Autor Tópico: Definição de Cores e Iluminação.  (Lida 1225 vezes)

Schinke

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 19 de Janeiro de 2006, 16:20:05
Esses dias tava vendo um filme e nas imagens externas o filme tinha um tom azulado muito forte. Quem lembra do filme "O Troco" ?; É um exemplo.

Já em outro vi que a maior parte do filme era em preto e branco, e em outro tinha um contraste de luz muito algo, a pele da pessoa ficava quase branca.

Em fotos também, tem muitos que usam de diversos filtros para dar os mais diversos efeitos.

A minha pergunta é, existe alguma regra para o uso de determinados filtros ? Talvez algum perfil do uso das cores e luzes, em relação a reação que quero provocar nas pessoas.

Será que isso vai simplesmente da sensibilidade do fotográfo?

Eu acredito que isso deva existir algum estudo, assim como ocorre com o uso das cores em ambientes, como por exemplo o verde que dizem que tras tranquilidade e por ai vai. Foi só um exemplo.

Um abraço
 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2006, 20:22:38
Sim existem estudos, mas o diretor de fotografia não escolhe aleatóriamente, ele faz o clima do filme junto com o diretor e o diretor de arte, tudo isso para passar a mensagem da forma correta.

Cores, contrastes, luzes, tudo isso é pensado muito bem já desde o roteiro de um filme. Dependendo do roteirista ele já define isso exatamente como quer, alguns só passam uma idéia para que o dir. de fotografia tenha uma base para iniciar o trabalho.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2006, 00:39:59
Na realidade, a luz é tudo, tanto na fotografia, quanto no filme. E a decisão desses tons é do diretor, junto ao pessoal da fotografia do filme. E, claro, esse estilo está intimamente ligado ao assunto que o filme trata. Haja visto o filme Sin City, que é maravilhoso em sua fotografia, e encaixou perfeitamente com o tema e o estilo do filme.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!