Autor Tópico: Entregar todas as fotos depois do evento.  (Lida 2141 vezes)

linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:07:58
Estive fotografando formaturas nas últimas semanas, e como não tenho muita experiência vi um fato que me deixou na dúvida.

Nas formaturas que fui vão dois fotógrafos com bastante experiência, e eu, um mero curirim... rss
Eles me disseram que o cartão que eles usam é do dono do evento e que no final entregam para ele.
Achei muito estranho, já que nunca li nada a respeito de fotógrafos agirem dessa forma, e sim o contrário, não entregarem assim
TODAS suas fotografias numa boa.

É profissional fazer isso, entregar TODAS as fotos ali, na hora?

Abraços!!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:20:00
no mercado de formaturas e frila e bem comum,isso.
abs.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:32:16
oi lino

o que vc viu foi :
"dois fotógrafos com bastante experiência" em formaturas,
ou seja, operadores de maquina.
fotografo profissional é aquele
que consegue o cliente, negocia as condições e faz o que prometeu. Neste caso o normal é não entregar os originais.

operadores de maquina digital recebem apenas por estar algumas horas apertando botão, não tem vínculo com o modelo nem com o evento, nem são donos do cartão, então
é normal que funcione assim.
Já fiz este tipo de trabalho antes do ano 2000 com filme en sp, é uma forma de pegar experiencia e conhecer empresas, etc. pode até ser um trabalho legal se vc não tem chance de estudar e se tornar fotografo ou abrir sua propria prestadora
de serviços. mas o normal é ser um job de alta rotatividade,
pagamento ruim e sem beneficios, duvido que o caché
pague o desgaste do teu equipamento.
pesquisa mais fundo neste forum, vas achar muita informação boa.
 :ok:

 


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 21:38:05
Bom, vou opinar como cliente.

Pretendo casar em breve, e com o fotógrafo quero fechar nesse esquema. Quero ele clicando tudo e todos, e no final quero TODO o material produzido. Não quero ter que escolher entre uma ou outra. Não quero ter que pagar por extras e nem ter que ficar, durante o casamento, preocupado com quantas fotos o cara ta fazendo. Vou fechar o dia, e pronto. Depois que eu estiver com o material, escolho as que quero e faço o fotolivro onde eu bem entender.

Mas acho que isso é questão de acordo e conversa ANTES do acontecimento.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 21:47:30
Mas e a edição, como vai fazer?
Acho difícil algum fotógrafo bom deixar você editar as fotos dele.

Abraços!!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 11:34:21
Concordo plenamente com voce!!!

Mas hoje em dia qualquer um compra uma camera e coloca no pescoço e pronto virou fotografo!!!
E para adquirir experiencias saem fazendo estes free, e detonando o equipamento para poder aprender...

oi lino

o que vc viu foi :
"dois fotógrafos com bastante experiência" em formaturas,
ou seja, operadores de maquina.
fotografo profissional é aquele
que consegue o cliente, negocia as condições e faz o que prometeu. Neste caso o normal é não entregar os originais.

operadores de maquina digital recebem apenas por estar algumas horas apertando botão, não tem vínculo com o modelo nem com o evento, nem são donos do cartão, então
é normal que funcione assim.
Já fiz este tipo de trabalho antes do ano 2000 com filme en sp, é uma forma de pegar experiencia e conhecer empresas, etc. pode até ser um trabalho legal se vc não tem chance de estudar e se tornar fotografo ou abrir sua propria prestadora
de serviços. mas o normal é ser um job de alta rotatividade,
pagamento ruim e sem beneficios, duvido que o caché
pague o desgaste do teu equipamento.
pesquisa mais fundo neste forum, vas achar muita informação boa.
 :ok:

 
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 12:10:34
Mas e a edição, como vai fazer?
Acho difícil algum fotógrafo bom deixar você editar as fotos dele.

Abraços!!
As produtoras com fluxo grande de trabalho
terceirizam a ediçao, ou seja NAO FAZEM NADA!!.
Agora fotografo com pouco trabalho geralmente faz tudo.
abs.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 14:31:34
Bom, vou opinar como cliente.

Pretendo casar em breve, e com o fotógrafo quero fechar nesse esquema. Quero ele clicando tudo e todos, e no final quero TODO o material produzido. Não quero ter que escolher entre uma ou outra. Não quero ter que pagar por extras e nem ter que ficar, durante o casamento, preocupado com quantas fotos o cara ta fazendo. Vou fechar o dia, e pronto. Depois que eu estiver com o material, escolho as que quero e faço o fotolivro onde eu bem entender.

Mas acho que isso é questão de acordo e conversa ANTES do acontecimento.
Acho dificil voce achar um fotografo que queira fazer isso, no minimo um iniciante e com equipo de 2º linha, o que pode não render boas fotos. O resultado, pode ser uma terrivel decepção e uma baita dor de cabeça alem de dormir alguns dias no sofá da sala, que tua mulher vai te botar de castigo quando ela mostrar as fotos pras amigas e olhar a cara delas com ar de reprovação. Pensa nisso.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 16:09:41
Bom, vou opinar como cliente.

