Autor Tópico: Movimento Fora Haole demarca mar de Floripa  (Lida 20945 vezes)

Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:28:00
Já morei em Floripa...

Hoje não mais por vários motivos, e um deles é o absurdo como os locais tratam pessoas de fora...

Um dia na praia Mole vi ao vivo 4 caras locais ameaçarem um carioca pois ´o pico já estava lotado´ e o cara entrou no mar e ficou pacientemente esperando a sua vez de pegar uma..uma única onda....mesmo assim não deixaram após várias horas....

Ao sair da água assustado, dei carona para o carioca ...

Acho engraçado que a muitos atrás Floripa vazia enorme esforço e propaganda para melhorar o turismo...incentivando pessoas de fora irem visitar a ilha...

Só que isto saiu de controle e o governo local não preparou a infraestrutura da ilha para atender isto...e hoje esta incontrolável.

Em 1992 meu irmão e alguns amigos abriram um bar na Ferrugem (BarBiruta) e ficamos por lá um pouco mais de 1 ano...era tudo paz e tranquilidade...mesmo com a praia lotada e ´ o pico´ também lotado, todos pegavam ondam e esperavam pacientemente pela sua vez...surfei muito e todos os dias os bons picos estavam na sua maioria lotados...

Hoje em dia isso não existe mais...alguns sê acham dono do pico pois moram lá...q piada... esquecem que o turista esta lá levando dinheiro para gastar em restaurantes, hoteis e etc..e que isto faz o ´locais´ sobreviverem...isto é turismo....

Não é a toa que minha prancha, incluindo wind, não cai na água pelas bandas de SC a muitos anos...

 :nonono:
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 15:30:07 por Juliano_Ramos »
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:33:26
Citar

Marcelo, o “local” da Ferrugem é quem mora lá, os surfistas e pescadores residentes do local. Os pescadores são muito organizados e unidos, o esquema é chegar com muito respeito e humildade, dádiva dos inteligentes.

 
E o que é pra vc chegar com muito respeito e humildade?

Tive casa em Arraial do Cabo, me dava bem com todo mundo, tratava todos com respeito e humildade, isso não quer dizer que tinha que pedir autorização a quem quer que fosse pra surfar, pescar, mergulhar, etc...  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:38:05
Essa história de "locais" quererem ser os donos do mar é igual aos traficantes que cobram pedágio para passar por uma favela.
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:43:46
Citar
Não li toda a discussão mas vou dar meu parecer  :boxing:

Isso é típico do povo do Sul mesmo...

Falo isso com conhecimento de causa, pois sou um carioca que mora no Sul, ou seja, conheço os dois lados da moeda: a hospitalidade do povo do Rio, e a amena receptividade do povo do Sul.

Quem não lembra que o RS quis se separar do Brasil  :denken:
O que é que tem a ver o fato do RS ter tido movimentos separatistas?? Quem conhece o RS (você, pelo jeito, não conhece), sabe que temos, em geral, mais afinidade com o Uruguai do que com o resto do Brasil, por exemplo. Então porque deveríamos continuar unidos a um país com o qual não nos identificamos culturalmente e a um governo que, na época, sacaneava o estado?
Na verdade, nem vou continuar isso, pois vai dar problema.
 


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:44:53
O negócio é começar a prender os locais metidos a valente e quando estes forem soltos terem que ficar proibidos de pegar onda na alta estação.

A babaquice acaba rapido rapido.

Marcel
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:49:52
Citar
O negócio é começar a prender os locais metidos a valente e quando estes forem soltos terem que ficar proibidos de pegar onda na alta estação.

A babaquice acaba rapido rapido.

Marcel
Exato. Uma coisa são movimentos de preservação da cultura e natureza locais. Outra é a xenofobia.  


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:50:57
Bruno,

Acho que não tem nada a ver essa historia de separatismo aqui, mas se falaram nisso.

A separação do Brasil vai contra a soberania nacional, isto é se o Sul se separa vai junto todas as riquesas naturais, fronteiras estratégicas, área cultivavel, pasto, etc, etc, etc. Isso nunca vai acontecer.

Bem, se o gaucho se identifica mais com o Uruguai ele é livre para mudar para lá, mas a terra e os impostos ficam.

O Brasil é quase um continente, por isso tamanha diversividade cultural. É isso que torna o nosso pais rico e unico.

Um abraço,

Marcel





 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:58:23
Citar
Bruno,

Acho que não tem nada a ver essa historia de separatismo aqui, mas se falaram nisso.

A separação do Brasil vai contra a soberania nacional, isto é se o Sul se separa vai junto todas as riquesas naturais, fronteiras estratégicas, área cultivavel, pasto, etc, etc, etc. Isso nunca vai acontecer.

Bem, se o gaucho se identifica mais com o Uruguai ele é livre para mudar para lá, mas a terra e os impostos ficam.

O Brasil é quase um continente, por isso tamanha diversividade cultural. É isso que torna o nosso pais rico e unico.

Um abraço,

Marcel
Marcel, como falei antes, não pretendo discutir isso aqui, mesmo porque não sou separatista. Só que tem um detalhe: se a manutenção do estado como parte na nação pode ser interessante para a nação, pode não ser para o estado. O Estado-nação é uma estrutura historicamente construída. Nada impede que seja historicamente destruída, só porque existe. E se é para preservar recursos naturais e fronteiras estratégicas, porque é que a Amazônia é tão abandonada? O governo central combate o separatismo por questões econômicas. E, também por questões econômicas, alguns gaúchos defendem o separatismo. Lembremos que a área onde hoje fica o RS nem sempre pertenceu ao Brasil, o Brasil ia só até Laguna. Se foi anexado, pode se desnexado. Não vamos naturalizar e tornar imutáveis estruturas que são construídas e como tal, mutáveis.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:03:56
Auder, me desculpa, mas a hospitalidade dos cariocas é muito verdadeira, porém também tem suas ressalvas. Brinco dizendo que chegou a originar piada de que todo carioca convida você no final de uma conversa: - passa lá em casa, vamos sair. E nunca dá o endereço. Me identifico muito com os cariocas e o rio. Talvez o gaúcho seja mais reservado, mas quando fica amigo, entra até em 'briga de faca'. E eu não dou a mínima para os valores locais, então é pesado relacionar a uma revolução separatista (sendo que houveram algumas, não só aqui). São questões locais e características diferentes.

Jack, está sendo condescendente ou não sabe como funciona. Eu já acordei várias, mas várias vezes para surfar 6-7 da manhã no canto da ferrugem, entro há pelo menos 16 anos lá. Nenhum local essa hora. Sempre assim. Lá pelas 8 da manhã é que começa a aparecer um ou outro. E claro que muitos de fora vão para a água às 10, mas o ponto é que ninguém se conhece, como vai diferenciar quem chegou antes ou não. E evidente que me ressinto contra os abusos. Na prática nunca tive problemas, mas uma vez chegou perto. Justamente num dos dias que cheguei bem cedo, surfei algum tempo, depois já quase 10 horas, caí numa onda e um 'local' entrando, segurei a prancha, não pegou nele. Mesmo assim, começou a gritar, enquanto isso outro gritava de dentro d'água. Não deu em nada, mas poderia ter acabado mal, um dia antes o grupo dele espancou um argentino na areia. Então, digo de novo, ou você é ingênuo, ou é condescendente. Praia não é território sem lei, para mim são tão criminosos quanto qualquer um, constrangimento ilegal e lesões corporais não foram excluídos ainda do Código Penal.

Está mal informado também com relação ao episódio da Australia. Não havia boate alguma. Estavam na praia (ainda que houvessem boates nas redondezas) comemorando o reveillon. Dias antes havia começado uma onda xenofóbica em Sydney. Algumas pessoas acharam válido, assim como você está achando. Um cara pediu um cigarro, e ele respondeu em portugues que não tinha. Em menos de um minuto perseguiam e espancavam.

Citar
Respeito a sua opinião, não se deve matar por uma justificativa estúpida e superficial, por isso que temos a lei, fez merda vai ser julgado, tava errado vai pra cadeia, muito simples.
Não existe justificativa melhor ou pior, a única justificativa para matar é se auto-preservar, legítima defesa. E não tem nada de simples, primeiro pq  poucos homícidios têm culpados indo a julgamento, e, destes, poucos são condenados. Ainda que seja condenado, como é que é simples? Condenar traz o morto de volta a vida? Não conheço seus valores, mas vc fala não se deve matar como quem diz: - eh melhor evitar, ou: - não se deve falar de boca cheia.

