Autor Tópico: Hasselblad H2D-39  (Lida 5114 vezes)

Nando Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 19 de Janeiro de 2006, 18:15:32
Olhando em alguns sites vi que existe essa câmera, a Hasselblad H2D-39, com 39Mp de resolução, então veio na mente a seguinte pergunta: Pra que eu quero isso tudo de resolução?, observando que aqui no nosso forum tem sempre levantado a questão de que os 6Mp da D50 (como exemplo, poderia ser qualquer outra!) são suficientes para realizarmos boas fotos, inclusive para trabalhos profissionais!

Alguém me poderia explicar, em termos práticos, pra que serviria uma câmera com 39Mp?

Agora o que me preocupa não é os 39Mps (é lógico que deve ter sua utilidade, só que gostaria de saber qual é), é até onde isso pode chegar. Nas maquinas de filme, a evolução era lenta e gradual, além do que uma máquina com 30 anos de uso, boa marca e bem conservada ainda encontra mercado, agora na fase das digitais corre-se o risco de termos meras câmeras descartáveis, visto o que ocorre com o mercado da informática, onde uma excelente placa de video (ou placa mãe, processador, tanto faz...) em 01 ou 02 anos não vale nem a metade do que o que se pagou por ela. Outra questão que me aflinge qual será o limite dessa tecnologia, daqui apouco teremos máquinas com visor em raio x, ou sabe Deus lá o que? Minority Report, 1984, AI, brrrrrr...

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2006, 19:30:29
Fotos para enormes ampliações ou impressão de altíssima qualidade em tamanhos como por exemplo 90X120 ou ainda maior

Lembre-se que pela regra dos 300dpis, uma imagem desse tamanho terá um pouco menos de 45X60cm.

A pergunta é: é prossível fazer uma imagem deste tamanho excelente com uma câmera de, digamos, 12mp?

Sim, é possível, interpolando, mas evidentemente uma de 39mp fica melhor.


Nando Lima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2006, 20:04:18
Grande Ivan, essa questão do tamanho eu já tinha certa desconfiança, poder fazer fotos maiores e maior qualidade, mas onde seriam aplicadas, seriam fotos para outdoors e banners com uma melhor qualidade? Se for, uma máquina com 16Mps já não faria isso apresentando uma qualidade superior?

Ai vem a segunda questão, estamos ficando dependentes dessa tecnologia? Nossos ditos "equipamentos de ponta" que suamos pra comprar não estão ficando defasados muito rapidamente?

Ivan, valeu a dica da MIR para GA, agora onde eu encontro essas objetivas, normalmente nos sites daqui do Brasil, só encontro Nikons, Canons, Sigmas, Tamrons e Tokinas!

Abraços.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2006, 20:40:16
Nando:

Veja, essa Hassel (em verdade Fuji)  é uma médio-formato, e visa substituir as câmeras de médio-formato ainda usadas em determinados tipos de fotografia (moda, etc) onde é preciso altíssima qualidade. Nesses ramos se usa cromo em médio formato, e isso dá uma resolução extrema. Por exemplo, se você considerar que um cromo de 35mm equivale a pelo menos a 12mp (um negativo fica perto dos 6mps), um cromo médio formato tem 6 vezes mais área, portanto pode reter 72mp de resolução equivalente. Obviamente isso não é assim, pois os resultados de captura são diferentes, etc, mas só para dar idéia como o cromo retém informações e como a demanda por fotos de altíssima qualidade é apoiada nisso.

Não é que a tecnologia da câmera APS, que ocupa a faixa da 35mm de filme e um pouco mais, seja ou vá ficar obsoleta. É que as médio formato sempre forma superiores às 35mm, e são um tipo de câmera diferente e para aplicações diferentes.

Uma SLR com 6mp atende COMPLETAMENTE a demanda do usuário de câmeras SLR 35mm nos aspectos da resolução. Uma 8mp atende completamente a maioria de susoa do cromo 35mm, uma de 10mp atende completamente esse uso, provavelmente, e uma 16mp começa a atender inclusive a alguns usos das médio-formato.

Não se trata de tornar isso obsolteto. para o usuário que faz fotos em 20X30 tanto faz ter 6, 8 ou 16mp, dá no mesmo em termos de resultado.

É somente um produto para outra faixa de usuário, aplicações profissionais em geral.

As Mir só são encotradas no eBay ou em lojas virtuais russas como a Rusgift.


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2007, 16:32:00
Nando,

a Hassel é uma câmera de médio formato. Não dá pra comparar uma médio-formato com uma 35 mm. A qualidade é bem superior. A questão é: seus olhos percebem essa superioridade? Isso aí já é uma outra questão.

Hasselblad é muito usada em editoriais de moda, catálogos... Além disso, é uma excelente câmera, na verdade, na minha opinião, é A câmera. Mario Testino, Bob Wolfenson, esses caras usam Hasselblad. Acho que a H2D... a H3D é muito nova (e cara!!!).

Fato é que, mesmo sendo profissional, você pode usar tranquilamente uma Canon Mark-III ou uma Nikon D3. Além de versáteis, rápidas e leves, têm uma qualidade tão boa que vai ser raro você precisar de algo além disso. Caso seja necessário, há sempre a opção de se alugar.

Um abraço!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2007, 17:27:32
o unico problema(ou não) é que a nikon e canon avançam em passos largos tecnologicamente, toda hora tem novos modelos como desempenho cada vez melhor...cor, ruído, textura..etc...

antes do lançamento da MKIII e D3 eu ainda pensava em comprar um medio formato para usar e treinar...nao digital...filme mesmo..

cheguei a pegar na mão:

http://fujifilm.jp/personal/filmcamera/mediumformat/gx645af/index.html

mas quando resolvi comprar veio a MKIII e D3 entao fiquei quieto no meu canto..rs...olha...quando se pega uma GX645af(hassel H1) na mão, nossa...dificil solta-la..rs..rs..se vc acha que as lentes nikon e canon são caras? os da hassel sao uma assalto !!kkkk

abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2007, 17:39:47
Nando essas câmeras tem foco publicitário e possuem sensores enormes, elas tem um ótimo rendimento com uma resolução muito alta.
A qualidade com a qual se imprime vai influenciar na distância na qual você pode ver a imagem com precisão, você pode fazer outdoor com 3MP e certamente vão ficar bons, mas para visualização na distância na qual se costuma ver um outdoor. Na fotografia publicitária, em muitos casos são necessárias fotos grandes para visualizar de perto, como o caso das fotos usadas naqueles materiais publicitários de cinema, aqueles materiais tem 1,5m de altura ou até mais e são visualizados a 0,5 metro de distância, nesse caso uma câmera com essa resolução faz diferença na qualidade final do material impresso e os clientes mais exigentes querem essa maior qualidade no que é impresso para visualizar de perto. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2007, 22:02:03

Alguém me poderia explicar, em termos práticos, pra que serviria uma câmera com 39Mp?
 

Oi,

uma página dupla de revista tem, regra geral, 42 x 28 a 300 DPI. Para que o diretor de arte tenha liberdade de corte/enquadramento da foto original, é importante que ela tenha um tamanho bem maior para se ter essa liberdade.

O original sendo em filme, basta escaneá-lo dentro da resolução necessária e pronto. Para originais digitais, não é recomendado ampliá-los pois a qualidade só cai.

Daí ser necessário câmeras com tamanha resolução - que, como o Ivan mencionou, tem o formato de 60 x 45 a 300 DPI, o que é bom mas não chega a ser o dobro do tamanho, não dá um crop de metade do original, por exemplo...

Abraços,

José Azevedo