Autor Tópico: Panasonic FZ7  (Lida 5502 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 23 de Janeiro de 2006, 08:08:06
Panasonic FZ7

Na boa, a Panasonic iniciou a "carreira" de super-zoom com ótimas câmeras e lentes.

Agora só está perfumando os modelos existentes. Ou seria degradando??

- LCD maior com menos resolucao
- 6 Mp ao invés de 5 Mp com o mesmo sensor
- e ISO 1600??? Quem é o louco de usar???

Sorte de quem tem os primeiros modelos…até hoje a FZ15/20 foram os melhores modelos lancados.
Deutschland

Flickr


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2006, 08:56:52
Legal!
Vi que ela tem um 'joystick' igual a 20D
Só não gostei do tamanho do sensor, que continua 1/2,5.
Vamos aguardar os testes....
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2006, 11:04:20
É verdade, o tamanho do sensor é o problema!
Vcs viram que saiu o review dela no dpreview?
Jack db - Floripa


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2006, 13:08:26
Gostei do fato de agora ter foco manual.

Mas vamos ver a qualidade de imagem, isso que me preocupa.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2006, 13:16:10
Citar
Gostei do fato de agora ter foco manual.

Mas vamos ver a qualidade de imagem, isso que me preocupa.
Pois é, eu tenho uma FZ5 e a FZ7 parece ter arrumado tudo o que estava faltando:

- Foco manual
- Joystick para menu (muito massa)
- Vídeo VGA
- USB 2.0
- Tempo de abertura aumentou para 60s
- Bateria melhorou
- Tela maior, de 2,5"
- Design

O único problema é o sensor, que continua do mesmo tamanho e a resolução aumentou para 6mp, não sei o que os caras da Panasonic tem na cabeça huahuahua.

Abraços,
Jack db - Floripa


Carlos_RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2006, 16:10:50
Putz...logo agora q ia pegar uma FZ5!!!! Isso confundi a cabeça de qq leigo.
Será q vale a pena essa máquina ao invés de pegar a FZ5???

Abraço a todos.


henriquesp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2006, 16:22:13
Citar
Putz...logo agora q ia pegar uma FZ5!!!! Isso confundi a cabeça de qq leigo.
Será q vale a pena essa máquina ao invés de pegar a FZ5???

Abraço a todos.
Pelo contrario, acho q agora tá é melhor pra vc, pq a tendencia é q a FZ5 barateie.  :thmbup:  
[]'s
Henrique @ Canon A610.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2006, 16:34:22
Jack e Carlos, algumas opiniões sobre o que disseram:

Foco manual nesse tipo de câmera e nada, é quase a mesma coisa;
Joystick para menu, dependendo do joystick será pior, o do meu Sony Ericsson é perfeito, já do meu MP3 é um lixo;
Vídeo VGA, para quem filma com a câmera pode até ser, mas é um recurso que eu nunca usei;
USB 2.0, a FZ5 já é 2.0, todo caso para isso existe leitor de cartão que evita o risco de danificar a câmera com oscilações da rede;
Tempo de abertura aumentou para 60s... quantas fotos vc fez acima de 1s até hj?
Bateria melhorou? Difícil acreditar que a bateria dure mais com a tela maior;
Tela maior, de 2,5 com a mesma resolução da tela anterior de  1,8''? Ou seja, a tela anterior era mais nítida.
Design, questão de gosto, na minha opinião a Panasonic que lançava compactas com design próximo das reflex antigas e tinha todo um público em função disso, agora está se parecendo mais com as Sony, como a H1, horrível por sinal. Uma das construções mais legais que já vi era a da FZ10/15/20.

O que realmente poderia ter melhorado?
- RAW, isso faria diferença;
- Flash mais forte;
- Aumentar o sensor ou pelo menos resistirem ao aumento dos megapixeis, mas era esperado, a Olympus jogou todas câmeras com sensor 1/2,5'' para 6mp também;
- Um dial pelo menos.

O que parece ter melhorado?
- A primeira vista a pegada, mas pode ser uma impressão apenas, já que não mudou muito;
- Modo vídeo, mas... é uma câmera fotografica, não de vídeo, eles implementam melhorias no vídeo e pioras na qualidade fotográfica?

Tinha alguma esperança numa FZ6/7 com RAW, 6mp em sensor 1/1,8'', um corpo de metal ou ao menos na lente como na FZ10/15/20/30, mas disso que a Panasonic soltou não é preciso nem esperar review para ter medo da câmera, imagine o que será o ISO 400,.. 800 e 1600 então. O que a Panasonic fez de bom até 2004 esta pulverizando em marketing e perfumarias, se seguir nesse ritmo a superioridade que ainda tem nas ultrazoom não dura dois anos.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2006, 16:54:09 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2006, 18:41:32
Concordo 100% contigo Gustavo...

Tenho dúvidas de quais os planos da Panasonic para a linha FZ...

Até agora os lançamentos tem poucas melhorias...muito poucas...

 
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2006, 23:04:53
Citar
Tinha alguma esperança numa FZ6/7 com RAW, 6mp em sensor 1/1,8'', um corpo de metal ou ao menos na lente como na FZ10/15/20/30.
Seria muito bom mesmo!!!

Sobre o tempo de exposição, já usei 8s e queria bem mais, acho que deveria ter a função Bulb.

Abraços,
Jack db - Floripa


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2006, 08:11:33
Gustavo, se a Panasonic fizesse tudo isso na linha FZx ela viraria a FZ30, e não teria mais motivo para existir, concorda?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2006, 11:08:00
Discordo, Ricardo.

As câmeras que o Bresson usava sempre foram pequenas, nem por isso menos completas ou ausentes de construção e recursos. E não se confundiam com as reflex. A diferença para mim é clara, a FZ10 (que virou 30) começou como uma câmera destinada a virar prosumer, a tendência é que ganhe um sensor APS-C como foi o caso da R1, o que eu acho que acontece na FZ50 (ou um novo sensor que independente do tamanho resolva a relação latitude x ruído). Será uma câmera com boa óptica, um range imbatível (35-420mm), ideal para amadores que gostam de tele, dispensando a necessidade de uma reflex, além de rápida, com nitidez e recursos absurdos.

Já a FZ5 ficaria com quem não abre mão da portabilidade, não é a idéia que ela seja uma FZ30, a lente da FZ5 por exemplo jamais terá zoom no anel, será sempre eletronico via botão, mas um dial é perfeitamente possível, a Olympus colocou numa câmera de bolso, pq não numa câmera bem maior? Um sensor decente não é pedir muito tbm, tem câmeras inferiores com sensores menores. Resolver ruído e latitude nada tem a ver com a categoria ou tamanho da câmera, eu espero isso em qualquer câmera, por mais básica que seja e nem por isso ela irá competir com uma reflex. Além disso há usuários que preferem câmeras menores, e outros - como eu - que não. Penso que são dois mercados e públicos bem distintos.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 11:16:45 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2006, 12:35:23
Ahh gostei dos 60s de exposição =D
Quando pego as Sonys série P dos meus amigos, adoro fazer fotos de 30s =P

Mas há pontos positivos! A FZ5 vai ficar mais barata \o/
Quem sabe eu não pego ela em vez da A610 =P


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2006, 12:53:11
Gustavo, em partes concordo com a sua opinião, mas só o aumento do sensor já causaria aumento das lentes também, e consequentemente da câmera como um todo.

Quem sou eu para especular, mas acredito que os sensores não vão aumentar muito mais nas ultrazoom, por causa justamente disso.

A não ser que eles decidam partir para o wide, como a R1. Eu particularmente preferiria perder um pouco de tele para ter 28 mm de wide, deixando a lente 28-336, já que o 28-35 seria muito mais usado que o 336-420 atual. Dessa forma talvez eles poderiam aumentar um pouco o sensor sem mudar o tamanho geral da lente.

Eu ainda acho que seria melhor aumentar a tecnologia dos sensores, pra diminuir o ruído e melhorar a latitude. Dessa forma manteria-se a portabilidade e a qualidade.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2006, 12:57:41
Citar
Gustavo, em partes concordo com a sua opinião, mas só o aumento do sensor já causaria aumento das lentes também, e consequentemente da câmera como um todo.

Não vejo relação. A Fuji F10 que é uma câmera de bolso utiliza sensor 1/1,8'' bem maior que o sensor 1/2,5'' da FZ5.

Concordo quanto a perder um pouco de tele para ter o benefício de uma GA, nem digo 28mm, mas 32mm como em algumas Fuji e Sony seriam bem legais já, algo como 32-400mm, mas na prática acho difícil pela distorção que um range desses traria talvez compromentendo a qualidade óptica oferecida.

Tbm concordo qt a melhorar a tecnologia, eu não falo necessariamente em aumento de sensor e sim em resolver a questão da latitude x ruído, todo caso é como eu disse, existem câmeras muito menores usando sensores maiores, não vejo impedimento para que isso ocorresse já, enquanto essa questão do tamanho não é resolvida.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 12:58:39 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear