Autor Tópico: Tratando para enviar ao Laboratório  (Lida 9960 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 10 de Janeiro de 2005, 16:12:41
Olá amigos...

Tenho feito varias ampliações das fotos que eu tenho revelado. No entanto, eu gostaria de algumas dicas para ampliação de fotos.

Tenho revelado as fotos principalmente no tamanho 20x25.

Como eu tenho feito:

1) Crio um arq. 20x25x300dpi no photoshop
2) faço um fundo preto para ele
3) pego a imagem fotografada (infelizmente em 3.2 MP)
4) Ajusto o tamanho (dou uma esticada na foto na proporção pelo free transformation)
5) Ajusto cores, levels, etc.
6) Salvo em formato JPG na qualidade máxima.

Estou indo pelo caminho certo?

Deixem aqui a sequencia que voces fazem o tratamento das fotos que voces enviam para o lab.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2005, 19:21:02
eu nunca mandei revelar minhas fotos e agara estou querendo fazer isso, por isso tb queria informações de como tratar o tamanho da imagem para levar para o laboratorio .
queria saber até que tamanho eu poderia fazer uma ampliação de uma foto de 1600x1200 sem perder a qualidade  
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2005, 20:10:28
Para o FernandoPaes: eu não faria assim, porque voce vai mudar a proporção da foto. As máquinas compactas tiram fotos no formato 4:3 e as DSRL no formato 3:2 e fazendo assim voce está transformando sua foto para o formato 2,5:2, o que muda as proporções. Voce deve usar a ferramenta crop especificando a proporção que voce quer ampliar. Se for em 25x20cm sempre vai ter que cortar em alguma parte, mas é melhor do que mudar as proporções da foto. Ampliar sem perda seria em 24x18.

Para o Gabão: Use em torno de 90 pixels por centímetro, o que dá mais ou menos 220dpi ou pontos por polegada, para uma imagem com ótima qualidade. Por exemplo, se quiser imprimir em 10x15cm use 10*90x15*90 ou 900x1350 pixels. Eu já imprimi uma foto em 20x30cm em 75 pixels por centímetro, ficou com qualidade aceitável, mas se voce olhar de perto dá para ver os pixels.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2005, 01:06:59
qnd mando revelar eu nem trato....a unica coisa que faço é já tirar as fotos em 3:2
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




mperlman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2005, 08:25:54
Os minilabs usam em geral 300 dpi como sinonimo de qualidade fotografica, e 225 dpi (muito perto de 90 pontos por cm) como padrao para uma "boa" imagem.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2005, 09:26:53
Olá!

Obrigado pelos comentários:

Para pmachado: Na realidade eu não tenho tirado a proporção, mas quando eu aumento ela de tamanho (proporcionalmente, claro), sobre sempre um pedaço da imagem fora do tamanho 20x25x300dpi que eu crio. Aí eu salvo em formato JPG e ele mantem apenas aquilo que encaixa no 20x25.

Isso faz sentido?

Um abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2005, 09:45:46
É outra maneira de fazer um crop.  Só dá mais trabalho.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2005, 09:55:16
É verdade, mas me permite abrir um pouco mais a foto e concentrar mais no assunto em questão. Como eu faço fotografias de eventos, normalmente eu preciso centralizar um assunto ou outro. O que torna essa tecnica mais trabalhosa sim, no entanto, me dá mais possibilidades. Mas eu concordo com voce, o trabalho é muuuuiiiito maior. Às vezes fico o fim de semana inteiro trabalhando com as fotos que vão para o lab.

Gostaria de ouvir dos fotografos profissionais, se estou indo pelo caminho certo.
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2005, 09:26:40
Oi Gente!

Bom, estive com um amigo que trab. com fotos para eventos e ele me deu uma ótima dica, parecida com a do Paulo. A jogada é usar o crop com a proporção exata para mandar para o lab. Por sinal eu tenho mto mais liberdade com essa técnica! Fiquei animado!

