Autor Tópico: Teste em HDR  (Lida 4682 vezes)

Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 18:18:13
Marcelo,
HDRs sempre é polemicos aqui, eu adoro isso.  :) Particularmente não consegui visualizar seus HDRs, mas acompanhei toda a conversa e concordo plenamente em chamar de HDR a forma como executou. Uma referencia nacional em Photoshop o Altair Hoppe, descreve em seu ultimo livro publicado que a construção de um HDR é extamente como vc fez, ou seja, utilizou a mesma imagem e alterou a exposição para gerar novas imagens, ou seja, não mudou nada do processo, a não ser pelo fato de não ter dado 3 clics em suas máquina fotografica, pois ela faria a mesma coisa que fez no Photoshop, ou seja, alterar para mais e para menos as exposições.
O link que utilizou para mostrar a técnica são de HDRs com efeito surreal e que EMHO fica muito bacana.

Forte abraço,

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 18:22:27 por alexandre.freires »
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 18:35:49
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 18:51:53
Bom, como o proprio titulo do post sugere, as fotos que postei, foram
uma 1ª tentetiva de fazer HDR, tenho plena conciencia de que tenho que
me aprofundar mais no assunto, para isto, vou continuar buscando mais
informações e realizando mais "testes" pois só assim é que chegamos num
denominador comum, se bem que isto é meio que "abstrato" na arte da
fotografia pois cada um tem um gosto e uma maneira de absorver as
informações contidas nas fotos que são postadas aqui.

Vou reforçar o convite para os que estão participando desta dicussão,
para darem uma visualizada nesse flickr de um amigo meu, que como falei
em uma resposta acima, é um ótimo fotografo "amador" e faz HDR's muito
legais, pelo menos na minha opnião: http://www.flickr.com/photos/parisiphoto/sets/72157603823071901/

E insisto tambem para que analizem os HDR's encontrados dessa busca do
google: http://www.google.com.br/images?q=fotos+HDR&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=GWhmTbjBEcmTtwfVvrjmAw&ved=0CCcQsAQ&biw=1176&bih=584

Vc's verão que este segmento de tratamento de fotografia é bem amplo e vai
de uma simples "suavizada" em certas fotos, até um tratamento bem pesado,
chegando quase a "brutalidade" d com a fotografia. A verdade é que embora exista
uma grande diferença nas fotos dos 2 link's, nem por isso elas perdem a sua beleza.

Obs: fico muito contente por alguns de meus post's gerarem discussões amplas e com
a participação de vários membros, ou pelo menos dos mais participativos, entendo
que essa é a razão desse espaço se chamar forum. Acredito que estamos cumprindo o
nosso papel de participantes, que é: discutir as técnicas e duvidas, visando o
aprimoramento da arte fotografica.

Marcelo, vi os dois links propostos por voce. Os dois tipos sao bastante interessantes. Veja que o HDR mais "pesado" casa bem com uma proposta mais artística. O problema que vejo, eh quando  o fotografo nao sabe o que quer, isto eh, quando a tecnica domina o fotografo e nao o contrario. O que vejo por aqui sao HDR`s "pesados" mal feitos, ou seja, quando a foto pede naturalidade ou com estouros e zonas de sombra bastante acentuadas. Alem de que, a aplicação da tecnica nao elimina a necessidade da foto ser bem planejada e bem tirada. Repito, o que vejo por aqui eh uma maior preocupacao com a aplicacao da tecnica, deixando-se de lado todo o resto. Como exercicio, acho valido. A ideia do forum eh o aprendizado e, neste ponto, concordo contigo e com o Alfredo. Entretanto, mesmo a tecnica sendo bem aplicada (nao eh o que ando vendo por aqui), isso nao faz da foto uma boa foto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 19:39:16
Marcelo, muito obrigado por aceitar minhas palavras sem se chatear, isso mostra que voçê é um forista maduro.

A questão específica do HDR engloba dois fatores:

A Polêmica - é ou não considerado "verdadeiro" o HDR feito com 1 foto só, com uma exposição só?

