Autor Tópico: Radio Flash + 2ª Cortina (?)  (Lida 5406 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Online: 22 de Fevereiro de 2011, 10:47:26
Tenho uma Canon T1i e um Canon 430EXII e comprei um kit radio flash ching-ling para operar o flash fora da câmera. Funcionou perfeitamente, maravilha. Só não consegui pensar num "macete" para o flash em segunda cortina com esse conjunto. No sistema Canon a instrução de 2ª cortina é dada no próprio 430 que quando acionado pelo radio flash desconhece a velocidade do obturador e dispara na 1ª cortina.

Alguém tem alguma idéia?

Abraços!


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 20:35:27
a 2ª cortina não vai funcionar , talvez só com radioflash TTL, essa que voce tem é somente manual


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 23:21:08
Sim, Lee. Os ching-ling são somente manuais.

O jeito é acionar manualmente o flash com o botão de disparo do transmissor perto do final da exposição...

Obrigado!


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 15:30:02
Sim, Lee. Os ching-ling são somente manuais.

O jeito é acionar manualmente o flash com o botão de disparo do transmissor perto do final da exposição...

Obrigado!

Opa,DonDon, blz? Qual a marca do xingling que vc comprou? todos os xing lings são manuais? Nossa , tava de olho em um da Yongnuo rf602, mas nele diz q tem ttl. vlew


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 16:51:51
Footer, o ching-ling que comprei nem marca tem. rs

Foi esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171218807-lancamento-radio-flash-wireless-para-flash-e-estudio-_JM

Nas minhas buscas eu não achei nenhum que prometesse funcionar em TTL, mas há de existir!

Abraço.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 17:20:32
Footer, o ching-ling que comprei nem marca tem. rs

Foi esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171218807-lancamento-radio-flash-wireless-para-flash-e-estudio-_JM

Nas minhas buscas eu não achei nenhum que prometesse funcionar em TTL, mas há de existir!

Abraço.

E existem, mas custam para lá de mil reais ;)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172240428-pocket-wizard-radio-trigger-cmera-e-flash-_JM

[]s,
Daniel


Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 17:33:09
É, seu custam pra lá de mil reais aí é melhor investir no próprio sistema Canon que controla os 580 e 430 em ETTL, apesar do alcance limitado.



Abraço!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 17:45:23
O sistema proprietário é via IR e não é tão eficiente quanto os radios, principalmente a luz do dia. Na realidade, tanto a 7D quanto a 60D e a nova T3i já tem um ST-E2 como o da foto incorporado, funcionando através do pop-up.

Já existem radios TTL xing-ling. Se funcionam ou não não sei, em outro fórum um usuário diz que comprou e está bem satisfeito.



O link está aqui, http://www.dealextreme.com/p/tr-332-0-9-lcd-wireless-flashgun-e-ttl-ii-trigger-for-canon-eos-dslr-35891, 150 obamas no DealExtreme


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 17:47:14
Footer, o ching-ling que comprei nem marca tem. rs

Foi esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171218807-lancamento-radio-flash-wireless-para-flash-e-estudio-_JM

Nas minhas buscas eu não achei nenhum que prometesse funcionar em TTL, mas há de existir!

Abraço.

Poxa, legal Dondon. O shutter speed dele é de 1/500 até mais veloz, achei o site desse fabricante ching-ling q citei, creio q me enganei sobre o ttl, é apenas o flash deles q possuem ttl. ( http://www.hkyongnuo.com/e-detail.php?ID=255 ) , mas de leve dei uma olhada no manual, não tenho certeza, mas c conectar cabo ttl no transmissor funciona, creio q é interessante para 2 ou 3 flashes, mas, para um apenas se for com o ponto de disparo bem distante do flash se não o cabo jah resolve. ( posso estar enganado, pois não li direito apenas vi as imagens do manual. ( http://www.yongnuoebay.com/sm/rf6022.jpg ) e ( http://www.yongnuoebay.com/sm/rf6021.jpg ). talvez funcione no que vc comprou tambem.

abraço


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 17:51:11
E existem, mas custam para lá de mil reais ;)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172240428-pocket-wizard-radio-trigger-cmera-e-flash-_JM

[]s,
Daniel



Eita, como disse Dondon, 1400,00 vou de ST02, hihihihih.



« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 17:51:33 por footer »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 18:03:26
O ching-ling funciona bem sim, Alexandre. Até agora nenhuma falha ou comportamento inesperado. Só fiquei meio "chateado" quando percebi a impossibilidade da 2ª cortina. Mas para um trabalho mais sério e severo, em estúdio ou externas longas, deve ser melhor comprar um sistema confiável. Para mim o ching vai bem, tenho tempo pra ajustar e medir a luz (não preciso de TTL) e faço poucos disparos, além de ter outras chances sem dor de cabeça de repetir as fotos.

Footer, pelo pouco que li sobre esse que você citou, realmente parece ser TTL pros flash's da mesma marca. Mas para o que eu comprei acho que não tem milagre nem via cabo em TTL, passou pelo receptor perdeu a informação, mesmo pq ele não tem os contatos para todos os pinos, só o central (tanto no transmissor quanto no receptor*).

O legal desse ching é que ele funcionou em todos os meus equipamentos (analógicas antigas, Lomos, Fuji, Canon, flash Canon e flash Lomo)!

Abraço.

*enganei-me, o receptor tem o pino central e mais quatro contatos em formação quadrada.  :ponder:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 18:06:48 por dondon »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 18:10:07
Dondon, não tenho bem certeza, mas acho que a informação do disparo na segunda cortina é de responsabilidade da camera. Pensando de uma forma simples, é a camera que informa ao flash ou transmissor quando ele deve disparar. E se é logo depois que o obturador abre ou logo antes dele fechar, só quem tem essa informação é a camera.

Nos flash's dedicados, é possível configurar isso no flash porque eles conversam com a camera. Tanto que se vc configurar a segunda cortina no 430EX por exemplo, e for olhar o menu da camera, na parte do flash externo aparecerá que ele está configurado em segunda cortina. Se mudar no flash, muda na camera também, ou seja, o flash apenas informou a camera como ela deve proceder.

Portanto para a camera poder enviar o sinal de disparo do flash antes do fechamento do obturador, ela tem que entender que tem um flash dedicado conectado, o que não acontece com os radioflash's e nem com alguns modelos de flash's mais simples.

A pesquisar...


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 18:17:45
Dondon, não tenho bem certeza, mas acho que a informação do disparo na segunda cortina é de responsabilidade da camera. Pensando de uma forma simples, é a camera que informa ao flash ou transmissor quando ele deve disparar. E se é logo depois que o obturador abre ou logo antes dele fechar, só quem tem essa informação é a camera.

Nos flash's dedicados, é possível configurar isso no flash porque eles conversam com a camera. Tanto que se vc configurar a segunda cortina no 430EX por exemplo, e for olhar o menu da camera, na parte do flash externo aparecerá que ele está configurado em segunda cortina. Se mudar no flash, muda na camera também, ou seja, o flash apenas informou a camera como ela deve proceder.

Portanto para a camera poder enviar o sinal de disparo do flash antes do fechamento do obturador, ela tem que entender que tem um flash dedicado conectado, o que não acontece com os radioflash's e nem com alguns modelos de flash's mais simples.

A pesquisar...



Isso mesmo, Alexandre. A T1i bloqueia todo e qualquer controle de flash externo quando não reconhece o dispositivo conectado como "compatível" e a instrução de 2ª cortina entra nesse balaio. É uma "limitação" chata, que até podia ser evitada se a Canon abrisse esse controle independente da compatibilidade do dispositivo, já que a instrução para disparo em segunda cortina é apenas um sinal elétrico, não carrega informação digital alguma. Bastaria a câmera enviar o sinal elétrico na segunda cortina e não na primeira.

Enfim, nada que inviabilize nenhum uso em nenhuma situação.

Abraço!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 18:18:36 por dondon »


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2011, 16:58:01
O sistema proprietário é via IR e não é tão eficiente quanto os radios, principalmente a luz do dia. Na realidade, tanto a 7D quanto a 60D e a nova T3i já tem um ST-E2 como o da foto incorporado, funcionando através do pop-up.

Já existem radios TTL xing-ling. Se funcionam ou não não sei, em outro fórum um usuário diz que comprou e está bem satisfeito.



O link está aqui, http://www.dealextreme.com/p/tr-332-0-9-lcd-wireless-flashgun-e-ttl-ii-trigger-for-canon-eos-dslr-35891, 150 obamas no DealExtreme



Boa tarde, AlexandreS, vc já comprou algo nessa Deal extreme? fikei interessadissimo nesse chingling, heheheheh
vlew


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2011, 17:01:21
Boa tarde, AlexandreS, vc já comprou algo nessa Deal extreme? fikei interessadissimo nesse chingling, heheheheh
vlew
Pode comprar sem medo, às vezes demora um pouco (30-40 dias) mas chega.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!