Autor Tópico: Migração de uma prossumer para uma DSLR  (Lida 3017 vezes)

Danilo Fassa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Online: 11 de Janeiro de 2005, 15:44:57
Muito bom dia à todos os colegas de comunidade !

Recentemente (uma semana atrás) troquei minha prossumer (Sony F-828) por uma DSLR (Canon 10D) e durante esse periodo estou passando por uma fase de adaptação ao novo equipamento, durante o qual pude reparar o quão semelhantes ou diferentes os equipamentos são entre si em diversas categorias...

Venho através desse artigo compartilhar com vocês algumas de minhas observações:



-------------------------------------------------------------------------------

MEGAPIXEL

F-828: 8 megapixel

10D: 6.3 megapixel


Uma das primeiras coisas que muitos comentaram comigo logo após a troca de cameras foi porque eu teria trocado a minha 828 por uma 10D, já que ela tem menos megapixel... Realmente não faz diferença... O tamanho da imagem é suficiente para capturar detalhes em qualquer um dos 2 tamanhos... Lógico que a 828 não pode competir com a 10D e seu grande sensor... A quantidade de detalhes capturada pela 10D é imensamente maior... Percebe-se isso facilmente nas fotos da pele humana onde a 10D capta muito melhor a textura.

-------------------------------------------------------------------------------

RIGIDEZ NA CONSTRUÇÃO

F-828: Corpo muito bem construido para a categoria, me parece plenamente capaz de suportar saidas para o campo e para a noite sem que isso ameaçe a intregridade do equipamento. Certamente é bem mais rigida do que a F-717

10D: Logo ao pegá-la pela primeira vez, percebe-se que há uma imensa preocupação com a rigidez.. A camera é perfeitamente sólida, inspira muita confiança na manipulação e parece perfeitamente capaz de suportar fotos externas.

Ambas as cameras estão de parabéns em suas categorias... Parecem muito sólidas e construidas com a preocupação de suportarem fotografias externas muito bem... A 10D é claro parece muito mais solida do que a F-828, mas é outra categoria de camera.

---------------------------------------------------------------------------------

PESO

F-828: 906g com a bateria. Eu tb usava um flash externo F32X que pesava 270g. Peso total do equipamento: 1176g

10D: 875g com bateria, minha lente principal é uma Canon 28-200mm USM que pesa 510g e um flash externo Canon 380EX que pesa 270g. Peso total do equipamento: 1655g

Ao segurar um e outro equipamento, logo fica clara a diferença de peso... A 10D parece mais pesada do que realmente é e um pouco cansativa de se usar nas primeiras vezes... Depois de algum tempo, acostuma-se ao peso do equipamento.

----------------------------------------------------------------------------------

SHUTTER LAG

F-828: Como todas as prossumer, ela tem um pequeno lag entre o pressionar do botão e a captura efetiva da foto... É pequeno, mas é suficiente para ser percebido conscientemente... Talvez atrapalhe um pouco nas fotos de movimento e ação... Para a maioria das fotos não faz diferença.

10D: O Lag é notavelmente mais curto, ao ponto de parecer insignificante...

----------------------------------------------------------------------------------

FOCO MANUAL

F-828: Possui opção de foco manual e também uma função que amplia a imagem EVF no momento de fazer a focalização, tornando mais facil a visualização dos contornos e portanto mais precisa a ação de focar manualmente.

10D: Viewfinder com crop de 95%... O ideal seria 100%, mas essa diferença me parece insignificante e o que você vê no visor parece absolutamente igual à imagem capturada... Possui um assistente de foco manual, a camera emite um bip quando chega-se proximo ao foco ideal, ai cabe ao fotografo fazer o ajuste fino do foco.

Mais uma vez vou lembrar que sao cameras de categorias diferentes. É muito mais facil focar manualmente na 10D do que na F-828, porque naquela usa-se puramente a luz que passa através das lentes (Reflex), enquanto nessa o que se vê é a imagem de um pequeno monitor LCD atrás de uma lente (EVF).

----------------------------------------------------------------------------------

PRIORIDADE DE DISPARO

F-828: Review de aproximadamente 2s após cada foto. Durante esse tempo a camera fica travada e nao faz nada, mesmo que vc pressione o botão disparador.

10D: Review de 2, 4 ou 8s, porém ela tem prioridade para disparo ou seja, a qualquer momento do review, se o botão disparador for pressionado, a camera dispara imediatamente, encerrando o review

Essa foi uma das coisas que mais me agradou na 10D. Não ter que ficar com o equipamento travado durante o tempo do review.

-----------------------------------------------------------------------------------

USB

F-828: USB 2.0

10D: USB 1.1

Essa foi uma das coisas que mais me desagradou na 10D... Já estava bem acostumado com a alta velocidade de transmissão da F-828... A diferença na velocidade de transmissão é muito notável. A solução agora é comprar um leitor de cartões USB 2.0...

