Autor Tópico: Fotos com mesma configuração e fundo diferente  (Lida 1999 vezes)

maiconcarlos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:00:52
Olá à todos, é meu primeiro tópico aqui, estou fazendo um teste de fotos de produtos com um estúdio "BEM CASEIRO" e me deparei com o seguinte, produtos com cores diferentes causam fundo diferente na imagem, isso é normal?

Vejam:


O que estou fazendo errado?

abs


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:06:23
Interessante isso. Creio que seja uma questao de fotometria. Ta tirando as fotos no modo matricial?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:13:27
Pra evitar esse tipo de variação mantenha o WB definido no modo adequado, não use auto WB e mantenha a fotometria fixa em modo manual, variando um pouco mais claro pra produtos escuros e um pouco mais escuro para produtos claros.

Claro, se vc mantiver a iluminação fixa durante as fotos.

Abraço.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:16:19
Olá à todos, é meu primeiro tópico aqui, estou fazendo um teste de fotos de produtos com um estúdio "BEM CASEIRO" e me deparei com o seguinte, produtos com cores diferentes causam fundo diferente na imagem, isso é normal?

O que estou fazendo errado?

Simples, você está deixando a câmera fazer o trabalho por você :)

Para que as fotos deste tipo sejam consistentes, a câmera precisa estar em modo manual (M), onde abertura, exposição e sensibilidade ISO serão determinadas por você manualmente, de modo a obter o efeito desejado, e permanecerão com os mesmos valores em todas as fotos.

Se você deixar a câmera fazer a fotometria automaticamente (ou se, manualmente, você sempre procurar "zerar" o fotômetro), o resultado será sempre o que você mostrou.

Um método bem básico para determinar a exposição correta, é fotometrar o fundo branco somente, sem o produto, de forma a "zerar" o fotômetro, e então compensar para +2EV. Como eu disse, é básico e não funciona para todos os casos.

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:25:29
So complementando  o que o Daniel (?) disse, compensar para +2EV se voce quiser o fundo igual da ultima foto, mais estourado. Digo isso pois achei que o fundo da primeira combinou bem com o sapato branco :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:30:28
Basicamente creio que seja a fotometria e posicionamento de luz.
Parece que você está com a luz à esquerda e sobre os objetos.
A posição, ângulo e cor do motivo alteram a relação de luz à frente dos objetos.
No geral há excesso de luz sobre os produtos (perceba que há um "véu" esbranquiçado sobre eles, o que diminui as cores, contrastes e detalhes.
Em contrapartida há pouca luz frontal (rebatida ou de preenchimento).


Abs.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:31:08
So complementando  o que o Daniel (?) disse, compensar para +2EV se voce quiser o fundo igual da ultima foto, mais estourado. Digo isso pois achei que o fundo da primeira combinou bem com o sapato branco :).
É verdade, esqueci de mencionar que me referia ao resultado da terceira foto. De qualquer maneira o princípio é o mesmo, bastaria usar compensações menores para obter os resultados das outras duas :)

[]s,
Daniel
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:35:10
Como é q este teu "estudio caseiro"??
Vc tá usando luz continua, flash, luz do sol?
Fique-se na luz primeiro, depois vc tenta raciocinar pelo objeto.....

Me parece, q vc quer manter um padrão, certo?!
Então use padrões!
A MESMA iluminação, a MESMA comfiguração de camera....


apartir do momento q vc conseguiu deixar a luz certinha, vc pensa pelo objeto....



e assim, logo logo vc vai intender q fotografar algo branco é bem diferente de fotografar algo escuro...
Tipo, o sapato branco reflete a luz pro fundo, o sapato preto não o faz. Então, não é de se admirar q a foto com o sapato preto teha ficado mais escura, intende?

Agora, no final, no frigir do ovos, é importante q vc faça a ilumiação para cada sapato, mesmo q vc queira o mesmo resultado... A iluminação será diferente para vc conseguir o mesmo resultado, sacou?!
Só q assim, não se preocupe, fotografar sapato é uma das coisas mais difíceis do mundo fotográfico...

Nikon D810