Senso - isso, senso fotográfico mesmo, olhe novamente as fotos dos dois links e compare-as com as apresentadas aqui nos últimos meses, e não é por equpamento não, sabemos que não, boa parte de um bom HDR está na "mão" , outra no software e no conhecimento que vc tem nele e por último e não menos importante a forma como foi executada a foto. Como disse anteriormente, não são todas as fotos que se obtêm bons resultados com o HDR.

Outro problema, eu não tento ainda um HDR, mal sei fotometrar ainda, como posso obter uma execução limpa, fiel de uma técnica que está tão ligada a princípios básicos da fotografia, se eu ainda não as domino? realmente fica difícil ter o tal "senso" que disse acima.

Alfredo, vc está correto, são testes, somente testes e este é um fórum onde buscamos informação, ajuda, dicas, mas temos que ter uma certa dedicação em estudar e conhecer o assunto proposto antes de sair postanto, entende? Não tenho capacidade que muitos tem aqui, e arrisco dizer que sou  café-com-leite do fórum, mas não exponho todas as minhas dúvidas aqui porque muitas delas são respondidas pelo próprio estudo e com ele vem a questão da auto-crítica válida e construtiva, ou seja, se envolva com os melhores, respire coisa boa, e saberá separar o joio do trigo, no sentido de sua visão fotográfica, não de desmerecimento dos outros, pelo amor de Deus não me entendam mal. Blz?

Abraços a todos!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 19:50:22 por Jacson Goulart »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 19:44:54
Marcelo, muito obrigado por aceitar minhas palavras sem se chatear, isso mostra que voçê é um forista maduro.

A questão específica do HDR engloba dois fatores:

A Polêmica - é ou não considerado "verdadeiro" o HDR feito com 1 foto só, com uma exposição só?

Senso - isso, senso fotográfico mesmo, olhe novamente as fotos dos dois links e compare-as com as apresentadas aqui nos últimos meses, e não é por equpamento não, sabemos que não, boa parte de um bom HDR está na "mão" , outra no software e no conhecimento que vc tem nele e por último e não menos importante a forma como foi executada a foto. Como disse anteriormente, não são todas as fotos que se obtêm bons resultados com o HDR.

Outro problema, eu não tento ainda um HDR, mal sei fotometrar ainda, como posso obter uma execução limpa, fiel de uma técnica q
Jacson se eh HDR ou tone mapping eh apenas uma questao semantica. Nao sei porque tem gente que quer porque quer chamar de HDR. Que diferença isso faz?
Pra mim o que faz diferenca eh se alguem provar que o tone mapping degrada menos a imagem do que a recuperacao de shadows e highlights. Isso sim me interessa!
So que ate agora ninguem me comprovou isso. Acho que vou ter que testar sozinho.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 19:46:52
Terminei o post da pg1. Enviei sem terminar sem querer. :D
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 19:47:12 por Jacson Goulart »


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 20:39:21
Marcelo, muito obrigado por aceitar minhas palavras sem se chatear, isso mostra que voçê é um forista maduro.

A questão específica do HDR engloba dois fatores:

A Polêmica - é ou não considerado "verdadeiro" o HDR feito com 1 foto só, com uma exposição só?

Senso - isso, senso fotográfico mesmo, olhe novamente as fotos dos dois links e compare-as com as apresentadas aqui nos últimos meses, e não é por equpamento não, sabemos que não, boa parte de um bom HDR está na "mão" , outra no software e no conhecimento que vc tem nele e por último e não menos importante a forma como foi executada a foto. Como disse anteriormente, não são todas as fotos que se obtêm bons resultados com o HDR.

Outro problema, eu não tento ainda um HDR, mal sei fotometrar ainda, como posso obter uma execução limpa, fiel de uma técnica que está tão ligada a princípios básicos da fotografia, se eu ainda não as domino? realmente fica difícil ter o tal "senso" que disse acima.

