Autor Tópico: Canon A1  (Lida 8559 vezes)

lucasvlk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 05 de Fevereiro de 2011, 20:42:55
Pessoal, sou novo, muito novo na fotografia, prefiro, atualmente as digitais, mais estou começando a me interessar pelas analógicas,m estou pensando em comprar uma Canon A1, gostaria da opinião de vocês, se alguém tiver, gostaria de saber também sobre o que vocês acham desta anunciada no mercado livre,   http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168911453-canon-a1-35-mm-lente-zoom-35-70-_JM    , gostaria de saber os prós e os contras, e se vocês não gostarem dela me digam o porque e me recomendem outras.Gostaria de saber também, se não for abuso, como operar uma belezinha destas, tipo, aonde consigo um manual, qual filme uso, esse tipo de coisa, obrigado a todos desde já.


lucasvlk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 20:43:53
Me desculpem, faltou uma pergunta, que tipo de lente eu posso usar nela, aonde encontro, qual marca (ou só canon, me desculpem, disse que não entendo, tipo, NADA desse tipo) , e sobre a manutenção dela.
Abraços.


lucasvlk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 20:46:03


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 21:50:05
as canon A1 foram as primeiras da série A (AE-1, AE-1 program, AT (pouco conhecida), AV-1 (idem). Originalmente com objetiva 50mm f-1:1.4 SSC muito boa, substituida posteriormente pelas mais comuns, 50mm/1.8. Tive uma, é câmara bem interessante e avançada (para a época), se vc tiver MUITA sorte e te derem a objetiva original (1.4/SSC) tá no lucro, mas duvido muito (eu não me desfaço da minha objetiva nem que me matem).

mas voltando: é câmara interessante mas eu preferiria (aliás, prefiro) a T70, que a substituiu muito bem. Uma das "features" mais interessantes é a exposição múltipla, sem limites, no mesmo fotograma, coisa praticamente impossível de se fazer com qualquer outra, exceto a T90 (também tenho uma - rs), só que a T90 limita a 11 exposições no mesmo fotograma.. mas, cá entre nós, quem precisa disso?

As T70/T90 substituem muito bem a A-1 e estão baratíssimas hoje em dia, só que a T90 pesa demais (bota demais nisso); ambas com um excelente obturador cortina em titânio (delicadíssimo). Em ambas o ponto mais sujeito a problemas é justamente êsse - a cortina - uma buchazinha que perde a lubrificação e trava tudo. O segundo sujeito a problemas é o display LCD que - sem qualquer motivo razoável - vaza o conteúdo no lado direito inferior e.. vc perde a câmara. Tudo funciona, mas vc não tem como mudar qualquer ajuste - risos.

A A1 é máquina ainda do tempo em que as faziam robustas - arranquei lasquinha do revestimento plástico em uma ocasião (acidente) e, embaixo do plástico havia latão. Display luminoso, fotometro multi-ponto (das T70 são melhores).

essa que vc indicou tem a objetiva que eu menciono - é ÓTIMA, porém o preço não está convidativo, além do que vc vai gastar com limpeza, vc pode comprar umas 5 T70 ou umas 3 AE-1 program (o programa é o mesmo da A-1, pq esta foi lançada após aquela). Ah, sim, eu também tinha o motor drive que êle menciona (é um PowerWinder A), fraquinho mas decente. As câmaras da série T tem motor drive incorporado, e mais eficientes: a T70 usa duas pilhas, a T90 quatro.

procure também no Ebay, acho que com imposto e tudo vai sair mais em conta.

no resumo (opinião de quem tem T70 e T90): compre uma ou duas T70, vai ficar bem feliz.

esta aqui tá quase "di grátis", mas sem objetiva e com um "probleminha" que.. bem.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168030862-canon-t70-_JM

esta aqui está com um preço mais conhecido: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169143516-camera-t70-perfeita-_JM

ambas estão sem objetivas.. se souber onde comprar, tudo bem (as galerias 7 de abril são bom começo). Objetivas +/- 200 paus. Não, NÃO VENDO as minhas ;)

se não quer as T, fique com as AE-1 Program, que estão mais baratas e oferecerão o mesmo resultado - exceto que não tem fotometros com multi-leitura individual como a A-1/T..

veja no e-bay, uma base de US$.80/100; repare que a maioria é apenas para CORPO, sem objetiva ;) e, quando com objetivas, NEM SEMPRE são canon e, sendo canon, nem sempre aquela que acompanhou a câmara originalmente ;)

http://photography.shop.ebay.com/35mm-SLR-/15241/i.html?_nkw=canon+a1&_catref=1&_dmpt=Film_Cameras&_fln=1&_trksid=p3286.c0.m282

tudo ficou claro como lama, não? enfim.. ponha-se a pensar :) e escolha bem.

no último momento: baioneta FD. Não é compatível com as atuais baionetas Canon e (naturalmente) com qualquer outra baioneta do mercado.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2011, 21:52:38 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 21:59:14
Pessoal, sou novo, muito novo na fotografia, prefiro, atualmente as digitais, mais estou começando a me interessar pelas analógicas,m estou pensando em comprar uma Canon A1, gostaria da opinião de vocês, se alguém tiver, gostaria de saber também sobre o que vocês acham desta anunciada no mercado livre,   http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168911453-canon-a1-35-mm-lente-zoom-35-70-_JM    , gostaria de saber os prós e os contras, e se vocês não gostarem dela me digam o porque e me recomendem outras.Gostaria de saber também, se não for abuso, como operar uma belezinha destas, tipo, aonde consigo um manual, qual filme uso, esse tipo de coisa, obrigado a todos desde já.
+

Lucas ,tudo bom?
voce usa que equipamento DSLR?
voce pode optar em pegar uma câmera que voce possa usar as lentes também na digital..é uma boa opção
por exemplo se voce quer usar câmeras analógicas mas com AF e voce usa câmera da Canon pegue da linha EOS tem varias com bom preço ,depende se voce quer uma analogica top ou não.
mas se voce optar pelas analógicas mais antigas (manual focus), opções que com um adaptador simples vai poder usar as lentes na sua camera: Todas que usam sistema de baioneta M42 (rosca).
outras baionetas:
 Pentax,Olympus,Yashica,Nikon
infelizmente a Canon pecou nessa parte,as lentes que servem nessas analógicas(manual focus) que tem como maioria baioneta FL ou FD necessita de um elemento ótico no adaptador ,que já tira a real do ótica original, eu não recomendo....mas se não tem interesse de usar as lentes na outra e ter um equipamento todo analógico..tem uma infinidade.. a principio eu não tenho a mesma opinião de nosso amigo acima, não vejo nada de bom na T70 , ja a T90 eu gosto(gosto que usa 4 pilhas AA)


esses modelos da"T" foram as precursoras da linha AF, misturaram eletrônica bem melhorada da serie "A" com lentes manuais FD.


mas eu gosto de mecanica bruta ,já que é só para lazer e fotos propias, eu tenho uma Ricoh Singlex com lentes M42
funciona com uma bateria LR44, fotometragem muito boa ,e uso as lentes na minha Canon digital
foto:Donut


se voce tem digital Nikon ,todas as lentes manuais da serie  Ai em diante (não lembro se pré-Ai também)cabe sem precisar de adaptador , otimas lentes por sinal para as outras marcas já tem que ter adaptador com o mesmo caso da FD para Canon que postei no começo (elemento ótico no adaptador), mecanica boa a FM2, eletronicas da F801(N8008)em diante..eu gosto muito da F4 ,para mim a melhor câmera 35mm

então é melhor voce ver realmente o seu uso para tal, se é melhor investir em lentes e pegar um corpo bom ,mas barato  ou pegar um corpo top...
tome cuidado para comprar no Mercadolivre. tente se possível e for comprar que seja da mesma cidade e que voce possa retirar em mãos...

a que voce viu esta um pouco caro ao meu ver, apesar delas não terem como tabelar um valor. é uma boa câmera sem duvida , mas eu não investiria em um corpo desse ,com esse valor da pera pegar bons kits (corpo e umas 3 Lentes)


da uma olhada nos classificados aqui do fórum também..

Fotos retiradas da internet com devido credito (nas que tinham)
 :ok:

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 22:00:17 por lee oliveira »


lucasvlk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 22:16:49
Nossa, muito obrigado aos que responderam, estou aberto a novas opiniões, se vocês quiserem me recomendar qual analógica comprar, eu quero uma pra "brincar" só sabe, fazer fotos, haam B&W??, sei lá, enfim, algumas paisagens, fotos de carros antigos, e coisas assim, só pra passar ot empo e talvez até aprender a revelar os negativos emc asa mesmo...bom, estou aberto a novas opiniões, estou pensando em comprar uma Canon AE-1 Program, com uma lente original, 50mm mesmo, acho que 1:1.4 , mais se alguém tiver melhores com o mesmo preço ,"até uns R$400,00 , pra mim é super viável.
Obrigado e aguardo novas respostas.