-150mm (equiv. 80-300mm) (260 dólares).

Eu já gosto de fotografar vida animal e elementos de paisagem que necessitam de tele (mas por hora ficarei com o limite de 300mm)....a de 12mm descartei, apesar de excelente...está muito cara....minha dúvida continua só entre duas, que tem funções totalmente distintas:

Lente 9-18mm (equiv 18-36mm) tbém tem bom desempenho nos reviews, mas tbém está um pouco cara, porém menos que a 12mm (600 dólares)

Lente 70-300mm (equiv 140-600mm) Tele bem poderosa e preço bom. (370 dólares)

Apesar de mais cara, como já estou com uma tele média de 300mm (tudo bem que.. a 70-300... dobraria essa tele pra 600mm) penso que... pra deixar o pacote mais versátil... a 9-18mm seria mais negócio...pois de abertura o máximo que eu tenho na 14-42 é 28mm (com essa lente eu ampliaria isso pra 18mm...uma baita diferença).... penso em fazer fotos amplas de algumas paisagens....no final do ano por exemplo quero retornar para a Chapada Diamantina (já fui 2 vezes) e usar uma 9-18mm  no alto do Morro do Pai Inácio... deve ser show....e intercalar essas visões amplas com uma tele de 300mm lá em cima tbém... deve ser o bicho....ai ai....já dá uma vontade de ter a de 600mm na mão tbém....rs.....esse é o problema....penso em diversas situações e almejo ter "tudo"...e não tô com a grana pra comprar o "tudo"....mundo cruel....rs

Exemplos das fotos que faço e do que gosto (por hora...só fotografo "paisagens"...com camea nova quero ampliar isso)...por favor, não esculhambem...que existem algumas falhas.... sou só um professor...a fotografia é só um hobby.

http://www.flickr.com/photos/ulysalis/sets/72157623876834424/
« Última modificação: 10 de Agosto de 2011, 10:02:45 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2011, 02:09:41
Bom, se gosta de teles longas, aí é outro papo. Essa 14-42 do kit, embora meio escura, é muito boa para uma lente de kit. Acima da média que se vê nas DSLRs Canon/Nikon, então não é uma opção a ser descartada, é uma lente decente mesmo.

Como alternativa à EP3, tem a EP2, que está mais barata e para mim é uma câmera excelente e ainda tem qualidades interessantes.

Uma possibilidade também é pegar um adaptador Novoflex para usar outro mount, como encaixar uma lente Canon FD 200mm f/2.8 que funcionaria como uma 400mm na Oly. Nos eua essa lente deve estar por uns US$150.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 02:10:58 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2011, 19:40:49
Eu gosto deste set 14-42 e 40-150. Apesar de escura a objetiva do kit é bacana como walk around. E a tele vai ser para um uso mais específico, em dias claros vai te dar um resultado bem legal tb!

Eu não dispensaria uma 17mm fixa ou ainda uma 20mm que são fixas de boa qualidade e um mais claras (caras tb.. hehe).

Minha E-pl1 não vê a hora de receber uma 20mm 1.7. Mas como esta é minha câmera para uso não profissional... vai ter que esperar.
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2011, 22:54:41
Queria um conjunto de umas 3 lentes....que fossem versáteis...indo de wide até tele.

Nesse caso, tua única opção seria 9–18, 14–42 e 40–150 mm.

A menos que sejas apaixonado por longas, caso em que a grande angular ou o intervalo 42–70 mm poderiam ser sacrificados em prol da 7–30 cm.  Esta é quase uma passarinheira: tem a distância focal, só não tem a abertura, embora compense em parte pela estabilização de imagem (do corpo).

Agora, se tens outros requisitos ou preferências que possam te fazer mudar, tem as fixas tanto da Panasonic (e Leica) quanto Zuiko.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2011, 22:58:38 por leandrod »
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2011, 01:07:04
Olá Pessoal!
Obrigado por todas as contribuições......tenho mais 20 dias pra "bater o martelo"...e encomendar a camera....cada dia decido uma coisa.....rs

Estou quase decidido  a abrir mão da 09-18mm (com dor no coração)...mas ela tá cara (mais de 600 dólares)....o kit mais barato.... é mesmo a 14-42mm, 40-150mm e pegar a 17mm (fixa)   não é um ultra, mega conjunto, mas pra começar acho que tá bom...eu tbém não sou um ultra, mega fotografo.....rs... fiquei pensando...se gastava a grana toda...somente na camera e nas lentes... :ponder:
mas decidi...que é melhor pegar... "só" essas 3.... (14-42mm vem com o corpo) a 17mm com a 40-150mm  (as duas juntas..saem por apenas 560 dólares...são as que estão com o melhor preço entre todas M.Zuikos) .......analisei e optei por investir em outros acessórios tbém, como num cartão muito bom (o Extreme PRO 45m/s de 32gb)  no flash wireless FL300R, numa bateria extra e numa boa case.
Serão 7 itens (camera, 3 lentes, flash, cartão, bateria extra) mais o case.

Agora a dúvida é outra.....estética - segurança.....nunca tinha ligado pra isso com minhas outras cameras....mas nessa ...inclusive porque a e-p3 ficou linda.... to em dúvida até em qual cor???.....a mais linda na minha opinião é a branca, seguida da prata e por último a preta, mas a ordem de discrição - (por tabela: segurança) é exatamente a inversa...a preta com lentes tbém pretas formam um conjunto muito  discreto....já o corpo branco, ou prata com lentes pratas são lindos...mas indiscretos.

Branca com lente 17mm e o flash    http://www.techtudo.com.br/lancamentos/noticia/2011/06/olympus-e-p3-camera-compacta-com-recurso-de-trocar-lentes.html

Com a proteção em couro - perfeição    http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?VISuperSize&item=140599907544

As três...lado a lado -    http://www.olympus-global.com/en/news/2011a/nr110630ep3e.html
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, 01:09:22 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2011, 14:44:57
Estou quase decidido  a abrir mão da 09-18mm (com dor no coração)...mas ela tá cara (mais de 600 dólares)....o kit mais barato.... é mesmo a 14-42mm, 40-150mm e pegar a 17mm (fixa) não é um ultra, mega conjunto

Olha, tem muita gente que prefere uma panqueca a uma grande angular.  Não é meu caso, mas não chega a ser uma regressão.  Depende do que cada um fotografa.  A 9–18mm fará falta para grandes paisagens, interiores, essas coisas.  Só acho uma pena que a 17mm sobrepõe com a 14–42mm; entretanto, se achares que o ângulo de visão te agrada — é um ângulo muito bom para fotografia de rua, por exemplo, caso em que ser panqueca também bem bem a calhar.  Eu só não a pegaria sem o visor, que ter uma panqueca dessas e subutilizá-la por falta de visor seria um desperdício; fotografia de rua à distância do braço não rola.


Citar
optei por investir em outros acessórios tbém, como num cartão muito bom (o Extreme PRO 45m/s de 32gb)

Tens certeza de que queres colocar todos teus ovos numa cesta só?  32GB num sistema de arquivos FAT é muita fé.  Eu preferiria, por exemplo, dois de 8GB, supondo que dois de 16GB seriam caros demais.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2011, 02:21:46
Olá Leandro!

A 9–18mm fará falta para grandes paisagens, interiores, essas coisas.
   ...então...vc está certo...volto a refletir sobre isso..especialmente sobre a paisagem...tenho certeza que sentirei falta, mas está difícil equacionar tudo ...falta $   :aua: .... do range 14-150mm (em duas lentes) eu não abro mão.. por ser versátil e corresponder a maioria dos meus usos....mas dai pra frente começam "as carências" as vezes uso e gosto de um zoom potente ...só pra lembrar...(
comprar minha 1ª camera de lentes intercambiáveis, até hoje só tive uma bridge (samsung 815) e duas ultrazoom da Pana (Fz18 e minha atual Fz35).
  ...ter tido sempre ultrazoom  deixou-me.... nesse quesito... mau acostumado.

Carência 1 - 75-300mm - compra adiada (carência parcialmente sanada....pois me conformei...como não irei vender minha Fz35...então ao menos em fotos com boa luz ainda terei os quase 500mm dela a disposição) Motivo: $
Carência 2 - 14-150mm (lente única) (Motivação..praticidade e agilidade de uma lente única para viagens, caminhadas etc...Carência parcialmente sanada...ainda tenho dúvida sobre a qualidade dessa lente) Motivo: $ e a dúvida.
Carência 3 - 09-18mm (carência não sanada...rs....queria, mas vai pesar no bolso) Motivo $
Carência 4 - 12mm (lente ultra clara, excelente desempenho, talvez a melhor lente da Olympus-Zuiko - abertura significativa ...24mm  (até hj nunca tive nenhuma camera com menos do que os 27mm da FZ35). Motivo: $ $ $  :aua:
Carência 5 - Lentes de outros sistemas com adaptadores (Por hora..carência sanada....Existem lentes maiores que micro 4/3 com bons preços, mas entra em questão a portabilidade, peso, desempenho ...qual será? Como o auto foco e o foco manual irão se comportar e o adaptador é bom?  tem os muito baratos, médios e caros, qual comprar? de qual sistema ou marca? Quais lentes escolher? Como ficará a ergonomia?  etc etc.......acho que esse é um passo bem  interessante, mas pra ser dado mais pra frente.... depois de um bom domínio do sistema micro 4/3 e das suas lentes....no futuro penso em tudo isso que descrevi...mas agora quero aprender......as "adaptações".... são pra quando vc já domina o script e já encenou a peça diversas vezes....rs. :D

E a 17mm ?....está com preço bom...dentro do orçamento sem que eu tenha que abrir mão do flash e de um bom case pra acondicionar tudo corretamente e com segurança....Confesso que será um teste um um aprendizado trabalhar com uma lente fixa....a ideia até me incomoda um pouco...não ter nenhum range de ajuste.....mas tbém me atrai, pois será um desafio...e será a lente mais clara do meu pacote...provavelmente a de QI mais alto e rapidez de foco idem....essa é outra sensação que quero perceber...pois a QI da FZ35.. em muitos casos... me incomoda muito.

Tens certeza de que queres colocar todos teus ovos numa cesta só?  32GB num sistema de arquivos FAT é muita fé.  Eu preferiria, por exemplo, dois de 8GB, supondo que dois de 16GB seriam caros demais.

Olha...não havia me atinado pra esse risco....nunca tive problemas com meus cartões (até hj só tive cartões da linha SD Extreme)...mas realmente é um risco....a pen e-p3 não gera arquivos muito grande (devido aos "só" 12 megas do sensor) ... mas a filmagem FULL HD é cruel nisso....acho que 2 de 16 Gb podem ser uma ótima alternativa, entre segurança...vc tá certo....(to dividindo meus ovos....rs)  e capacidade....vou já olhar o custo de 2 de 16 GB.....EUA ....sempre EUA.....1 cartão 32 GB 129,00 - 2 de 16 GB  134,00  (isso mesmo....só 5 doletas de diferença)  :clap:   se fosse no Brasil iria custar uma fortuna...afff.....fico  :aua:   :eek:  com os preços desse nosso país!!!!!   Valeu a dica...já tá acatada....2 de 16 GB

Não sei se você viu ai em cima...o link de algumas fotos .....fotografo essencialmente "paisagens"....ainda estou preso a certos dogmas do que "é belo"...rs......Com a e-p3 quero ampliar um pouco esse horinzonte...além das paisagens (que quero continuar fotografando)  quero fotografar mais pessoas....expressões.
Veja o link:
http://www.flickr.com/photos/ulysalis/sets/72157623876834424/
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 02:52:13 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2011, 09:13:36
Carência 2 - 14-150mm (lente única) (Motivação..praticidade e agilidade de uma lente única para viagens, caminhadas etc...Carência parcialmente sanada...ainda tenho dúvida sobre a qualidade dessa lente)

O controle de qualidade das Zuiko é lendário, pode não ser Leica mas é confiável.

De qualquer maneira, nenhum dos ‘suspeitos habituais’ a testou ainda?  SLRGear, Photozone, DPReview, PopPhoto…?


Citar
abertura significativa ...24mm

Cuidado com a nomenclatura, pode dar malentendido.  24mm não é abertura, é distância focal equivalente para quadro de imagem 24x36mm (quadro duplo de filme de cinema 135, o popular ‘35mm’), que determina o campo de visão.  Abertura seria a capacidade de captura de luz, por exemplo 1:2 ou f:2.


Citar
Como o auto foco

Autofoco, fora do Quatro Terços, não muda, independente de adaptador ou sistema.  Não funciona.  Ainda bem que as Quatro Terços são ótimas e cobrem quase todos casos de uso.


Citar
e o foco manual irão se comportar

Foco manual não muda, sempre funciona do mesmo jeito, exceção feita às lentes comandadas da câmara: a Canon tem umas cuja abertura é por comando mecânico via baioneta.  E só com lentes mecânicas — talvez alguma lente autofoco que não seja fly-by-wire, mas nunca soube dalguém que tenha testado.


Citar
e o adaptador é bom?

O adaptador só tem uma medida de qualidade: se vai, ao longo dos séculos, manter a distância correta entre a baioneta e a lente.


Citar
tem os muito baratos, médios e caros, qual comprar?

Na dúvida, eu pegaria os médios, a menos que tivesse uma lente realmente muito especial e enorme, caso em que me preocuparia com a durabilidade do adaptador.


Citar
de qual sistema ou marca?

De algum sistema que tenha muitas lentes mecânicas boas e baratas.  Fica difícil competir com as OM, sejam Zuiko ou Vivitar One, entre outras, porque o sistema OM nunca entrou no autofoco.  Tem o Leica R, mas é muito mais caro.  E tem quem queira só brincar, caso em que o ideal é a rosca M42x1 que tem muito vidro alemão relativamente barato.


Citar
E a 17mm?

É uma boa pedida, se não for problema abrir mão de maior leque de distâncias focais, visto que ela coincide com a 14–42mm.


Citar
nunca tive problemas com meus cartões (até hj só tive cartões da linha SD Extreme)...mas realmente é um risco...

O problema é que não é uma questão de qualidade do cartão em si, mas que o sistema de arquivos MS FAT, que eles usam, é uma porcaria e foi feito para megabytes, não gigabytes.


Citar
fotografo essencialmente "paisagens"

E vais abrir mão da grande angular?  Está certo que 14mm já é interessante…
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds