Autor Tópico: filtro  (Lida 1549 vezes)

bsanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 13 de Março de 2011, 21:55:09
Pessoal, fiquei com uma dúvida depois de ler tópicos aqui do fórum e de outros lugares.... Muitas pessoas utilizam o filtro UV para servir de proteção para a lente, outros explicam que colocar um filtro UV para proteção acarreta em prejuízo na imagem, pois a qualidade do vidro dos filtros na maioria das vezes não é muito boa.
Bem, mesmo deixando de lado a qualidade do filtro, usar continuamente um filtro UV também não pode levar a prejuízos na imagem em lugares onde a exposição de UV não é grande (lugares fechados, fotos noturnas...)? Existe algum filtro que possa ser usado exclusivamente para proteção (sem função UV, polarizador....)?
Para finalizar, realmente é significativa a perda de qualidade no uso do filtro de forma continua para proteção? Pergunto isso, pois realmente pretendia usar o filtro para proteger a lente contra quedas, sujeira e principalmente como moro no RJ da inevitável umidade e maresia....


obrigado


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2011, 23:17:19
Sou amador. Sempre usei filtros UV - uso os da Hoya. Mas tomo o cuidado de manter os filtros limpos. No meu caso eles sujam bastante, pois a maioria das minhas fotos são de natureza e muitas vezes tem respingo d´água ou alguma sujeira. Fico imaginando se isso fosse sempre direto na lente... Mesmo na minha compacta tenho um adaptador que permite o uso de UV e/ou polarizador. Para o meu nível de fotografia não vejo diferença na qualidade.

Abs! :ok:
« Última modificação: 13 de Março de 2011, 23:17:57 por maxpedigao »


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2011, 00:22:28
Sinceramente, acho que a diferença de um filtro UV nas fotos é imperceptível para a maioria dos observadores, mesmo os treinados. Tem que ser muito chato pra ficar reclamando disso. rs

Além disso, todo mundo empurra a mão no photoshop mesmo, o filtro UV é o menor dos detalhes. hehehe
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2011, 11:36:39
É que o UV se não ajuda, não atrapalha na qualidade final da imagem. Assim pra quem quer proteger seu patrimônio...vai bem.
Isso é pessoal, eu não uso UV nas minhas objetivas. Acho que produzem mais flare em determinadas situações, ppte no contra luz. Sequer uso tampa (já disse, é uma opção pessoal). Já perdi boas fotos por perder tempo tentando tirar a tampa da objetiva e colocando-a de volta toda vez que faço um click.
Costumo evitar ao máximo expor o elemento frontal da objetiva. Gosto de usar flanela de microfibra e a utilizo sempre que achar necessário. Exponho frequentemente o equipamento à luz do sol brando por 20 a 30 minutos quando não estou em campo trabalhando e sempre fico esperto em lugares com ar condicionado muito forte.
Fotografo muito outdoor (ppte natureza) então estou sempre usando o pola circ de 77 mm da B+W, na minha opinião o melhor filtro que existe hoje no mercado. Não raramente acoplo ao conjunto um graduado de densidade neutra (ND) 4x5 com holder LEE de 0.9 a  1.7 pontos de luz para dramatizar o céu. Desta maneira se eu acoplar ainda o UV vira um trambolho que produz vinheta e deteriora a qualidade do resultado final.
A maioria dos colegas que conheço usa o UV como protetor e o colega acima já falou com propriedade que dos males esse é o menor. É bem capaz mesmo!
Decida então. Um abraço. Ah, antes que eu me esqueça já lesionei o aro frontal de minha 105 macro por ter batido não sei onde e estava sem o filtro de proteção, o que teria amenizado o choque, nada que uma pequena funilaria não resolva, mas até agora nunca risquei meu elemento frontal.
Agora quando guardo a objetiva no estojo coloco sempre as tampas, ppte do elemento posterior cujos danos são muito piores à imagem do que se o risco fosse no frontal. Um abraço.
« Última modificação: 14 de Março de 2011, 11:47:13 por Sato5.6 »


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2011, 11:17:36
Amigo eu uso um Hoya e um Kenko UV, eu se fosse vc tb usaria por uma questão de segurança para lente.
Tem sempre aguma coisa que vem de encontro a lente uma pedra um inseto, ou até mesmo um espirito de porco que gosta de colocar o dedo na sua lente. Bom é mais facil e barato, vc limpar outro trocar o filtro do que a lente não acha?


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2011, 13:18:52
eu uso um kenko... para segurança mesmo... mantenho ele sempre limpo...

como o Carmelo disse... melhor limpar ou trocar o filtro... do que ter problemas com minha querida lente... :D


Anderson Mello

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2011, 18:42:13
Uma humilde sugestão de quem usa filtros permanentemente para proteção (proteção extra, diga-se; já que o parassol faz isso): use o filtro Clear, da Nikon. Eu acho impossível alguém falar que ele interfere na qualidade da foto.


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2011, 23:01:14
Olha no geral vc sempre perde alguma coisa. Parte do principio, que vc vai colocar alguma coisa a mais na frente da lente. Mais cara sinceramente nada que deixe sua foto ruim!!! Procure sempre filtors de marcas conhecidas.


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2011, 23:37:03
Uma dúvida

Quem conhece alguém que tenha perdido alguma objetiva por não estar usando algum filtro?

Eu desconheço.


Abraços
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2011, 01:38:37
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2011, 00:36:37
Olha eu concordo killingbow  vi o tópico e achei bem relevante!!! O seguro morreu de velho!!!