Autor Tópico: Teste em HDR  (Lida 4683 vezes)

marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:34:45
Andei lendo um pouco a respeito de fotos em HDR e resolvi fazer alguns experimentos,
gostaria da opnião do companheiros do forum a respeito do assunto e das composições.

Criticas e sugestões, como sempre, serão bem vindas!!! Ótima Quarta a todos (as)

001

002

003
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:40:28 por marceloluis »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:36:02
eu gostei mais da 2ª...
achei mais natural...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:37:39
Eu nao gostei de nenhum nao.

Marcelo, nao seria "teste"?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:38:01 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:41:00
Eu nao gostei de nenhum nao.

Marcelo, nao seria "teste"?

Uiaaa...já mudei!!!rsrsrsrs


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:42:29
Uiaaa...já mudei!!!rsrsrsrs
:ok:

Esse teste ai eh de HDR em uma so foto, ne?

Ou melhor, o tal de tone mapping.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Xará

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:44:50
eu gosto de HDR. achei a primeira interessante, e a última eu não gostei  .. só que quando começamos a fazer temos que tomar cuidado pois as vezes elas ficam tão irreais que assustam um pouco.. eu tentei fazer algumas mas o meu céu começou a ficar violeta, roxo.. ai eu parei .. ainda não encontrei nenhum tutorial sobre isso que me ensinasse o limite...


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:52:13
Fiz essas no Photomatix...tem uma parara lá de "tone maping" mais eu
usei 3 fotos Spiderman...Acho interessante a técnica, e como particu
larmente já me identifico com fotos "carregadas e contrastadas" me
interessei, falta agorachegar a um bom senso quanto ao uso e quantidade
na fotos, se bem que não é em todas que fica bom!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:55:06
Fiz essas no Photomatix...tem uma parara lá de "tone maping" mais eu
usei 3 fotos Spiderman...Acho interessante a técnica, e como particu
larmente já me identifico com fotos "carregadas e contrastadas" me
interessei, falta agorachegar a um bom senso quanto ao uso e quantidade
na fotos, se bem que não é em todas que fica bom!!!
Marcelo, tira uma duvida minha. Voce usou uma foto com diferentes exposicoes. Eh isso?
Digo isso por causa da segunda foto. Seria impossivel (ou quase :) ) 3 fotos diferentes com o motivo estagnado. 
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:05:23
Marcelo, com todo respeito... Muito forçado todas. A melhor, por apresentar um resultado mais natural foi a 2.
A grandecíssima maioria das fotos ditas HDR's que encontramos nos Flickers da vida são os ditos 'falsos HDR's', e são uma pequena parte do procedimento do HDR (no caso, tone mapping). Na verdade, HDR feito com 1 única foto, nem é HDR nem é 'falso HDR'.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:30:12
Spiderman: Usei sim uma foto com diferentes valoress de exposição, pelo menos é assim
que diz a tecnica, minha maquina faz essas 3 fotos com valores diferentes, mais no caso
destas fotos, elas eram unicas, então editei-as no Photoshop, baixando e aumentando o
valor de exposição pra o coeficiente 2. Agora não sei se no caso de fazer as 3 fotos
no modo existente na minha maquina, se elas faz 3 fotos na sequencia com valores diferentes
ou se faz uma só e altera o valor de exposição das outras 2.

Mr Hyde: com relação ao "forçado", acho que existe trabalhos exelentes e que me chamaram
a atenção na internet, acho que existe técnicas e técnicas...tem um amigo meu que considero
o melhor fotografo não profissonal que conheço, ele trata a maioria das fotos que faz em HDR,
mais só para dar uma qualidade maior nas fotos, as vezes nem parece que utilizou essa técnica:
http://www.flickr.com/photos/parisiphoto/sets/72157603823071901/

Mais exixtem trabalhos, como falei no inicio...que ficam lindos bem "forçado" como vc disse,
eu prefiro o termo "carregado" e acho que é uma questão de gosto, estilo e necessidade...da uma
conferida nessa busca do google: http://www.google.com.br/images?q=fotos+HDR&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=GWhmTbjBEcmTtwfVvrjmAw&ved=0CCcQsAQ&biw=1176&bih=584




Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:36:27
Não entendo muito de HDR,mas a segunda eu gostei,as outras ficaram meio forçadas.
Abs


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 16:26:32
A 2 ficou bacana, as outras não estão legais não. Acabou com a foto
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 17:00:00
Bom primeiro falando da foto:

Gostei da 2 e só :D . Foi o que ficou mais agradável aos olhos, as outras não. Não dá para considerar HDR com uma foto só. Isso já deu pano pra manga aqui já :D


Bom... sinceridade a parte, nesses últimos meses o que aparece de HDR por aqui no fórum descepciona. IMHO, ou você "tece" um HDR surreal ou abrilhanta a sua foto com contrastes suaves, sem estouros, perfeitamente fotometrados e sempre de uma harmonia de tons perfeita, alias, tudo isso só em HDR mesmo, mas aí vem o pessoal empolgado com testes e deturpa muito a técnica, inclusive aplicando em fotos a torto e a direita sem pensar se a foto pede isso ou não, e caso seja teste, eu acho que seria melhor pensar na foto primeiro, clicar, e depois aplicar a técnica, nem todas as fotos que temos nos nossos PCs vão melhorar com HDR, pelo contrário, muitas delas serão estragadas. Acho que falta um pouco mais de senso da galera.


Marcelo, isso não é pessoal não tá cara, é mais um lapso de siceridade mesmo, pois acho que no nosso fórum tá precisando um pouco. :ok:

Abraço e bons testes!


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 17:29:32
Bom primeiro falando da foto:

Gostei da 2 e só :D . Foi o que ficou mais agradável aos olhos, as outras não. Não dá para considerar HDR com uma foto só. Isso já deu pano pra manga aqui já :D


Bom... sinceridade a parte, nesses últimos meses o que aparece de HDR por aqui no fórum descepciona. IMHO, ou você "tece" um HDR surreal ou abrilhanta a sua foto com contrastes suaves, sem estouros, perfeitamente fotometrados e sempre de uma harmonia de tons perfeita, alias, tudo isso só em HDR mesmo, mas aí vem o pessoal empolgado com testes e deturpa muito a técnica, inclusive aplicando em fotos a torto e a direita sem pensar se a foto pede isso ou não, e caso seja teste, eu acho que seria melhor pensar na foto primeiro, clicar, e depois aplicar a técnica, nem todas as fotos que temos nos nossos PCs vão melhorar com HDR, pelo contrário, muitas delas serão estragadas. Acho que falta um pouco mais de senso da galera.


Marcelo, isso não é pessoal não tá cara, é mais um lapso de siceridade mesmo, pois acho que no nosso fórum tá precisando um pouco. :ok:

Abraço e bons testes!

Concordo em partes Jacson, pois só se aprende errando.
A pessoa que está tentando fazer uma coisa nova não sabe como faz ao certo, e as vezes muitos materiais na net são horríveis para ensinar. Muito provável que não consiga um resultado satisfatório, mas eu acho válido sim a tentativa e a coragem de postar, pois as pessoas que já tem experiência com o assunto e gostam de ajudar, vão dar as dicas para que seja aprimorado, melhorado. É assim que se aprende. Agora se a gente intimida a pessoa a postar porque está ruim, dificulta o aprendizado.

Eu nunca fiz HDR, só li algo sobre, dei dicas, que talvez nem sei se funcione para um outro colega em outro tópico. Fiz o meu pelo o que eu aprendi, mas não sei se está bom, nunca fiz. Portanto para que alguem me dê uma luz o lugar mais conveniente para postar é aqui, pois sei que vou ter opniões de várias pessoas conhece o assunto ou pelo menos tem noção de fotografia para saber se está bom ou ruim.

Marcelão continua postando, eu tbm to tentando fazer e postei 2 no tópico do Gui.

Grande abraço a todos!

Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 18:13:18
Bom, como o proprio titulo do post sugere, as fotos que postei, foram
uma 1ª tentetiva de fazer HDR, tenho plena conciencia de que tenho que
me aprofundar mais no assunto, para isto, vou continuar buscando mais
informações e realizando mais "testes" pois só assim é que chegamos num
denominador comum, se bem que isto é meio que "abstrato" na arte da
fotografia pois cada um tem um gosto e uma maneira de absorver as
informações contidas nas fotos que são postadas aqui.

Vou reforçar o convite para os que estão participando desta dicussão,
para darem uma visualizada nesse flickr de um amigo meu, que como falei
em uma resposta acima, é um ótimo fotografo "amador" e faz HDR's muito
legais, pelo menos na minha opnião: http://www.flickr.com/photos/parisiphoto/sets/72157603823071901/

E insisto tambem para que analizem os HDR's encontrados dessa busca do
google: http://www.google.com.br/images?q=fotos+HDR&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=GWhmTbjBEcmTtwfVvrjmAw&ved=0CCcQsAQ&biw=1176&bih=584

Vc's verão que este segmento de tratamento de fotografia é bem amplo e vai
de uma simples "suavizada" em certas fotos, até um tratamento bem pesado,
chegando quase a "brutalidade" d com a fotografia. A verdade é que embora exista
uma grande diferença nas fotos dos 2 link's, nem por isso elas perdem a sua beleza.

Obs: fico muito contente por alguns de meus post's gerarem discussões amplas e com
a participação de vários membros, ou pelo menos dos mais participativos, entendo
que essa é a razão desse espaço se chamar forum. Acredito que estamos cumprindo o
nosso papel de participantes, que é: discutir as técnicas e duvidas, visando o
aprimoramento da arte fotografica.