Pretendo casar em breve, e com o fotógrafo quero fechar nesse esquema. Quero ele clicando tudo e todos, e no final quero TODO o material produzido. Não quero ter que escolher entre uma ou outra. Não quero ter que pagar por extras e nem ter que ficar, durante o casamento, preocupado com quantas fotos o cara ta fazendo. Vou fechar o dia, e pronto. Depois que eu estiver com o material, escolho as que quero e faço o fotolivro onde eu bem entender.

Mas acho que isso é questão de acordo e conversa ANTES do acontecimento.

Olá Kinder.
Realmente... isso é questão de ser combinado ANTES do evento.

Particularmente, creio que quem realmente é FOTÓGRAFO e vive disso, não deveria topar esse tipo de acordo.
Como fotógrafo, sigo as orientações do cliente... mas faço as fotos do MEU jeito, no MEU estilo e com o MEU tratamento. Afinal, teoricamente é por isso que fui contratado. Não entregaria, por exemplo um material com o qual não estivesse 100% de acordo. A questão de fotolivro e fotoprodutos em geral até abriria mão, pois esse não é o meu negócio. Agora, uma pré-seleção, um tratamento adequado e linguagem fotográfica creio que são prerrogativas do fotógrafo. Qualquer um que abra mão disso não estará sendo profissional o suficiente. Então o que você acha que é uma "mão na roda" pode tornar-se um pesadelo.
Abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 21:24:49
Bom, vou opinar como cliente.

Pretendo casar em breve, e com o fotógrafo quero fechar nesse esquema. Quero ele clicando tudo e todos, e no final quero TODO o material produzido. Não quero ter que escolher entre uma ou outra. Não quero ter que pagar por extras e nem ter que ficar, durante o casamento, preocupado com quantas fotos o cara ta fazendo. Vou fechar o dia, e pronto. Depois que eu estiver com o material, escolho as que quero e faço o fotolivro onde eu bem entender.

Mas acho que isso é questão de acordo e conversa ANTES do acontecimento.
se tiver algum fotografo
que faz frila e e teu amigo,
isso sera muito facil,
eu ja fiz isso para amigos e familiares algumas poucas vezes,
e jamais fizeram nada mas que olhar as fotos no micro,
cada caso e um caso.
ou achar alguem que tenha a data livre
e muitas contas para pagar, e viavel.
Agora sem indicaçao,
tambem pode acontecer
que voce nao faça nenhum fotolivro
em lugar algum, sao os riscos
boa sorte.
abs.


zidenis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 17:19:58
Bom, vou opinar como cliente.

Pretendo casar em breve, e com o fotógrafo quero fechar nesse esquema. Quero ele clicando tudo e todos, e no final quero TODO o material produzido. Não quero ter que escolher entre uma ou outra. Não quero ter que pagar por extras e nem ter que ficar, durante o casamento, preocupado com quantas fotos o cara ta fazendo. Vou fechar o dia, e pronto. Depois que eu estiver com o material, escolho as que quero e faço o fotolivro onde eu bem entender.

Mas acho que isso é questão de acordo e conversa ANTES do acontecimento.

Olá Kinder, concordo com você. Não vejo problemas na realização deste tipo de acordo entre o fotógrafo e o cliente. Se o fotógrafo for bom, as fotos vão sair legais direto da máquina. Mas acho que você deve adicionar critérios de quantidade e qualidade em seu contrato, por exemplo: quantidade mínima de fotos na igreja/recepção/etc; resolução e formato; etc.

"In front of the lens, I am at the same time: the one I think I am, the one I want others to think I am, the one the photographer thinks I am, and the one he makes use of to exhibit his art". Roland Barthes


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 21:49:21
Costumo dizer aos meus clientes que casamento é um dos evento mais importante na vida de um casal, por isso é impressindivel que voce tenha boas fotos para guardar como lembrança, pois de nada valeu aquele evento tão bonito e caro se voce com o tempo vai acabar esquecendo dos detalhes, porque isso acontece com todo mundo, o que realmente lembramos depois de um tempo, é só do conteudo, ai só as fotos é que tem os detalhes que voce não viu porque era o protagonista.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 10:00:27
Costumo dizer aos meus clientes que casamento é um dos evento mais importante na vida de um casal, por isso é impressindivel que voce tenha boas fotos para guardar como lembrança, pois de nada valeu aquele evento tão bonito e caro se voce com o tempo vai acabar esquecendo dos detalhes, porque isso acontece com todo mundo, o que realmente lembramos depois de um tempo, é só do conteudo, ai só as fotos é que tem os detalhes que voce não viu porque era o protagonista.

Relamente, concordo com voce!!
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br