Autor Tópico: Iluminação sem sombra como faço????  (Lida 22219 vezes)

Anderson Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
    • http://www.fotolog.net/badaladoaju
Online: 24 de Janeiro de 2006, 09:34:26
Bom sou muito novo em fotografia mesmo...gosto faz muito tempo mas comecei a pensar em fotografia com profissionalismo a 6 meses mas so a 1 mes comecei a por em prática meu portfólio adoro trabalhar luz e sombra...e como naum tenho estúdio uso luz contínua 500w 2 refletores e naum gosto de usar flash, mas as vezes quero tirar fotos chapadas e coloco os refletores a 45° do modelo e ao invés de de eliminar a sombra ficam 2 :/ as vezes fica legal dependendo da proposta mas queria tb fazer uma iluminação mais homogênea!

Quem pode me ajudar???? com dicas :thmbup:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 09:36:56 por Anderson Adler »


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 09:52:35
Tb já tentei esse tipo de coisa.
Os melhores resultados eu consegui um plástico colocado na frente do refletor. Tem que manter uma certa distância para não derreter.

Esse plastico eu peguei de uma sacola de shopping mesmo, é tipo aquelas curtinas de banheiro, sabe? Se não me engano o nome do plástico é lisolene. Dá uma olhada nesse artigo que vai ajudar bastante vc.


Abraço,
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


charlesdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2006, 10:44:41
Deixa eu te dar uma dica prática e fácil de usar ... arrume dois lençois brancos de algodão de tecido mais grosso e dependure como cortina a 60 graus do assunto e posicione tuas halógenas a 1,5 metros do lençol em potência máxima ... pronto,  a luz será difundida e adeus sombras.

 
T+

  Charles Dias

***************************************************
Veja a NOVA EDIÇÃO do www.loucoporfotografia.net, revista online de fotografia.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2006, 17:51:07
Cara, é só ir em qualquer loja de iluminação, que venda gelatinas e etc, e peça um difusor. Pronto.

Esse negócio de ficar adaptando e correndo risco de botar fogo no estúdio não é comigo.

Esse tipo de iluminação que alguns chamam de "branco no branco" pode ser feita com uma diferença menor da luz principal para a de preenchimento. Quanto mais forte for a luz de preenchimento, mas lavada fica a imagem, mas não deixe as duas iguais, pois a fotografia precisa de volume (ou seja, sombras), então é preciso que uma fonte seja levemente mais fraca. Use o difusor para isso.

 


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2006, 20:11:03
Hoje mesmo vi aqui em PoA para vender um tripé para luz de 1,80 por R$ 45. Me deu vontade de monstar um estudio tabajara em casa. Daí passei numa loja de iluminação e vi um refletor mais lâmpada 500w por R$ 60.

R$ 90 (tripés) + R$ 120 (luz) = R$ 210 dá para começar a brincar.

Danilo, nem sabia que existia difusor de luz contínua para vender :doh: E essa tua dica de uma luz ser mais forte que a outra foi valioza.

Se vcs tiverem mais dicas de como usar um estúdio assim em casa, tanto eu como o Anderson ficaríamos muito felizes. Fiquei pensando em colocar uma luz de cabelo, mas dái vem a história de "cozinhar" a(o) modelo.

 

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2006, 00:36:01
Trabalhei tempo com duas tochas, como você disse...
O que eu fazia era deixar uma de cada lado, uma mais alta, e outra mais baixa, valorizando a volume sem deixar sombras duras...

Como difusor, eu usava papel vegetal preso na frente, a uma certa distância do refletor...  

O resultado não é dos melhores, flashes são bem melhores... Mas as tochas quebraram um galhão...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Anderson Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
    • http://www.fotolog.net/badaladoaju
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2006, 10:23:22
hehehe valeu  mesmo pelas dicas por enquanto nao posso e nem quero usar flash os hj vou tentar fazer usar algumas dicas mas quem tiver mais pode mandar ;) !

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2006, 10:59:05
Citar
Hoje mesmo vi aqui em PoA para vender um tripé para luz de 1,80 por R$ 45. Me deu vontade de monstar um estudio tabajara em casa. Daí passei numa loja de iluminação e vi um refletor mais lâmpada 500w por R$ 60.

R$ 90 (tripés) + R$ 120 (luz) = R$ 210 dá para começar a brincar.

Danilo, nem sabia que existia difusor de luz contínua para vender :doh: E essa tua dica de uma luz ser mais forte que a outra foi valioza.

Se vcs tiverem mais dicas de como usar um estúdio assim em casa, tanto eu como o Anderson ficaríamos muito felizes. Fiquei pensando em colocar uma luz de cabelo, mas dái vem a história de "cozinhar" a(o) modelo.
Sim, tem. Eu uso ele bem na frente da lente de um fresnel de 1000w durante horas e o máximo que acontece é ele ficar um pouquinho queimado, escuro. :)

Eu já fiz esse teu esquema, é interessante. Eu consegui por menos de 30 reais refletor + lâmpada, dá uma procurada melhor porque esses preços variam muito de elétrica para elétrica.

Mas esquenta DEMAIS. É legal para aprender um pouco sobre a luz, ou para fazer still. Agora fotografar modelos com um desses já é um "inferno", imagina com os 4 pontos tradicionais.  :heat:

Eu tenho um aqui de 500w, estou pensando em fazer outro de 300w, mas só para fazer still. Gente é difícil, só se tu tiver um ar-condicionado bemmm potente. :)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2006, 10:59:35 por Danilo »


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:59:05
Olhem esse site http://www.irphotoschool.com/lessons/e10an...e10angelaIn.php

E depois no menu da esquerda tem as Other Lessons

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2006, 01:40:33
posiciona o assunto a ser fotografado um pouco mais pra frente, longe do fundo atras..
=)