Autor Tópico: Monitor: Necessário ou desnecessário?  (Lida 4386 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:31:47
Resolvi criar este tópico com base neste http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=52777.msg494443#new

Especificamente sobre o que o Plínio disse:

"Bom, eu já não uso o monitor da câmera como referência, ele não é fiel em nenhuma situação."

Até que ponto vale a pena a "dependência química" do monitor?

Vou responder por mim:

No início fui mto enganada por ele... Fazia a foto, olhava no LCD e mtas vezes pensava: "nossa, ficou linda"
Depois quando descarregava as fotos via que a linda tinha outro nome: catástrofe.

Hj, jã não confio nele...
Há algumas semanas atrás, quando fui descarregar algumas fotos que fiz, percebi o quanto ainda tenho que aprender, evoluir. Fiz exatamente 7 fotos da mesma coisa.
Sei que são erros básicos de uma amadora como eu... estou me policiando mto quanto a isso... E desde então, sei que venho evoluindo quanto a isso...

Tenho evitado olhar o LCD. Antes do "click" vejo se realmente está tudo OK. Como enquadramento, alinhamento, regra dos terços e tudo mais...

Mesmo a imagem apresentada no LCD não sendo confiável, podemos ter uma noção do que está errado, e assim fazer as alterações necessárias na câmera.

Gostaria de ouvir de vcs, quais suas opiniões das vantagens e desvantagens de "ser escravo do monitor"
O que cada um de vcs pensa a respeito.
Nos dias de hj, o LCD seria indispensável para vc?







dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:34:25
Elis, não uso o monitor como referência para cor, luz, exposição e afins. Ele realmente engana, parece ter sido feito para corrigir erros recorrentes.

Uso com alguma frequência para confirmar enquadramento/composição, pois ele não sofre do mesmo problema de "erro de cobertura" do visor analógico. ;)

Abraço.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:42:58
Eu sempre uso o monitor. Penso da seguinte forma: Se a foto está ruim no monitor, nao adianta, descarte-a. Agora, se ela está boa, desconfie :). Como tiro muitas fotos na abertura maxima de minhas lentes, se tenho tempo, dou um zoom e verifico se o foco está cravado onde quero. Além disso, tambem faço o mesmo uso do Plinio (composição/enquadramento).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 19:52:43
Verdade, Spider. Algumas vezes uso o monitor para verificar o foco, principalmente com a 50tinha.

As vezes uso o liveview também para auxiliar no foco e no enquadramento, quando no tripé.

Abraço.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 21:28:47
O LCD tem suas vantegens. Como a Elis falou, ficar escravo é furada. Ele não é referência precisa de cor, exposição e, principalmente, foco.

Em situações atípicas, como uma foto numa posição muuito baixa, o LCD é bem vindo. Ou em macro, quando vc tem que colocar a cam entre galhos e arbustos, a checagem posterior é obrigatória.

Eu uso antes da foto principalmente para composição. Depois para foco e histograma.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 22:01:37
Já vi muitos fotografos prof escravos do LCD... ainda bem que não sou um deles rsrsrsrs...
Como ja estava abituado com as analogias preferi contiuar no mesmo ritimo e não me apeguei a este detalhe.
Sou da geração do filme, talvez seja por isso. Uso sim... porem para uma visualização rapida de equadramento e foco as vezes para ver se a pessoa não saio de olhos fechado, pois é o que muito acontece em evento social. Mais muitos fotografos que conheço já pegaram esse vicio de e fazendo um clic e logo em seguida olhar, como ja disse antes em um deses topicos daqui, isso passa uma impressão de insegurança por parte fotografo para o cliente.
Mas a tecnologia está ai para ser usada a nosso beneficio e não contra nós.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 22:14:09
Bem, eu confiro as vezes o foco e vejo o histograma.  :ok:

Assim como o Plínio, também utilizo para focar manualmente com minhas lentes de foco manual, mas o live view dela é bemmm precário (parece aqueles primeiros celulares com câmera que a imagem chegava atrasada rs)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 22:52:37
Como sou fotografo da epoca que as maquinas nao tinham "tevezinha",
o monitor e so uma referencia.
Pode ser configurado para ficar quase igual ao do nosso micro.
Desta vez acho que nao vou ajudar muito.
Para mim e irrelevante!!!
abs.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 23:44:22
minha mamiya 645 não tem lcd; as canon T70/FTb/AE-1 também não; as olympuses pen/trip tampouco. Então, fotografamos PRIMEIRO na mente, depois no filme. Às vezes erra-se brutalmente, mas faz parte - risos.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


caroline_tw

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Feminino
  • Iniciante na arte da fotografia.
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 19:46:52
Achei muito legal que no livro "150 lições para você aprender a fotografar", do John Easterby, uma das lições é "Tampe o visor LCD"
E se for pensar isso vale a pena, porque você vai trabalhar pra fazer o melhor de você naquela foto e só vê depois, com calma e boa qualidade. Como se fazia antigamente com as câmeras de filme.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 21:50:58
Achei muito legal que no livro "150 lições para você aprender a fotografar", do John Easterby, uma das lições é "Tampe o visor LCD"
E se for pensar isso vale a pena, porque você vai trabalhar pra fazer o melhor de você naquela foto e só vê depois, com calma e boa qualidade. Como se fazia antigamente com as câmeras de filme.

De modo geral ate o ano 2000, nao existia camara com "TV",
e isso nada importava para os fotografos amadores ou pro.
E um acesorio dispensavel.
abs.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 10:12:41
Para quem pretende tirar o máximo proveito do digital o histograma é fundamental, como vai checar o  histograma sem LCD?

http://www.dpreview.com/learn/?/key=histogram
http://www.digitaldarrell.com/Article-UnderstandingYourDigitalCamerasHistogram.asp

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials.htm


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 19:55:47
Para quem pretende tirar o máximo proveito do digital o histograma é fundamental, como vai checar o  histograma sem LCD?

http://www.dpreview.com/learn/?/key=histogram
http://www.digitaldarrell.com/Article-UnderstandingYourDigitalCamerasHistogram.asp

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials.htm
depois de fazer a foto bem feita ve o histograma no micro,
para algum minimo ajuste, e uma opçao.
de modo geral quem se mata "assistindo" as fotos logo depois do clic,
nao sabe o que e histograma.
Mas tua colocaçao e bem sensata!!!.
abs.


botelho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 11:37:20
Elis, não uso o monitor como referência para cor, luz, exposição e afins. Ele realmente engana, parece ter sido feito para corrigir erros recorrentes.

Uso com alguma frequência para confirmar enquadramento/composição, pois ele não sofre do mesmo problema de "erro de cobertura" do visor analógico. ;)

Abraço.

Isso aí, além de verificar os famosos olhos fechados!

[]s


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 19:27:57
Isso aí, além de verificar os famosos olhos fechados!

[]s
que seria "erro de cobertura"??!!,
segundo seu parecer nas maquinas de filme??
abs.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 19:28:18 por agalons »