-------------------------------------------------------------------------------------

SIMPLICIDADE EM LIDAR COM O FLASH EXTERNO

F-828: Colocar o flash na sapata, pressionar o botão flash e escolher opções (on, off, slow sync)... Em caso de flash manual, escolher no flash a intensidade do disparo.

10D: Colocar o flash na sapata e pronto. Em caso de flash manual, escolher na propria camera os ajuste de compensação de flash.

À priori eu não iria discutir esse topico aqui, mas achei melhor colocar...
Não é que seja dificil lidar com o flash externo na 828, é que fiquei impressionado com a simplicidade dessa operação na 10D. Colocado o flash e ligado, está pronto e no modo de disparo forçado... Se não quiser flash, basta desliga-lo. A camera tem também um modo chamado NO FLASH que impede o disparo do flash, mesmo que ele esteja ligado, mas esse modo nao é pratico... Melhor desligar o flash mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------------

PRE-FLASH

F-828: Flash externo com a tecnologia TTL para medir intensidade

10D: Mesma coisa: Flash externo com a tecnologia TTL para medir intensidade

A Diferença é a seguinte: Na F-828 há um tempo perceptivel entre o pre-flash e o flash... Perceptivel e longo o suficiente para que as pessoas saiam da pose caso nao sejam avisadas que a camera só captura no segundo flash.
Na 10D esse pre-flash acontece apenas poucos milésimos de segundo antes do flash e é imperceptivel... Parece que o flash acende-se uma unica vez.

---------------------------------------------------------------------------------------

LOW PASS FILTER

F-828: Embutido e fixo (impossivel de remover).

10D: Mesma coisa: Embutido e fixo (impossivel de remover).

O Low pass filter tem a função de evitar o moire, fazendo uma refração levemente difusa da luz.
Na 10D esse filtro é visivelmente mais forte do que na F-828... Isso não quer dizer de maneira nenhuma que as imagens da 10D nao sejam nitidas... São nitidas e boas o suficiente para se usar direto da camera, porém se você decidir fazer um pós processamento, aconselho usar um unsharpen mask um pouco mais forte do que o que usaria na 828...

Exemplos:
Unsharpen mask varia muito de uma imagem para outra, mas para começar eu sugiro o seguinte:

Na F-828: Inicio a 70-1-0 e varie + ou - 30 de acordo com a necessidade.
Na 10D: Inicio a 110-1-0 e varie + ou - 50 de acordo com a necessidade.

---------------------------------------------------------------------------------------

UNIDADE DE DISCO X DRIVER DE DISPOSITIVO

F-828: É reconhecida pelo sistema operacional como uma unidade de disco e pode ser acessada diretamente do windows explorer, sem a necessidade de instalação de nenhum driver.

10D: É reconhecida pelo sistema operacional como uma camera ou scanner e necessita que instale-se um driver de dispositivo.

Nenhum comentario sobre isso, é o que era de se esperar mesmo... Meu sistema operacional é o Windows XP Professional com Service Pack 2.
Recomento pegar a versão mais nova do driver da 10D no site da Canon, o que vem no CD está ultrapassado.

----------------------------------------------------------------------------------------

SLAP DO ESPELHO

F-828: Possui um Eletronic Viewfinder (EVF) e portanto nao tem espelho.

10D: Sistema Reflex, possui espelho.

No momento do disparo o espelho precisa sair da frente do sensor. Um motor move o espelho para cima até que ele acerte um batente especificamente desenhado para esse fim, esse impacto do espelho contra o batente é conhecido como SLAP DO ESPELHO (tapa do espelho para quem preferir uma tradução literal do ingles: Mirror slap).

À priori isso me trouxe um certo desconforto, uma vez que a 10D é incapaz de operar no silêncio absoluto (o que a F-828 pode fazer), porem agora eu gosto do barulhinho do slap porque me lembra a boa e velha MZ-50 da pentax [:)] (Alguem teve essa ?)... Quanto ao impacto de fato, é praticamente imperceptivel nas mãos e no olho (que estará encostado no viewfinder no momento do disparo).

-----------------------------------------------------------------------------------------

CARGA DA BATERIA

F-828: Bateria Sony NP-FM50 7.2 Volts, 1180 mAh, Ions de Litio. Possui um microprocessador interno que calcula precisamente o tempo restante de bateria baseado no consumo atual, funciona realmente [:)]

10D: Bateria Canon BP-511 7.4 Volts, 1100 mAh, Ions de Litio.

Ambas as baterias sao muito semelhantes em carga armazenada... Achei uma pena que o indicador de bateria da 10D tenha somente 2 estagios (full e low)...

Na 828 a bateria é recarregada dentro da camera em aproximadamente 150 minutos

Na 10D a bateria é recarregada em um recarregador externo em aproximadamente 90 minutos.

