Autor Tópico: Como essa foto foi feita #1  (Lida 2004 vezes)

Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Online: 08 de Fevereiro de 2011, 13:23:15
Galera, após uma conversa ocorrida em outro fórum verifiquei que muitas pessoas que começam a aprender a fotografar perdem tempo demais em coisas erradas em vez de se dedicarem ao que realmente faz as fotos ficarem boas. Com o intuito de ajudar os menos experientes e de mostrar algumas técnicas fotográficas, eis que começo a nossa nova série de exercícios, chamada "Como essa foto foi feita".

Vamos começar com uma foto recente, feita dia 08/01/2011, dia do casamento de Fabiane e Jorge. Todas as fotos desse casamento podem ser vistas no blog do meu sócio El Grego http://www.blogelgrego.net/



Nosso intuito é, ao observarmos uma foto, identificarmos como ela foi feita, em todos os seus aspectos, como por exemplo:

- A luz foi natural, flash, ou ambas?
- De que direção vem a luz? Isso importa pro resultado final da foto?
- A lente estava com grande ou pequena abertura de diafragma?
- Foi necessário ISO alto?
- Que distância focal a lente possuia? Será que foi uma grande angular, ou uma meia tele?

Depois de responder as questões técnicas e as vezes mais simples, isso abrirá margem para outras discussões:

- O personagem ou o objeto central da foto foi posicionado da melhor forma? Você faria diferente?
- O enquadramento ficou legal? O que sugere para melhorar a foto?
- A edição ficou no ponto? Prefere outro estilo?
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 15:22:06
-Aparentemente foram ambas. Principal luz natural vinda da esquerda, flash em baixa potencia de cima para baixo para realçar o trco branco da cabeça (não lembro o nome...rs)
-A direção da luz nesse caso tem importância total, é ela quem vai definir fortemente as áreas de sombra da foto e fazer a diferença na captura artística.
-Dificil dizer com precisão, mas diria que grandfe abertura (nº f/ pequeno), dado desfoque havido no 2º plano.
-Essa é a mais díficil, mas acho que uma meia tele. Não há achatamento na imagem. Os planos estão próximos e as proporções do rosto bem definidas.
_____________________________

O restante das questoões deixo com a galera, embora eu mesmo não saiba se respondi alguma coisa acertadamente...rs Abç

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 09:20:05
Vamos lá...
Vou tentar... kkkk

- Luz Natural
- Luz entrando pela janela aparentemente, e possui uma grande importancia para a foto.
- Chutaria a abertura perto de 2.8
- Devido ao horario creio que foi iso baixo 200
- Uma meia tele. Porque? Devido ser retrato e também a cortina esta com um leve desfoque e a noiva toda focadinha.



- Gostei do posicionamento, mas dependendo da janela eu faria a foto vertical também.
- A edição ficou agradavel.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 10:40:24
Galera, legal ver a participação de vocês. Vou aguardar mais algum tempo de depois coloco as respostas!
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Liana Tami

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Feminino
    • Liana Tami Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 12:58:12
Achei a brincadeira difícil com a foto já editada...rsss.

A vinheta veio da edição, então não sei se a parede atrás estava iluminada ou se ficou escura por causa da vinheta... o amarelado sugere luz do sol, mas pode ter ficado assim por causa da mudança da temperatura de cor também...

Acho que ficaria mais fácil com a foto sem tratamento também, já que eu não sei oq foi modificado na edição.
(Só uma sugestão)
5D Mark II +100mm 2.8 + 50mm 1.4  + 24-105mm


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 13:12:34
A Liana tem razao. Eu estou com o hyde, tem tanto luz natural quanto um flash bem suave vindo de cima. Acredito que tenha usado um difusor.

Alem disso, acredito que voce tenha usado um f/2.5 uma velocidade de 1/100 e um ISO de 250. Mas isso eu li no exif :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 13:15:28
Alem disso, acredito que voce tenha usado um f/2.5 uma velocidade de 1/100 e um ISO de 250. Mas isso eu li no exif :).

Spider, seu safadinho!!!! :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 13:17:16
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 13:35:42
A Liana tem razao. Eu estou com o hyde, tem tanto luz natural quanto um flash bem suave vindo de cima. Acredito que tenha usado um difusor.

Alem disso, acredito que voce tenha usado um f/2.5 uma velocidade de 1/100 e um ISO de 250. Mas isso eu li no exif :).

Cara de pau!!!

Alexis, não acredito que vc deu esse mole.  :eek:

Vamos ter que recomeçar do zero.  :hysterical: :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 14:46:57
Cara de pau!!!

Alexis, não acredito que vc deu esse mole.  :eek:

Vamos ter que recomeçar do zero.  :hysterical: :hysterical:

Pior que eu dei esse mole sim, mas azar de quem trapaceou! Pois a graça é justamente analisar a foto e fazer a engenharia reversa!

Galera, sobre a edição, minhas fotos costumem ter pouquíssima edição, muitas das minhas fotos são exportadas do LR do mesmo jeito que foram importadas. Acredito que vocês pensem que seria melhor sem edição por acharem que toda foto boa teve obrigatoriamente muita edição, e esse conceito está equivocado.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com