Autor Tópico: Nova Compra... o que vc faria no meu caso?  (Lida 3754 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 28 de Fevereiro de 2011, 19:02:25
Pessoal.. estou procurando um novo equipamento e gostaria da opnião de vocês....

uso hoje principalmente uma Canon XSI com lentes 28-135mm , 50mm e 55-250mm ; uma filmadora Sony CX110 e gravador de áudio Zoom H2...

Acontece que vou precisar de um outro equipamento que filme em qualidade HD... depois de pensar muito estou em dúvida sobre o que faço...

01 - Comprar uma câmera menor que filme e tire foto. De prós eu teria uma câmera mais fácil de carregar em muitas ocasiões, e que me serviria como auxiliar pra filmadora, pegando mais cenas pra edição.... A idéia seria pegar algo tipo Canon G12, Panasonic LX5, Panasonic G2, Sony Nex3, Olympus E-PL2 ou algo semelhante... Como um fator "contra" acho o preço dessas câmeras um tanto puxado...

02 - Comprar uma Canon DSLR T3... de Prós eu teria uma câmera compatível com minhas lentes, e que filmaria com qualidade teoricamente até melhor que a minha handycam por causa do sensor maior(ou estou errado?) ... como "contra", ficaria com 2 DSLR e não teria nenhuma "câmera de bolso" pra carregar mais facilmente. Nesse caso, acho até que minha filmadora seria a auxiliar dessa...

03 - comprar outra filmadora do porte da minha... Ficaria com 2 filmadoras pequenas no kit,  poré com uma só fotográfica.

Então, só reafirmando. A Canon XSI me satisfaz hoje. A Filmadora Sony também. Mas preciso de uma filmadora auxiliar pra captar cenas de outros ângulos.... Vale lembrar que todos os equipamentos que citei são mais ou menos compatíveis em valor, na casa dos 500 a 650 dólares....


EM MEU LUGAR, O QUE VOCÊ FARIA????? Por favor, cite um pró e um contra do porquê da escolha!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 19:13:09 por Luciano.Queiroz »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:42:32
Cara, acho o seguinte, uma camera fotografica nunca vai filmar como uma filmadora assim como uma filmadora nunca vai fazer fotos como uma camera fotografica. ...talvez no futuro acho. Ambas foram projetadas para areas especificas, aopção de filmagem em cameras fotograficas é só um atrativo a mais, um quebra galho digamos assim.
Se eu fosse voce compraria logo uma filmadora.
Mais é bom voce saber outras opiniões primeiro e depois analiza-las pra fazer a sua propria e decidir, valeu?
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2011, 06:23:23
Concordo Branco....
queria ter dinheiro pra comprar mais uma filmadora e uma câmera pequena....


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2011, 08:07:45
O que posso dizer é que eu comprei uma G12 para minha esposa na Monte Carlo. Saiu R$ 400 mais em conta do que aqui no Rio.

A camera é excelente, entretanto nunca gostei de equipamentos multi uso, entretanto uma que pelos videos que eu já vi e arrebenta é a 5D MK II, mas exige lentes caras.
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 08:09:10 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2011, 09:39:14
O que posso dizer é que eu comprei uma G12 para minha esposa na Monte Carlo. Saiu R$ 400 mais em conta do que aqui no Rio.

A camera é excelente, entretanto nunca gostei de equipamentos multi uso, entretanto uma que pelos videos que eu já vi e arrebenta é a 5D MK II, mas exige lentes caras.

Gtsouza.... o que você me diz dessa câmera COM RELAÇÃO A VÍDEOS ?

como fotografica tenho certeza que me atenderia bem... na realidade era minha primeira opção...

