Autor Tópico: Prática comum – troca de lentes.  (Lida 4442 vezes)

Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Online: 21 de Fevereiro de 2011, 14:21:27
Olá amigos,

Recentemente comprei uma Canon XS e estou começando a aprender a fotografar, já conheço bem o básico da fotografia porém estou sentindo um diferença enorme na pratica fotográfica com a câmera reflex, pois sempre tive câmeras prosumer. Recentemente fui tirar umas fotos aqui no Zoológico de Curitiba e consegui emprestada uma lente (90-300mm) de um amigo. Como foi a primeira vez que sai tirar foto carregando duas lentes (28-55 e a 90-300), tive dificuldades no manuseio das lentes e num momento de descuido até deixei cair uma no chão... =(  que por sorte foi a minha lente...

Bom, gostaria de saber da experiência de vocês, se ficar trocando de lentes durante uma sessão fotográfica em campo é uma pratica comum, e quais cuidados em geral vocês recomendam, fiquei preocupado em deixar exposto o espelho da câmera e talvez a pressa de trocar as lentes tenha sido um dos motivos que levaram ao descuido de derrubar a lente.

Estou perguntando isso por tenho interesse em comprar uma lente nova, uma 18-270 da tamron por exemplo esta fora de meu orçamento, pensei em comprar uma 55-250 da Canon porém fica a questão de ter de ficar trocando de lentes, que não sei até que ponto chega ser ruim.

Desde já agradeço!


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 14:27:57
bem.. cada um deve ter sua própria experiencia, mas a minha é a seguinte: DEFINA previamente seu "assignment" (objetivo, lugar, horário, etc) e escolha UMA lente que atenda a tal objetivo. Por exemplo, se vai fotografar paisagens é besteira levar uma lente de 300mm quando uma wide é mais útil; já se vai fotografar retratos SEM ambientação, uma "portrait" (90~135mm) irá bem. Com isso evita-se o transtôrno que vc mencionou - e o (eventual) prejuizo. Mas se pretende fazer experimentação de um lugar qualquer com várias lentes, então:

uma bolsa com "boca" larga para as lentes - tipo bolsa pra nenê, com forro e enchimento. SENTE-SE em um lugar tranquilo, a camara SEMPRE na correia de pescoço e REMOVA uma lente ANTES de pegar a outra. Tenha à mão uma "pera sopradora" para eventualmente remover o pó do espelho/lente.

e pronto. Simples, não?
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:05:42
- Cara tem de ter muito cuidado mesmo... Especialmente em dias com vento forte ou chuva...

- Eu geralmente saio com uma tele Objetiva e uma grande angular, assim sempre estou pronto p/qualquer coisa... Lógico como o "Irado" falou, é sempre bom ter em mente oq vc vai fotografar... Coisas úteis p/se ter sempre dentro da mochila... Pincel ( caso de pó ou areia ) Flanelinha (limpa) um pincel de blush (nunca usado é claro (((risos))) ) para caso caia sujeira no espelho, eu tbm sempre tenho comigo muitas sacolas plasticas e durex em caso de virada de tempo ajuda muito caso tenha de continuar a fotografar ou mesmo guardar o equipo e no mais é estar prestando atenção na hora de trocar as lentes, troca com calma.

- Fico muito espantado quando estou fotografando eventos automobilisticos, a grande maioria dos fotografos não esta nem aí p/equipos, lente pelo chão, ou destapada, gente usando lente sem filtro, ja fiquei vendo p/quase meia hora uma 600mm F/4Canon sem a tampa de trás e na grama (levemente molhada). Eu sou até exagerado com os cuidados c/meu equipo, ex: Tenho uma D60 a 3anos 32mil clicks e ela esta com aspecto de Zero, nem um arranhão, nem uma marca no corpo e nunca levou nem um tombo...

Abração!!!


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:26:57
Pois é “Irado” é bem simples mesmo, são essas dicas que simples que fazem toda a diferença quando a gente não tem experiência.

Então eu ainda não tenho duas lentes, mas minha necessidade é semelhante a do “fotocom” quando vou viajar gosto de tirar fotos da natureza, em alguns momentos gosto de tirar fotos dos pássaros ou outros detalhes e em outros momentos gosto de tirar fotos da paisagem. Sair com um objetivo específico para utilizar uma lente só seria o ideal.

Putz, uma lente dessas que você (Fotcom) citou deve custar uma fortuna não? É de ficar injuriado os cara não cuidar das coisas... Eu também gosto de cuidar bastante da câmera e fiquei bem bravo quando minha lente caiu no chão.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:31:12
Desligue acam. Aponte a cam para baixo. Destrave e retire a lente. Coloque a próxima da mesma forma (com a cam virada para baixo). Religue a cam. è sempre bom ter setado a limpeza do sensor automática quando ligar a cam. Assim, eventuais sujeiras que tenham entrado serão de imediato expelida do filtro passa-baixa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 17:58:54
- Então brother a lente q eu comentei é esta http://www.bhphotovideo.com/c/product/186153-USA/Canon_2534A002_Telephoto_EF_600mm_f_4_0L.html

Quem pode pode... Deixar uma assim "branquinha" jogada não chão com a tampa traseira aberta e sobre a relva molhada... Não é para qualquer um não... Só da para perdoar pq era uma Canon, se fosse uma Nikkon o cara deveria ser condenado a cadeira eletrica... (((Risos))))


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 21:35:09
- Cara tem de ter muito cuidado mesmo... Especialmente em dias com vento forte ou chuva...

- Eu geralmente saio com uma tele Objetiva e uma grande angular, assim sempre estou pronto p/qualquer coisa... Lógico como o "Irado" falou, é sempre bom ter em mente oq vc vai fotografar... Coisas úteis p/se ter sempre dentro da mochila... Pincel ( caso de pó ou areia ) Flanelinha (limpa) um pincel de blush (nunca usado é claro (((risos))) ) para caso caia sujeira no espelho, eu tbm sempre tenho comigo muitas sacolas plasticas e durex em caso de virada de tempo ajuda muito caso tenha de continuar a fotografar ou mesmo guardar o equipo e no mais é estar prestando atenção na hora de trocar as lentes, troca com calma.

- Fico muito espantado quando estou fotografando eventos automobilisticos, a grande maioria dos fotografos não esta nem aí p/equipos, lente pelo chão, ou destapada, gente usando lente sem filtro, ja fiquei vendo p/quase meia hora uma 600mm F/4Canon sem a tampa de trás e na grama (levemente molhada). Eu sou até exagerado com os cuidados c/meu equipo, ex: Tenho uma D60 a 3anos 32mil clicks e ela esta com aspecto de Zero, nem um arranhão, nem uma marca no corpo e nunca levou nem um tombo...

Abração!!!

Quando quem paga o equipamento e o jornal ou a editora da revista,
a peaozada nao esta nem ai, tal vez seja por raiva de nao poder comprar a ferramenta de trabalho.
Ja vi em rally, no meio do poeirao, os fotografos andando com os corpos sem tampa, na boa, logico, nao sao deles,
em fim cada um faz o que sabe.
abs.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 23:52:55
Costumo usar esta técnica:

http://www.youtube.com/watch?v=PiWctOW5p6A

Depois que se pega o jeito, é fácil e rápido, minimizando a exposição do interior da câmera.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 08:53:44

“Fotocom”
Caraca, muuito cara mesmo essa lente da pra comprar um carro ehehhe. É tem gente que não da muito valor pras coisas quando tem grana ou quando o equipo é dos outros é uma pena mesmo.

“DMZamora” Obrigado pelo link, estou curioso para verificar, aqui no trabalho não consigo abrir youtube, mas a noite vou ver.


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 20:55:15

"DMZamo" cara, acabei de ver o video. Bem legal mesmo, não sabia que tinha esse tipo de videos no youtube =) Visualizei mais um que achei interessante também, da uma olhada

http://www.youtube.com/watch?v=XoNAw3zn-nY&feature=related

Abraço e obrigado a todos pelas dicas datas até agora



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 21:45:17
"DMZamo" cara, acabei de ver o video. Bem legal mesmo, não sabia que tinha esse tipo de videos no youtube =) Visualizei mais um que achei interessante também, da uma olhada

http://www.youtube.com/watch?v=XoNAw3zn-nY&feature=related

Abraço e obrigado a todos pelas dicas datas até agora



rsrsrs... Daqui a pouco vão criar concurso de troca de lente mais rápida do planeta e colocar o vencedor no Guinness.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


gust.fischer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 17:55:47
realmente a troca de lentes em campo é dificil e perigos...
Vc já percebeu que esse fotografos "alto nivel" tem um corpo para cada lente... assim eles nao ficam trocando toda hora...

como o amigo já disse é mais facil definir o que vc vai fotografar onde e quando e defina uma lente boa para isso!!!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 17:59:07
realmente a troca de lentes em campo é dificil e perigos...
Vc já percebeu que esse fotografos "alto nivel" tem um corpo para cada lente... assim eles nao ficam trocando toda hora...

como o amigo já disse é mais facil definir o que vc vai fotografar onde e quando e defina uma lente boa para isso!!!

Sim, mas neste caso eles não o fazem por segurança, e sim por agilidade, poderiam perder um momento chave trocando lentes a toda hora :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 22:16:55

Estou perguntando isso por tenho interesse em comprar uma lente nova, uma 18-270 da tamron por exemplo esta fora de meu orçamento, pensei em comprar uma 55-250 da Canon porém fica a questão de ter de ficar trocando de lentes, que não sei até que ponto chega ser ruim.

Lentes com grande ranger tem pouca qualidade de imagem e tambem pouca luminozidade, exeto as da serie L, que são muito caras.
Melhor seria voce comprar duas lentes. Uma 18-55 ou 18-70 e uma 70-200mm.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 22:25:59
Lentes com grande ranger tem pouca qualidade de imagem e tambem pouca luminozidade, exeto as da serie L, que são muito caras.
Melhor seria voce comprar duas lentes. Uma 18-55 ou 18-70 e uma 70-200mm.


A Canon 55-250 é praticamente uma exceção à regra. A qualidade de imagem é muito boa para uma lente "barata", de forma que ela vale cada centavo investido.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!