Murilo, tem regra nenhuma. Aqui até o show do U2 é desorganizado, imagina isso. A regra de conduta é subjetiva e depende do nativo, pode ser desde uma cara feia até uma pranchada nas costas, descambando para roubo e outras coisas mais. A idéia é ótima, os aussies usam em Margaret River, só que lá não existe conceito de local, a regra é para todos. Quem está mais próximo a onda entra, e quem está ao lado ocupa a próxima posição, como numa fila.



http://static.flickr.com/18/88260103_bdad61a92d_o.jpg
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 16:13:17 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:19:07
Gustavo...muito show esta placa....

 :thmbup:  
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:25:57
Citar
Marcel, como falei antes, não pretendo discutir isso aqui, mesmo porque não sou separatista. Só que tem um detalhe: se a manutenção do estado como parte na nação pode ser interessante para a nação, pode não ser para o estado. O Estado-nação é uma estrutura historicamente construída. Nada impede que seja historicamente destruída, só porque existe. E se é para preservar recursos naturais e fronteiras estratégicas, porque é que a Amazônia é tão abandonada? O governo central combate o separatismo por questões econômicas.
Bruno, nunca vi isso tão bem colocado. Muito bom mesmo.

Juliano, thanks. Pena que essas coisas não funcionam aqui. E pena que eu só tinha um máquina descartável naquele momento.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 16:26:18 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #41 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:28:20
Citar
Auder, me desculpa, mas a hospitalidade dos cariocas é muito verdadeira, porém também tem suas ressalvas. Brinco dizendo que chegou a originar piada de que todo carioca convida você no final de uma conversa: - passa lá em casa, vamos sair. E nunca dá o endereço. Me identifico muito com os cariocas e o rio. Talvez o gaúcho seja mais reservado, mas quando fica amigo, entra até em 'briga de faca'. E eu não dou a mínima para os valores locais, então é pesado relacionar a uma revolução separatista (sendo que houveram algumas, não só aqui). São questões locais e características diferentes.

 
Existem pessoas boas/más, simpáticas/antipáticas, gentis/grossas em qq lugar.

Essa história de que o Carioca convida para ir em casa, mas não dá o endereço é folclore, existe gente que faz isso aqui, como em outros lugares. Assim como o Baiano tem fama de preguiçoso, o Gaúcho de grosso, o Paranaense de antipático, etc...

Lógico que em cada lugar vamos ter características locais mais ressaltadas, mas isso não é regra.

A rivalidade entre Paulistas e Cariocas é conhecida, mas te garanto que todas as vezes que fui a SP fui bem recebido.

Por isso não gosto de generalizar.

Quanto ao separatismo não gosto de comentar, mas não vejo motivos que levem o RS a se separar do Brasil (em dado momento da história isso pode ter sido válido, mas agora não tem o menor sentido), cada estado do Brasil tem suas tradições e culturas, mas somos uma nação bem homogênea. Imagine se cada estado/região resolvesse se separar


Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #42 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:31:57
Citar
Juliano, thanks. Pena que essas coisas não funcionam aqui. E pena que eu só tinha um máquina descartável naquele momento.
Pois eh Gustavo...mas felizmente existem muitas praias boas para surf sem a presença de ´locais´ querendo demarca-las...

O lado triste é que Floripa é linda...e muitos dos nativos jogam a culpa em turistas (generalizando) por problemas atuais da ilha...mas eles mesmos criam problemas impensáveis...por pura falta de informação, ou até mesmo de cultura...q pena...



 
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #43 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:34:21
Marcelo, de repente até coloquei mal a piada do carioca. Faltou dizer que eu vejo isso como uma caricatura. Meus amigos do Rio sempre deram o endereço.  :risada2:
 
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 16:36:00 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #44 Online: 18 de Janeiro de 2006, 16:38:50
Citar
Marcelo, de repente até coloquei mal a piada do carioca. Eu vejo isso como uma caricatura. Meus amigos do Rio sempre deram o endereço.  :risada2:
É isso mesmo. Generalizar não é bom.
Eu entendi, o meu post não foi nem tanto para defender os Cariocas, mas pra deixar claro que generalizar não é bom. Eu adoro a minha cidade e o povo que habita nela (os Cariocas natos e os de coração), mas fico puto com muitos Cariocas babacas (uma minoria, mas que me deixa envergonhado) que quando viajam ficam querendo tirar onda por serem Cariocas, como se por isso fossem melhores do que os outros.