Mas nos reviews que comecei a ver ela é a pior em termos de captura de vídeo entre as pequenas (Canon G12, Panasonic LX5, Panasonic G2, Sony Nex3, Olympus E-PL2 e outras)

Chegou a testar ela nesse aspecto? como ela se comporta?
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 09:40:28 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2011, 09:48:41
Bem, lá vou eu dar o contra. Eu discordo do Branco.. As cameras fotográficas filmam maravilhosamente bem, muito melhor do que muitas filmadoras dedicadas. Exemplos não faltam, desde os últimos comerciais do Itaú, até o filme 124 horas, que está concorrendo ao Oscar e foi filmado com 1D Mark IV, 5D Mark II e 7D junto com uma filmadora tradicional. Para quem quiser ver, a ficha técnica está aqui http://www.imdb.com/title/tt1542344/technical.

Aqui no Brasil já tem vários e vários fotógrafos de casamento incluindo filmagem com DSLR no seu trabalho. E tenho visto coisa muito boa também.

Quem quiser por curiosidade ver o que está sendo feito nesse sentido pelo mundo todo, e não é pouca coisa, é legal ver o http://www.hdslr.com.br. Na primeira página já tem links para vários comerciais nacionais e estrangeiros e também clipes de música feitos com DSLR.

Então, a nível de qualidade não existe dúvida, uma camera fotográfica filma melhor do que filmadoras as vezes várias vezes mais caras.

O problema no entanto não é esse. Filmar com uma camera fotográfica é complicado prá caramba. O foco é manual, a profundidade de campo é pequena e a pegada não é propícia. Além disso os arquivos gerados são monstruosos e é necessário uma boa máquina e algum conhecimento para poder fazer o reencode depois para formatos mais leves.

Enfim, minha opinião é. Se vc quer fazer filmes do tipo publicitário, ou making off ou coisas assim, onde vc vai poder ter tempo para planejar e executar a filmagem, vai filmar usando um tripé ou outro equipamento de apoio, a DSLR é perfeita.

Se o objetivo for uma filmadora prá filmar os filhos, levar em uma viagem, ou qualquer coisa assim, aí já tenho minhas dúvidas não pela qualidade da filmagem, mas pela praticidade.

Uma camera que fiquei bastante tentado a comprar na época, mas realmente não sei como se sai na filmagem, é a S95. Acho um bom complemento para uma DSLR, extremamente pequena, sensor um pouco maior que os tradicionais de compactas que permite um ISO um pouco mais elevado, lente clara, e filma se não me engano, filma em Full HD.

Abçs


« Última modificação: 01 de Março de 2011, 09:51:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2011, 10:07:07
valeu Alexandre.... o que mais me pergunto na opção de comprar a T3 pra filmar é exatamente essa falta de ergonoma e praticidade dela....

já estou cogitanto também uma outra opção:

04 - Comprar a Canon T3, vender minha Canon XSI (5500 fotos) e comprar uma pequena "de bolso" tipo a G12....

alguém se interessa na 450D XSI? rs.... :ponder:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2011, 10:15:14
Luciano, eu tenho a XSi e a 60D. E uma filha de 1 ano rsrsrss. Já fiz filmes fantásticos com a 60D. Inclusive comprei no ebay um cabo HDMI para poder olhar os filmes direto pela camera na televisão já que só tenho DVD e a diferença de Full HD para resolução de DVD é enorme.

No entanto, minha filha agora começou a caminhar, ou melhor correr. E cada vez que me vê com a camera corre em minha direção rsrsrs. Posso dizer que está muito difícil usar a 60D para filmar nestas condições. Já pensei em comprar uma S95 com essa finalidade, não compraria uma filmadora porque seria mais uma tralha para carregar, mas uma cam fininha que filme razoavelmente bem até dá prá pensar.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2011, 10:23:13
Posso dizer que está muito difícil usar a 60D para filmar nestas condições. Já pensei em comprar uma S95 com essa finalidade, não compraria uma filmadora porque seria mais uma tralha para carregar, mas uma cam fininha que filme razoavelmente bem até dá prá pensar.


pois é... mas no meu caso eu tenho uma handycam (sony CX 110) que não pretendo me desfazer....

pra tentar me decidir, coloquei a XSI à venda... se alguém se interessar está aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=53789.0

se não vender essa semana talvez mude de idéia... estou indo pro Paraguai no carnaval e dependendo do que comprar lá não venda mais....
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 10:25:10 por Luciano.Queiroz »


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2011, 10:27:48
Eu indicaria para você uma Canon HV 40, ou uma HV 30 usada, filmadora que eu ja tive e que é excelente, realmente muito boa, basta ver uns vídeos no vimeo. Se voce já tem uma câmera fotográfica que te satisfaz e não trabalha com eventos, algo assim, não tem porque comprar outra. Nesse caso, ainda teria a vantagem de, se daqui ha um tempo precisar de mais qualidade, poderá comrpar um adaptador para 35 mm, ouço dizer que tem alguns muito bons, e alguns resultados que ja vi em filmagens realmente impressionam.

abçs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2011, 13:31:29
Cara, acho o seguinte, uma camera fotografica nunca vai filmar como uma filmadora assim como uma filmadora nunca vai fazer fotos como uma camera fotografica. ...talvez no futuro acho. Ambas foram projetadas para areas especificas, aopção de filmagem em cameras fotograficas é só um atrativo a mais, um quebra galho digamos assim.
Se eu fosse voce compraria logo uma filmadora.
Mais é bom voce saber outras opiniões primeiro e depois analiza-las pra fazer a sua propria e decidir, valeu?
Abraço.

Você está bem desatualizado. Uma 5D MK II deixa a maioria das filmadoras convencionais no chinelo, em termos de qualidade de imagem. Inclusive a 7D, 60D e T2i (T3i) também são excelentes, tem qualidade de imagem bem bacana..

Estou falando de filmadoras portáteis "convencionais" como Sony Z7, Z5, etc.

Tem gente deixando de alugar RED e comprando 5D p/ filmar peças publicitárias. E não são poucos.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2011, 14:14:59
Alguém aqui já parou para ver como é feito para manusear o foco durante a filmagem de uma câmera fotográfica? Até onde eu li (e vi num video de um amigo), o auto-foco é uma porcaria (isso quando tem auto-foco durante a filmagem!)

Sei que tem muito material bom sendo produzido com DSLR, mas quem usa é MUITO BOM  no que faz. Só por que algumas pessoas conseguem filmar com foco manual não quer dizer que todos consigam.
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 14:15:36 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2011, 14:19:28
Alguém aqui já parou para ver como é feito para manusear o foco durante a filmagem de uma câmera fotográfica? Até onde eu li (e vi num video de um amigo), o auto-foco é uma porcaria (isso quando tem auto-foco durante a filmagem!)

Sei que tem muito material bom sendo produzido com DSLR, mas quem usa é MUITO BOM  no que faz. Só por que algumas pessoas conseguem filmar com foco manual não quer dizer que todos consigam.

bom saber.......


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2011, 15:51:58
Na realidade, até onde sei muitas das cameras profissionais não tem autofoco, nem as DSLR nem as tradicionais. O foco é sempre feito manualmente. Nos set's de filmagem se usam sistema de follow focus e as vezes os lugares onde os atores ficam são marcados no chão, assim o cinegrafista sabe, através de marcas no anel de foco, quanto tem que girar o anel para passar o foco de um lugar para outro. Pelo menos foi isso que li em uma reportagem, não sei se é exatamente verdade.

Existem sistemas de follow focus para DSLR's, assim como todo um conjunto de tralhas que auxiliam no processo de filmagem, mas por enquanto ainda são muito caros e difíceis de conseguir, basicamente, só lá fora. Das DSLR, as Nikon novas tem autofoco automático, mas é uma porcaria e no quesito filmagem, as Nikon ainda estão muito atras das Canon. E as Sony com espelho translúcido conseguem autofoco com eficiência, mas..........

Por isso que eu digo, o resultado final é excelente, mas é trabalhoso e se o objetivo for filmar o filho brincando, vai ter trabalho. Já se for uma produção mais acabada, o resultado é inigualável. Vi alguns making of de casamentos feitos com DSLR de cair o queixo. E todos feitos pelos próprios fotógrafos que utilizaram as mesmas cameras na cerimonia para fazer as fotos. Ou seja, utilizaram todos os recursos disponíveis para agregar valor ao seu trabalho.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460