Autor Tópico: Fotos em movimento  (Lida 23421 vezes)

maiaf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 21 de Outubro de 2004, 10:15:32
:unsure:
Tenho uma Fuji Finepix S7000 e estou tendo dificuldades para tirar fotos da miha filha.
Como toda criança, ela não pára quieta e, na hora do clique, ela acaba se mexendo, gerando aquele "movimento" na foto.
Já tentei usar os modos "sports" e o automático, mas até agora nada.
Antes do clique final eu sempre pego o foco apertando só até a metade o botão do click.
Qualquer ajuda será valiosíssima.
Agradeço desde já.

Maia
Maia Silvia Fredriksson


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2004, 10:23:06
Olá Maia, um amigo meu tirar fotos de esporte de bicicleta, principalmente Downhill, onde os caras passam a mais de 60km por hora ... e usa uma S7000 tb ..

Não entendu muito, mas ele usa o foco manual, usa tb uma grande angular pra caber mais coisa .... e foi uma dica dele bem interessante sobre a S7000 .. ela tem o shutter ter 1/10000 de velocidade ..

Isso aí tira a foto instatanea .. acho q de tão rapido, antes do movimento já bateu a foto ... hehehhe

Abração .. daki a pouco o pessoal mais experiente vai te dar uma luz ..
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2004, 10:54:19
No caso do amigo do Matheus ele usa o foco manual para travar o foco em u determinado local e clica sempre que o objetivo passa naquele determinado ponto (ou seja ele não faz o foco cada vez que vai bater a foto, ele deixa pronto e espera passar) este é um recurso muito comum quando você tem muita velocidade na ação ou um AF lento como é o caso da S7000.
A limitação que você está encontrando para suas fotos é que a velocidade do AF da S7000 é incompatível com a velocidade com a qual ocorre a ação, você pode tentar usar o foco contínuo para melhorar isso, porém acredito que ainda deva ser insuficiente (eu peno para fotografar crianças com uma 10D e lentes USM no foco contínuo, em muitas ocasiões eu acabo apelando para fixar o foco no manual como no exemplo do matheus).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2004, 11:00:07
Criança até nisso dá trabalho .. hehhehee


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2004, 11:11:55
Coloque no foco contínuo, aperte o obturador no meio e acompanhe a criança com a lente, clicando quando desejar.

Mas deve usar o modo manual para a fotometria, do contrário haverá um atraso necessário para a câmera acertar a luz.

Fotometra a cena antes, e deixe a fotometria fixada. Como foto digital não custa nada, acerte a fotometria, dispare e verifique, reacerte e aí pode fazer quantas fotos quiser.

Ivan


maiaf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2004, 11:19:41
;)
Vou mexer na máquina e ver no manual como aplicar as dicas de vocês.
Acho que agora no almoço já consigo isso.
Talvez hoje de tarde eu já poste aqui o resultado da valiosa ajuda de todos.
Abraços.
Maia Silvia Fredriksson


Sergio_Tourino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • http://tourino.multiply.com
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2004, 16:29:25
Uma outra ideia para agilizar a foto e', alem de fotometrar previamente, como ja' foi citado, definir (quando houver luz) o diafragma para a menor abertura (regulando a velocidade de acordo), para aumentar a profundidade de campo e colocar a regulagem de foco manual (se houver) em um ponto medio, garantindo assim o foco no assunto da foto e pequenas variacoes. Dessa forma nao se perde tempo nem com a fotometria nem com o foco automatico. O unico perigo e' borrar a imagem, pois se o lugar estiver escuro a velocidade vai ser baixa (para ISO baixo, claro). Procure tambem o conceito de distancia hiperfocal, que pode ajudar na pre-regulagem de foco tambem.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2004, 16:50:06
Tem uma questão também... O delay entre a batida e o registro da foto é suficiente para criança sair do centro da composição, e acho que é isso que nossa amiga está falando. Eu tenho esse problema quando vou bater fotos em movimento também. Claro que tudo no manual ajuda, mas ainda sim o delay atrapalha um pouco. Deixa, assim que eu tiver com minha DSLR tudo muda!

Abraço a todos,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2004, 17:15:29
Vc pode tentar tirar no modo de "fotos continuas". Aquele mode que tira varias fotos mantendo o shutter, com isso vc vai conseguir, nao digo a primeira ou a segunda mas a 3 foto vai ficar toda em foto.


majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2004, 17:27:35
As vezes é só apertar o disparador até a metade, enquadrar, esperar e bater a foto no momento certo. Eu uso isso quando fotografo com uma CANON PS S1 IS e funciona com o meu moleque que nao para um minuto.