Autor Tópico: Obturador na gravação  (Lida 2291 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:18:34
Qual o papel da velocidade do obturador na gravação de um video?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 23:51:41
hmm.. a lembrança me anda falhando mas enfim: para video e/ou filmagens, no geral, são definidas quadros por segundo. 25000 quadros por segundo resultam naquelas imagens que chamamos de câmara lenta (e bota lenta nisso). O normal de cinema é 24 quadros por segundo. Naturalmente, não existe obturador mecânico para 25000/segundo, então usam cristais multi-facetados girando em alta velocidade.

mas qual era sua duvida mesmo?
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


dijeferson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 19:05:50
Bom, a velocidade do obturador neste caso pode ser util para dar aquele "tom" de filme ao vídeo, por ex:
Em um video em 24fps (frames por segundo) a exposição minima deve ser 1/48, para que a imagem fique visivel por 1/48 segundos e não-visivel por outros 1/48 segundos. Se usar uma velocidade menor, vc terá um efeito de blur de movimento muito acentuado (acho que o menor que sua camera vai deixar é 1/30), e se aumentar muito, como 1/200, vc começa a ter um vídeo muito fluído.. muito útil em cenas de muita ação qdo se quer menos motion blur. Pra entender melhor o racional entre os fps e a exposição utiliza-se o conceito de angulo do obturador, veja aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Shutter_angle.

Aí vc provavelmente deve estar pensando: "E agora, como vou regular a exposição?"... simples.. alterando ISO, ou abertura do obturador. Caso vc veja q nenhum dos dois é viável, o ideal é utilizar um filtro ND variável.

Entao, resumindo:
Por via de regra, defina a exposição como o dobro de fps (24fps = 1/50), e caso tenha que alterar a exposição, use o iso ou abertura, e se for o caso um filtro ND variavel (mais indicado).

Espero ter ajudado.

Abs

Jeferson



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 10:54:57
 :ponder: :ponder:
Vou ler algumas vezes pra tentar entender! Mas acho que vc explicou bem sim... valeu! rs