Autor Tópico: Minolta XE-1 e Olympus XA  (Lida 3270 vezes)

andredyl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:52:09
Olá pessoal!

Sou novo no fórum e a pouco tempo, porém sempre gostei de fotografia, por mais amador que eu seja.

Sempre soube que meu pai gostava de fotografar e quando jovem possuía várias câmeras diferentes e bla bla bla. Em uma "limpeza" aqui em casa, ele me mostrou a câmera que havia guardado dos tempos áureos dele de fotografia (só de slide ele deve ter um quarto inteiro hahahha). A câmera é um Minolta XE-1 e está em perfeito estado, conservada, praticamente sem riscos, e com algumas lentes adicionais e flash que ele não vendeu. As fotos abaixo mostram a dita cuja e os acessórios. (a qualidade da foto não é la das melhores, pois foi tirada com o meu celular)
     

As lentes são de 50mm (que está na máquina), uma tele de 200mm com zoom grotesco (depois confirmo quanto, hahaha), uma grande angulo de 28mm e uma para aumentar zoom em 2x das lentes (lado esquerdo da máquina, na foto)


O espelho da máquina está meio empoeirado e com fungos também (creio eu).




Não acredito que isso seja um problema muito grande para se arrumar. Entretanto, não sei como está a parte eletrônica dela depois de tantos anos sem ser usada. Pretendo levar em alguma loja especializada aqui no centro de São Paulo (sugestões são bem vindas) para ver o que eles acham. Minha grande dúvida é se eu tiver que pagar algum conserto, até que preço vale a pena se gastar com ela? Acredito que seja uma máquina muito boa, porém às vezes é melhor pegar o dinheiro e gastar em outra máquina mais atual e nova - o que eu pretendia fazer até descobrir a existência desta.


Outro brinquedinho que achei aqui é a Olympus XA. Dei uma rápida pesquisada na internet e descobri que muita gente diz que ela é tão boa quanto a LOMO LC-A. Como ela é "portátil", decidi usa-la para brincar de lomografia, algo que eu queria fazer há um bom tempo e sem ajuda do PS.




Vocês acham uma boa investir um pouco com isso? Não posso fazer uma câmara escura em casa, logo, terei que mandar revelar os filmes, o que vai pesar um pouco, porém não pretendo sair tirando foto adoidado por ai, mesmo porque ultimamente falta tempo!

Como eu disse anteriormente, sou bem amador. Tenho algumas noções que aprendi com meu pai, e vejo isso tudo como uma boa oportunidade de aprender melhor a fotografar!

Agradeço a atenção despendida por vocês desde já!

Abraços!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 19:02:07
Pretendo levar em alguma loja especializada aqui no centro de São Paulo (sugestões são bem vindas) para ver o que eles acham.


Aqui no MF tem uma lista de assistências de confiança em vários estados. GO, SP, RJ, RS... Não me lembro de outros.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 01:12:19
Outro brinquedinho que achei aqui é a Olympus XA. Dei uma rápida pesquisada na internet e descobri que muita gente diz que ela é tão boa quanto a LOMO LC-A. Como ela é "portátil", decidi usa-la para brincar de lomografia, algo que eu queria fazer há um bom tempo e sem ajuda do PS.




Vocês acham uma boa investir um pouco com isso? Não posso fazer uma câmara escura em casa, logo, terei que mandar revelar os filmes, o que vai pesar um pouco, porém não pretendo sair tirando foto adoidado por ai, mesmo porque ultimamente falta tempo!

Como eu disse anteriormente, sou bem amador. Tenho algumas noções que aprendi com meu pai, e vejo isso tudo como uma boa oportunidade de aprender melhor a fotografar!

Agradeço a atenção despendida por vocês desde já!

Abraços!


A Olympus XA, não é uma câmera que vai produzir os resultados que uma lomo faz. Ela é uma câmera que produz imagens nítidas e era a câmera de bolso de muitos fotógrafos profissionais, a câmera compacta para levar para qualquer lugar.

Procure no flickr ou pelo google por imagens produzidas por essa câmera e você verá que são muito boas. Faça um filme com ela e depois posta o resultado pra gente ver.

[]s

Jack

"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 09:43:48
Olá André, o Jack falou muito bem, essa aí não tem nada a ver com lomo, hehe!
Vou dar uma dica de assistência técnica no centro de SP, é o que tenho usado atualmente, fiquei mais satisfeito com o serviço dele do que com outros também tradicionais da região: TECNIKON, o técnico é o Batista, Rua Dom José de Barros, 17 8. andar Cj. 84 fone 3258-2677
Essa Minolta é muito boa, eu acho que vale a pena mandar para uma revisão se vc quer usar filme pois uma mais moderna certamente não vai ser melhor!
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2011, 09:44:05 por Marco Jundiai »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 10:12:42
Marco, deixe seu depoimento e o endereço dessa assitência nesse tópico aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.20

Vamos socializar essa informação. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


andredyl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 15:52:08
Mr.Hyde

Obrigado pela lista com as assistências técnicas!


Jack e Marco

Entendo que esta Olympus não seja como as câmeras Lomo, com lente de plástico e tudo mais. Mas, pelo meu humilde conhecimento, consigo fazer fotografias Lomo apenas utilizando XProcess, não é isso? Creio que é mais vantajoso usa-lá para esta finalidade do que gastar mais 100 reais em uma Diana!

Assim que possível tentarei ir em um das assistências.


Que filme vocês me aconselhariam a usar, tanto para Minolta como para a Olympus? Sou novo nesse ramo (quando eu tirava foto com filme, quando pequeno, quem comprava os filmes era meu pai)

Abraços e obrigado pela atenção!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 15:53:27 por andredyl »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:14:40
A LOMO LC-A Não tem lentes de plástico;a lente dela é uma Minitar 1, nada desprezível:

http://www.lomography.com/magazine/library/2011/01/09/chapter-7-the-heart-minitar-1-lens

Ainda vou comprar uma LC-A, não para "lomografia", mas para ter uma compacta de filme que dê resultados diferenciados ;)
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


andredyl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:20:55
Malheiros

Ah sim, a Lomo LC-A realmente não usa lentes de plástico. Quando me referi a Lomo eu queria dizer as câmeras coloridinhas feitas todas de plástico!

Dei uma pesquisada, achei a Olympus XA por 120 reais, ou seja, o preço de uma dessas coloridinhas das mais baratas!


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:20:30
Sim sim, é que as pessoas ás vezes confundem as coisas e acham que Holgas, Dianas e quetais têm a ver com a LOMO, e não é bem assim. É bom sempre esclarecer.

Site da LOMO: http://www.lomoplc.com/
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/