Acho que poderiamos trocar mais dicas sobre o Photoshop!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2005, 00:42:37
Fernando, use sempre a interpolação bi-cubica que tem no PS para ajustar a foto no tamanho escolhido (com o crop tb, claro).

O que eu costumo fazer:

- Calcular qual o tamanho da imagem, na resolução e densidade que foram feitas, que ela deve ser "cropada" para atingir o aspecto identico a ampliação que quero fazer.

Exemplo: Vou ampliar em 20x25. Se a tua camera solta 3mp, isso é 2048x1536 pixeis, ou algo proximo disso.
20x25 é "mais quadrado" que o padrão 4:3 da camera, então o lado vertical é o que "manda". Vc então faz:  (1536 / 20) x 25 que dá 1920. Ou seja, vc precisa tirar 128 linhas vertical (crop) pra imagem ficar com o aspect ratio da sua ampliação final (deixar sua imagem com 1920x1536).

- Interpolação bi-cubica em passos suaves (10% no máximo)
Exemplo: converta o seu padrão escolhido (20x25) em polegadas. Isso dá 8x10 (os minilabs trabalham com o padrão em polegadas).
Agora, calcule em pixeis o tamanho dos lados nesse padrão, assumindo 300dpi (pontos por polegada):
8x300 = 2400
10x300 = 3000
Ou seja, sua imagem final deverá ter 3000x2400 pontos.
Agora basta ir fazendo a interpolação aos poucos, para que a duplicação de pixeis seja suave e a imagem não fique "marcada" com serrilhados. Quando vc atingir um dos lados (3000 na horizontal por exemplo), o outro deverá estar marcando 2400 certinho, graças ao crop preciso feito antes.

- tratamento geral (levels/curves/contraste/saturação).

- tratamento de sharp. Cuidado, sharp excessivo em imagem interpolada não gera bons resultados! Use o unsharp mask, mas moderado, apenas pra retirar um pouco o "soft" que é criado na interpolação bi-cubica.

Salve o JPG com 100% de qualidade, e jamais abra essa imagem para fazer ajustes e salvar novamente, pois a cada salvamento o JPG degrada mais. Se ficou ruim, abra a imagem original e comece tudo de novo...

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2005, 09:51:58
Olá mnc,

Obrigado pela ajuda. No entanto, eu estava aqui pensando, principalmente na necessidade de agilidade que eu tenho. Eu ví um cara fazendo o crop e as imagens ficam ótimas (claro que ele trab. com uma DSLR).

Sobre esse lance de salvar apenas uma vez em JPG na maxima qualidade... Que se eu salvo pela segunda vez ela degrada um pouco.... Todo mundo confirma essa informação??? É que não deveria acontecer diferenças na imagem por causa disso.

(mnc, não estou questionando, mas é que eu nunca tinha ouvido essa informação!)

Alguem quer comentar isso?

Um abraço,
Fernando
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2005, 09:52:39 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2005, 11:18:03
Eu trabalho numa empresa de documentação eletronica (documentos, não fotos) :)

O algoritimo de compressão do JPEG é agressivo em qualquer circunstância, independente da "qualidade" que vc seta. Ele "come" resolução real da imagem para ganhar espaço, no momento que é aplicado.
Quando vc abre uma imagem JPEG, ela já tem perda. Quando vc salva, o algorítimo é aplicado novamente na imagem, e gera mais perdas.
Com o 100% as perdas são mínimas, mas para os mais "puristas" é considerável :)
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2005, 11:30:01
Certo....

Bom, como uma foto vai ser aberta no maximo 2 vezes. Será que necessita o stress?

Que tal um artigo sobre, com testes, etc??? :-) (Alguem se habilita?)

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2005, 19:40:18
Dê uma olhada no JPEG Quality Estimator
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2005, 19:45:55
Paulo.

Sem duvida parece muito interessante. Mas eu sempre salvo com o maximo de qualidade (12 no PS). Será que tem mta perda?

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!