Autor Tópico: TTL  (Lida 1636 vezes)

Daniel Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • http://imageshack.com/a/img30/2382/wkff.jpg
TTL
Online: 01 de Fevereiro de 2011, 14:37:02
qual a importancia de ter um flash ttl??
pq ele eh tao especial assim??


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:28:26
Olá, Daniel

Um flash TTL, também chamado de flash dedicado, é um flash que se comunica com a câmera, onde essa passa informações para o flash para uma melhor exposição.

Ou seja, você tem facilidades... pois os dois se conversando sobra menos trabalho pra você controlá-los.

A câmera já passa para o flash o ISO que você está utilizando, a abertura do diafragma, a velocidade, quando você foca, ela passa a distancia que está o objeto que você vai fotografar. Com tudo isso, o flash faz os calculos de quanto de luz precisa.
O fotógrafo só vai fazer correções em situações onde o equipamento se engana (tipo motivo muito escuro, ou muito claro), e dizer ao flash quanto ele deve compensar pra + ou pra -.

Além disso, temos nos flashs dedicados outras facilidades como cabeça do zoom do flash acompanha o zoom que você da na lente. Quando você vai fotografar com AF em ambientes de baixa luz, o flash emite aquele feixe de luzes vermelhas, que é o Auxiliar de AF. Ah, tem também o símbolo dentro da câmera, do raiozinho do flash... que te mostra (dentro do visor óptico da camera) quando o flash está carregado para uma nova foto (ou seja, você consegue ver se o flash está pronto, sem ter que tirar o visor da câmera).


São facilidades, que até dá pra se virar sem...
Eu que uso Nikon, posso usar um SB 28 (que só faz TTL com as Nikon analógicas) em qualquer Nikon DSLR.
Um flash como o SB28 tem modo AUTOMATICO pelo sensor do flash... então eu coloco o ISO que vou usar, a abertura, o angulo do zoom da lente, e ele trabalha vendo a quantidade da luz do flash pelo seu sensor proprio, sem depender da conexão da camera. Dá pra  se trabalhar bem assim...
Mas se perdes as facilidades que citei acima (repetindo: luz auxiliar de AF, alteração automatica da posição do zoom da cabeça do flash, os dados de abertura e ISO passados automaticamente pela camera, aquela luzinha piloto dentro da camera, e o modo de medição TTL em si).


Uma amiga está iniciando sua carreira como fotógrafa agora.. e como ela está com poucos recursos e precisava ainda comprar a camera de backup, recomendei como opção economica um SB28, explicando tudo o que eu te disse acima. Vi um cara vendendo por um preço bom... e ela acabou comprando. Gostou do flash e dos resultados. Mas depois emprestei meu SB600 como flash backup para um evento que ela ia fotografar... e ela gostou tanto dos resultados e da facilidade do TTL, que meu flash não voltou mais...rs Acabei vendendo pra ela.


Espero ter ajudado.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 19:59:52
Peço desculpas, pois não reparei que esse tópico estava na Sala Câmeras de Filmes.

Achei que estava na Sala Acessórios e Iluminação, então escrevi pensando pra usar em equipamento digital.

Porisso citei os trechos de exemplo dos flashs mais antigos, que só fazem TTL com analógico, e no digital podem ser usados sem TTL.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, 20:00:56 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com