Autor Tópico: Tratando para enviar ao Laboratório  (Lida 9895 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2005, 20:07:13
Eu acho que é desprezível
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


zeca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://
Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2005, 13:23:01
Citar
Olá amigos...

Tenho feito varias ampliações das fotos que eu tenho revelado. No entanto, eu gostaria de algumas dicas para ampliação de fotos.

Tenho revelado as fotos principalmente no tamanho 20x25.

Como eu tenho feito:

1) Crio um arq. 20x25x300dpi no photoshop
2) faço um fundo preto para ele
3) pego a imagem fotografada (infelizmente em 3.2 MP)
4) Ajusto o tamanho (dou uma esticada na foto na proporção pelo free transformation)
5) Ajusto cores, levels, etc.
6) Salvo em formato JPG na qualidade máxima.

Estou indo pelo caminho certo?

Deixem aqui a sequencia que voces fazem o tratamento das fotos que voces enviam para o lab.

Um abraço,
Fernando
para fernanando paes,

trabalho com fotos digitais para o mercado publicitario e editorial, se vc quiser melhorar suas imagens experimente os filtros NK COLOR EFECTS PRO são plugins de PS da nikon, são muito faceis de usar e os resultados surpreendentes, a revista "Camera Digital fotografia" numero 2 vem um CD com estes filtros GRATIS, se qwuiser trasformar para PB experimente o site "www.cybia.co.uk" , lá vc vai encontrar um filtro chamado G-Force muito bom, tb gratis, experimente e depois me mande um e-mail pra dizer o que achou...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2005, 13:43:51
Eu sempre comprimo 10% que é o tolerado pelas publicações.
Todas elas aceitam comprimir 10%.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


xrp18

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2005, 02:08:34
Citar
Citar
Olá amigos...

Tenho feito varias ampliações das fotos que eu tenho revelado. No entanto, eu gostaria de algumas dicas para ampliação de fotos.

Tenho revelado as fotos principalmente no tamanho 20x25.

Como eu tenho feito:

1) Crio um arq. 20x25x300dpi no photoshop
2) faço um fundo preto para ele
3) pego a imagem fotografada (infelizmente em 3.2 MP)
4) Ajusto o tamanho (dou uma esticada na foto na proporção pelo free transformation)
5) Ajusto cores, levels, etc.
6) Salvo em formato JPG na qualidade máxima.

Estou indo pelo caminho certo?

Deixem aqui a sequencia que voces fazem o tratamento das fotos que voces enviam para o lab.

Um abraço,
Fernando
para fernanando paes,

trabalho com fotos digitais para o mercado publicitario e editorial, se vc quiser melhorar suas imagens experimente os filtros NK COLOR EFECTS PRO são plugins de PS da nikon, são muito faceis de usar e os resultados surpreendentes, a revista "Camera Digital fotografia" numero 2 vem um CD com estes filtros GRATIS, se qwuiser trasformar para PB experimente o site "www.cybia.co.uk" , lá vc vai encontrar um filtro chamado G-Force muito bom, tb gratis, experimente e depois me mande um e-mail pra dizer o que achou...
muitissimo obrigado pelos sites zeca!
me destes uma ajuda e tanto no photoshop!

abraço!
Meu Portfólio
www.renannunes.cjb.net
Visitem!


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2005, 18:21:57
Minha primeira experiência com revelação em mini-lab foi assim:
Escolhi as fotos, fiz ajuste de nivel em algumas.
Reduzi para 1600x1200 e um unsharp mask leve.
Salvei em um formato que usa compressão sem perdas, acho que foi png.
Usei o ImageMagick e coloquei uma legenda em todas as fotos, gerando uma imagem final de 1800x1200 (3:2), salvo em jpg.
Levei pro mini-lab, duas horas depois pequei as fotos, ficaram como eu imaginei, mas teve um pequeno corte em cima e em baixo (ums 10px), nem deu para perguntar do motivo, a loja tava com o movimento tipico de fim de ano.
Não estou aqui com as fotos para confirmar, mas acho que teve cortes nas laterais.
Copias em 15x10.
Deixei uma faixa branca em uma das laterais que usei para encadernar, o resultado final pode ser visto  aqui.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2005, 11:13:01
Olá Pk!

Puxa, eu gostei das suas impressores. O que me cortou o coração foi a encadernação. Um album daria uma outra cara para as fotos.

Mas eu gostei.

Hoje chegou o livro Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais. Não vejo a hora de começar a devorá-lo!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


fakestar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #21 Online: 15 de Fevereiro de 2005, 00:07:30
Citar
se vc quiser melhorar suas imagens experimente os filtros NK COLOR EFECTS PRO são plugins de PS da nikon, são muito faceis de usar e os resultados surpreendentes,



Fiquei curioso pra testar esse plugins,  não encontrei pela web, alguém teria para me enviar? :)


wilsonhlacerda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2005, 05:49:47
Cópia de um tópico que coloquei no Orkut:

MUITO BOM! Preparação (crop) para "revelar"
pessoal, fazia um tempo que eu tava procurando um programinha prático e específico para fazer crop (corte) de foto para enviar para "revelar". Algo do tipo que possamos definir o tamanho da revelação (10x15, 20x30, etc.) e ele ser simples e direto nos auxiliando a escolher que parte da foto original é que queremos ter impressa. (E NÃO deixar ao prazer do laboratóri fazer o corte...)

Eu já tinha visto um monte de programas por aí, mas nada bem específico. Mas isso até ontem! Vi num outro topico da comunidade aqui a dica de um colega, experimentei e achei tão prático que criei esse topico específico.

Lá vai o programinha:
http://ekot.dk/programmer/JPEGCrops/

Na seção Links dele, ele comenta de outros semelhantes. Desses, alguns que talvez valem a pena dar uma olhada também são: cPicture, BetterJPEG, FotoView, JPEGCrop, PhotoCutter, PixumUp.

Segundo o autor, todos os acima e o dele fazem as manipulações sem perda de qualidade no JPEG. (Ele usa rotinas do JPEGTRAN; veja detalhes no site.)

Só não revelei as fotos ainda, mas aprovei a facilidade de uso, propósito e qualidade final das imagens.

ah! Se você tiver...
dica de outros na mesma linha, coloque aqui!

Mas só vale programas bem voltados a esse problema: preparação para revelação.

Usar programa de edição, dando mil comandos, mesmo que em batch, não vale....(experimente o JPEGCrops acima que vai ver a diferença!)

E sempre lembrando: tire SEMPRE suas fotos na MAIOR resolução e MELHOR qualidade possível de sua máquina. Se sua memória cabe poucas fotos assim, compre mais memória! Tá barato nos importabandos! Isso é o que garante maiores possibilidades e qualidade (DPI alto) na hora da impressão e longa vida pra suas fotos (já imaginou como vai ser ver uma fotinha de 800x600 num monitor de 8000 x 6000 daqui uns anos!? vai parecer uma 3x4! hehe).

 


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #23 Online: 03 de Março de 2005, 23:40:05
eu uso crop em 10x15 cm e 300 dpi/cm
fica excelente
mas tem q cortar uma parte da foto como jah disseram ai pra cima!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 04 de Março de 2005, 00:05:06
Citar
eu uso crop em 10x15 cm e 300 dpi/cm
 
Só corrigindo é DPI apenas ou DPcm.
DPI = Pixels por polegadas.
DPcm = Pixels por cm. :)
Não dá para ser as duas coisas.. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 06 de Março de 2005, 11:38:02
Fernando:

Você quer qualidade ou não?

Se quer qualidade, mesmo que tenha fotografado em JPEG todo o tratamento, se abrir e salvar a foto várias vezes, deve ser em tiff, deixando para o JPEG só a última conversão para impressão. As perdas com JPEG são cumulativas. De modo geral, acho que quem quer qualidade e não é fotojornalista não deve forotgrafar em JPEG. No fotojornalismo é uma necessidade. nos outros tipo basta fazer uma conversão em série, não é verdade que o cara tenha de se matar de trabalho (é claro que para obter tudo o que o RAW pode dar, deve ser uma a uma, mas para simplesmente ter algo bem melhor que o JPEG, pode ser em série).

De modo geral, o método do Flávio é o que uso também. Expeiências feitas com o SmartScale me mostraram que ele lida bem com foto tratadas anteriormente, isto é, dá para tratar e depois interpolar. Fica até melhor, mas cada imagem reage de um jeito. No PS em incremento pequenos é ao contrário, antes interpolar, depois tratar.

A foto deve ser levada cuisadosamente para o tamanho desejado. Se não tem tempo, construa uma action. Essa história de "será que piora assim tanto?" eu não consigo entender. Ou quer bom ou não quer.

Ivan

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #26 Online: 07 de Março de 2005, 15:19:59
Ivan,

Claro que o que desejo é a melhor qualidade. No entanto, trabalho com eventos sociais. Por isso tiro as fotos em JPG. Normalmente faço apenas uma vez a pós produção e envio para o Lab. Com isso acredito que a perda sejam muito pequena perto da necessidade de se fazer investimento em cartões de memória.

Mas mesmo assim, obrigado pelas colocações. Claro que quando tiver necessidade de fazer fotos para ampliar, sem duvida, RAW é a melhor opção.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 07 de Março de 2005, 15:27:09
O problema maior de usar RAW em eventos sociais é converter a centena de fotos que vc vai produzir, isso literalmente tira o sono de qq fotógrafo.
Eu trabalho em RAW pq preciso converter no máximo umas 8 fotos que serão as que tratarei... Mas já fiz social com RAW e garanto que é um dos piores negócios que se pode fazer hehehehehe!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 07 de Março de 2005, 23:33:07
Então, prezados, junto com fotojornalista que citei ponham também "fotógrafos-de-eventos" entre as exeções -risos.

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #29 Online: 08 de Março de 2005, 11:07:21
:-)

Assim voce alivia minha consciencia! :-)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!