Alfredo, vc está correto, são testes, somente testes e este é um fórum onde buscamos informação, ajuda, dicas, mas temos que ter uma certa dedicação em estudar e conhecer o assunto proposto antes de sair postanto, entende? Não tenho capacidade que muitos tem aqui, e arrisco dizer que sou  café-com-leite do fórum, mas não exponho todas as minhas dúvidas aqui porque muitas delas são respondidas pelo próprio estudo e com ele vem a questão da auto-crítica válida e construtiva, ou seja, se envolva com os melhores, respire coisa boa, e saberá separar o joio do trigo, no sentido de sua visão fotográfica, não de desmerecimento dos outros, pelo amor de Deus não me entendam mal. Blz?

Abraços a todos!

Com certeza Jacson... concordo plenamente. O certo deveria ser assim. Você não pode olhar uma foto HDR e achar q foi feita saturando td oq é coisa, simplesmente pq vc "achou" q foi assim e sair postando. Tem q ter um estudo, procurar saber mais, mas como eu te disse, na internet tem muito lixo, muito tutorial que não tem nada a ver com a forma correta, e como não sabemos ao certo, fazemos os teste e postamos aqui.
No caso do Marcelo, ele até mostrou como pesquisou, como ele fez, e mostrou os resultados. Acho isso uma forma super válida, diferente de "achismos", acha q foi feito assim, faz e posta. Mas mesmo assim, mesmo os achismos, eu acho válido, porque a pessoa vê que fez td errado, porque a galera aqui não papas na lingua e vai meter o pau :)
Mas fica sussa, tenho certeza q ninguém te entendeu mal!

Abraços
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 21:58:02
Acho que o pessoal já falou bastante, ma só complementando uma citação do alexandre
Citar
(...)utilizou a mesma imagem e alterou a exposição para gerar novas imagens, ou seja, não mudou nada do processo, a não ser pelo fato de não ter dado 3 clics em suas máquina fotografica, pois ela faria a mesma coisa que fez no Photoshop, ou seja, alterar para mais e para menos as exposições.

Apesar do processo não ter mudado, faz MUITA diferença no resultado final. Vou pegar um exemplo por mim mesmo.

HDR feito através de 3 exposições (-2EV 0 +2EV)



Foto (0 EV) com os shadows/highlights bem puxados


Dois crops:
HDR


1 foto


HDR (aqui dá para ver o defeito, provavalemente algum vento ou minha tremida)


1 foto



Mesmo meu HDR sendo feito na mão e tendo alguns defeitos, ainda sim é bemm superior a uma foto apenas. Não salvei 3 exposições diferentes para fazer o "fake" HDR, mas o resultado não seria muito diferente disso...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 21:59:29
O imagevenue é meio maluco, se não aparecer, é só ir no link http://img17.imagevenue.com/img.php?image=94700_Untitled_HDR2pqna_122_462lo.jpg e ir clicando em "Next" rs


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 22:43:00
Pedrão,
Eu fiz com 3 exposições tbm, uma eu fiz com a máquina tirando automáticamente entre -2, 0 e +2. A outra eu fiz utilizando o fotometro da maquina. Ai tive que mudar manualmente para -2 0 +1. Todas usando tripe e controle remoto.
Ai eu usei o Photomatix para juntar as fotos.

Que programa vc usa pra criar o HDR?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 22:43:33 por alfredorisk »
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 22:45:31
Pedrão,
Eu fiz com 3 exposições tbm, uma eu fiz com a máquina tirando automáticamente entre -2, 0 e +2. A outra eu fiz utilizando o fotometro da maquina. Ai tive que mudar manualmente para -2 0 +1. Todas usando tripe e controle remoto.
Ai eu usei o Photomatix para juntar as fotos.

Que programa vc usa pra criar o HDR?

Photoshop mesmo  :ok:


Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:11:56
Pedro,
Ficou excelente seu HDR, a qualidade é indiscutível, mas se der uma olhada no site do Abdoabdala.com existem vários HDRs feito apartir de uma única foto, porem feita com exposiçãoes distintas e posso afirmar que os HRDs ali expostos não deixam nada a desejar, estão muito bem feitos. Essa técnica muito me agrada, desde o primeiro dia que vi, porem nao domino nem de perto a técnica de tratamento, mas isso é uma questão de tempo. O importante não é a plicação do HDR em si, mesmo porque o CS5 faz tudo sozinho, vc só indica quais fotos quer juntar, porem o tratamento dado após a junção das exposições é como vc, então a meu ver, o que é um pouco mais complexo é o pós e não a aplicação da técnica.

Forte abraço,


Acho que o pessoal já falou bastante, ma só complementando uma citação do alexandre
Apesar do processo não ter mudado, faz MUITA diferença no resultado final. Vou pegar um exemplo por mim mesmo.

HDR feito através de 3 exposições (-2EV 0 +2EV)



Foto (0 EV) com os shadows/highlights bem puxados


Dois crops:
HDR


1 foto


HDR (aqui dá para ver o defeito, provavalemente algum vento ou minha tremida)


1 foto



Mesmo meu HDR sendo feito na mão e tendo alguns defeitos, ainda sim é bemm superior a uma foto apenas. Não salvei 3 exposições diferentes para fazer o "fake" HDR, mas o resultado não seria muito diferente disso...

Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:29:58
Pedro,
Ficou excelente seu HDR, a qualidade é indiscutível, mas se der uma olhada no site do Abdoabdala.com existem vários HDRs feito apartir de uma única foto, porem feita com exposiçãoes distintas e posso afirmar que os HRDs ali expostos não deixam nada a desejar, estão muito bem feitos. Essa técnica muito me agrada, desde o primeiro dia que vi, porem nao domino nem de perto a técnica de tratamento, mas isso é uma questão de tempo. O importante não é a plicação do HDR em si, mesmo porque o CS5 faz tudo sozinho, vc só indica quais fotos quer juntar, porem o tratamento dado após a junção das exposições é como vc, então a meu ver, o que é um pouco mais complexo é o pós e não a aplicação da técnica.

Forte abraço,

Concordo, Alexandre, mas tone mapping não é HDR (High Dynamic Range) pois há informação nos pixels, só foram feitas alterações para ficarem bem equilibrados. A questão do tratamento é bem importante e o Abdo (e várias outras pessoas) faz isso com maestria, os resultados são muito bons.
Para mim HDR é quando em uma única foto não se conseguirei captar os highlights sem estourar ou os shadows sem informação, então são necessárias duas ou mais exposições para ter um resultado equilibrado.
Se uma cena tem 30EV, por exemplo e uma DSLR consegue captar 12EV, são necessárias pelo menos 3 fotos e uní-las para conseguir um bom resultado.
Se a cena é contrastada mas tem 12EV, com uma foto apenas você consegue fazer o tone mapping e dar outra cara a foto, mas não é um HDR...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:33:23
Pedro,
Ficou excelente seu HDR, a qualidade é indiscutível, mas se der uma olhada no site do Abdoabdala.com existem vários HDRs feito apartir de uma única foto, porem feita com exposiçãoes distintas e posso afirmar que os HRDs ali expostos não deixam nada a desejar, estão muito bem feitos. Essa técnica muito me agrada, desde o primeiro dia que vi, porem nao domino nem de perto a técnica de tratamento, mas isso é uma questão de tempo. O importante não é a plicação do HDR em si, mesmo porque o CS5 faz tudo sozinho, vc só indica quais fotos quer juntar, porem o tratamento dado após a junção das exposições é como vc, então a meu ver, o que é um pouco mais complexo é o pós e não a aplicação da técnica.

Forte abraço,


Falar de defunto da azar. :assobi:

Pedro, teria como voce fazer esse mesmo teste comparando o tone mapping com a recuperacao de shadows e highlights?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:39:35
Falar de defunto da azar. :assobi:

Pedro, teria como voce fazer esse mesmo teste comparando o tone mapping com a recuperacao de shadows e highlights?


E a preguiça? rs
Amanhã eu faço... se quiser posso te mandar o raw por e-mail (se der para anexar rs)