------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, é isso...
Espero tenha tenha sido uma leitura útil ou pelo menos interessante...

Como sempre, comentários e dúvidas são muito bem vindos e os reponderei sempre que possível !


 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2005, 15:55:12
Olá cara ... com certeza deu pra conhecer um mais sobre as cameras .. nada como uma analise de um usuario para tal informação ...

valeu aí por acreditar no forum e passar as informaçoes pra galera ...

T+

 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2005, 18:37:08
Muito legal a comparação, quem sabe um dia eu compro uma dessas!  :)

Só achei estranho esse negócio do review na F828, até minha A60 se apertar o botão do shutter enquanto tá no review ela dispara, fora que dá pra desligar o review completamente.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2005, 18:38:15 por Ricardo Smania »
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2005, 19:59:39
Vou aproveitar e dar a minha contribuição.
Recentemente comprei uma Canon 300D e os pontos que mais achei importantes, além dos já citados pelo Danilo.
ISO - a capacidade de usar ISO 1600 e com o hack de firmware 3200 com um nível de ruído aceitável que dá para corrigir com software.
Esta foto foi tirada com ISO 1600 e corrigida com o Neat Image, porque estava com pouca luz e foi feita com uma teleobjetiva longa, então aumentando o ISO dá para usar uma velocidade alta para não tremer.

Este tipo de ajuste é impensável em uma compacta e compensa as lentes mais claras.
Auto-focus - mais rápido que a enorme maioria das compactas e se usar lente USM então...
Viewfinder - mesmo não sendo como as de filme a imagem é clara e dá para fazer foco manual na boa.
Peso - isto pode entrar no lado das desvantagens, mas o fato da camera ser mais pesada com a lente e a bateria faz com que voce estabilize bem na mão para compar a foto, dá mais "pegada".
Desvantagem. Poeira no sensor. Isto é um fato da vida das DSRL que voce tem que aprender a conviver, assim como a velhice ou problema de próstata. Um dia voce vai ter.
Acho que usando uma DSLR aumenta o prazer de fotografar, mas isto é muito subjetivo. Fora que não tenho coragem de sair por aqui no Rio com a camera dando bobeira, em vários lugares prefiro a compacta.

 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2005, 20:01:45
aí Paulo .. legal as cores na foto ...

lindona ...


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2005, 20:11:32
Valeu, Mateus.
Adoro fotos de natureza e com a máquina nova,  usando o fator de crop da 300d e com uma lente 75-300mm, vou ver se consigo umas fotos boas.

Esta aqui foi em ISO 800 e nem usei Neat Image,
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Danilo Fassa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2005, 16:51:15
Obrigado à todos pela atenção e pelos comentarios

PAULO: Vc usou quanto de unsharpen mask para tratar as suas fotos ?
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2005, 19:15:40
radius 0,5, amount 300, threshold 0.
Dê uma olhada aqui no site do Riccardi
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Caio Barba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • http://caio.barba.blog.uol.com.br
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2005, 12:32:47
Parabéns pelo comparativo entre as câmeras!

Foi muito instrutivo e bem detalhado.

Acabo de entrar para o mundo da fotografia digital com uma Sony V3. E toda informação, para mim, é muito importante.

Abraços

Caio


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2005, 01:30:16
Puxa!
O texto do Danillo está excelente!
Muito bom o comparativo!
Parabéns!!!

Ah, e as fotos do Paulo eu não tenho nem o que dizer de tão boas!!!
Ficaram sensacionais!!!

obs: o que vcs acham de mudar este tópico para a parte de "reviews" de cameras digitais?

Abraços a todos


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2005, 08:10:52
Review é uma area so pra analises complestas de '1' determinada camera .. não comparações ...

mas se o amigo Danilo quiser montar uma da F828 q ele teve durante tempos, pode ficar à vontade de postar lá ...

T+


Danilo Fassa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2005, 09:02:32
Bom, obrigado a todos mais uma vez...

PAULO: É isso mesmo, à principio achei que 300% de unsharpen mask seria uma quantia muito exagerada... é evidente que para a 10D e a 300D não é...

Uma camera deixa a gente cheio de vicios e manias, e quando mudamos de equipamento temos que nos adaptar às novas caracteristicas do equipamento...

O low pass filter da rebel e da 10d é mesmo notavelmente mais forte do que os das outras cameras que eu já havia manipulado :D Nada de foto pronta direto da maquina, todas precisam de um tratamento (mesmo que seja minimo) antes de serem consideradas versões finais...


 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2005, 12:15:26
Realmente todas precisam de tratamento, mas agora com a 300D na maior parte das vezes só dou um sharpen e levels, raramente corrigir o color cast. Antes com a Olympus C4000 acho que precisava de mais correção.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams