Autor Tópico: Panasonic FZ7  (Lida 5501 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2006, 10:01:34
Hmm... sem chance, ruidosa pra caramba, dá pra perceber mesmo em ISO80. E eu achando que poderia vir uma boa surpresa da Panasonic...  :mf_tongue:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2006, 17:34:44
Não achei tão ruim, até surpreendeu, mas não seria razão suficiente para quem tem FZ5 trocar.

O ruído não notei tanto, o que notei foi mais tratamento talvez, não dá p afirmar sem ver um arquivo RAW.

Curiosamente n tem nenhum sample acima de ISO 80, pq será, risos.

Um erro a meu ver da Panasonic é a troca do evf para o meio da câmera, por exemplo, fica mais estético, mais parecido com as reflex, mas ninguém se dá conta que o nariz não dava de cara com o lcd nas FZ15 e FZ5, já na 30 tem sido uma reclamação.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2006, 17:41:53 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #32 Online: 29 de Janeiro de 2006, 14:56:33
Citar
Hmm... sem chance, ruidosa pra caramba, dá pra perceber mesmo em ISO80. E eu achando que poderia vir uma boa surpresa da Panasonic...  :mf_tongue:
Ricardo, vc está ligado de qual sensor a FZ7 tem né?

1/2.5" não dá para comparar com imagens de outras câmeras de sensores maiores, tem que nivelar por baixo, compara só com as da mesma categoria e vc verá que as fotos estão muito boas.

Abraços,  
Jack db - Floripa


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #33 Online: 29 de Janeiro de 2006, 15:19:55
Nossa, esse NR (noise reduction) acho que é o mais violento já aplicado numa Panasonic... Nota-se que a óptica é boa e resolve muitos detalhes, mas que o sensor já passou de seu limite faz tempo :/ Minha opinião: continua sendo uma ótima câmera pra externas, paisagens. Mas ainda não é dessa vez que a Pana fez uma UZ menos ruidosa, pra fotografar com pouca luz em alto ISO. Início do mês fiz arborismo, e deixei minha FZ15 com um amigo. Como era finalzinho de tarde e só tinham sombras, disse a ele que fotografasse só em ISO 400 (ainda assim deu uma ligeira borrada nas fotos de pessoas). O resultado foi bem ruim, nenhuma foto eu arriscaria imprimir. Enfim, as FZ são fantásticas, mas essa limitação dos altos ISOs é um saco. Com ISO 200 ainda dá pra fazer uma redução de leve com o Neat Image ou Noise Ninja e obter resultados que dá pra encarar, mas com ISO 400 a qualidade cai absurdamente. Sei lá, a Matsushita vai ter que dar o pulo do gato se quiser manter essas câmeras como "top" no segmento. Elas ainda são as melhores, mas estão dando bobeira.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2006, 15:21:50 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #34 Online: 29 de Janeiro de 2006, 19:13:23
Ótimo comentário Georges, acho que vou continuar com a minha FZ5 mesmo, estou adorando ela e só uso com ISO 80.

Hj mesmo fiz uma de minhas melhores fotos de flores com ela, vou postar amanhã no tópico das flores :D

Abraços,
Jack db - Floripa


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2006, 19:46:42
Georges, isso é engraçado. Não sei se a FZ15 (que eu sou doido até hj e me arrependendo de ter vendido) é pior nesse ponto em função de usar outro algoritmo ou se a FZ5 é que é melhor, mas vi fotos do Pabloce em ISO 400 em um show, não é uma maravilha em 100%, mas tranquilamente dá para usar na web e impressões padrão, fácil fácil, quase nada de ruído na redução. Inclusive mostrei a uma amiga que usa G5 e D70, ela fez um show do Ira! com a G5 em ISO 400, ficou um lixo, ela adorou a FZ5 (e a G5 usa um sensor maior). Sexta agora ele (Pabloce) cobriu outro show, só que botei uma pilha para ele tentar com ISO 200, subexpondo um pouco se necessário e depois que recuperasse 0,3 a 0,5 EV no PS. Ficaram muito boas. Vou ver se posto uma com autorização dele. Mas o que queria comentar, sim, a FZ7 ficou uma droga em termos de NR, mas será que o ISO 400 da FZ15 é pior que o da FZ5? Ou é isso ou tem algo errado pq não acho ela tão ruim para noturnas, pelo contrário, foca rápido, o que estraga é o ISO, mas se pararmos para pensar nos 3 pontos que o estabilizador rende, ela leva uma boa vantagem em cima das outras compactas se usada em ISO 200, por exemplo.
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2006, 22:58:03
Que a FZ5 tem uma redução de ruído mais forte que as FZ15/20, ela tem... Mas tou achando que a diferença no ISO 400 especificamente, é maior do que imagino. O ISO 400 da FZ15, sinceramente, não acho que dê pra encarar com normalidade não, salvo fotos do tipo "ou faço desse jeito, ou não faço". Tudo bem que uso pouquíssimo, muito raro, mas sinto falta de ter um ISO maior "usável" :/ Chuto até que, se não fosse o ruído alto, câmeras como a FZ30 fariam muita gente desistir de pegar uma reflex básica (como já faz até, mas seria a solução pras necessidades de muita gente que só quer boas imagens com má luz, e não faz questão de algo superior no restante do conjunto).

Quero é ver agora como essa FZ7 tá se saindo no ISO 400, por curiosidade como é este ISO 800 e 1600 dela nas resoluções inferiores (mas aí já duvido que seja tão interessante).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 17:57:28
Pessoal, vc viram o review da FZ7 no Dpreview?

Nossa, totalmente decepcionante, a FZ7 é muito ruidosa mesmo, é uma pena os caras da Pana queimarem o filme assim, realmente não dá para entender... :(

Algumas frases do review:

There's not a lot you can say about these images really; the process of pixel binning, followed by noise reduction and sharpening, then re-sizing back up to 6MP produces results that - though virtually free of noise - are also virtually free of detail.

Unfortunately, no matter how good the camera we can't let the noise issue pass; like the LX1 reviewed late last year the FZ7 exhibits an unacceptable level of noise at all ISO settings, most especially at ISO 200+.

I'd happily buy the FZ7 myself, but I wouldn't use it at over ISO 100.

FZ7 Review
Jack db - Floripa


websano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 18:05:43
Gente, ISO de 800 e 1600 da FZ7 é um LIXO
Vejam: http://www.dpreview.com/reviews/PanasonicFZ7/page12.asp
Como tem coragem de fazerem isso na câmera?
Canon EOS 50D
Canon EOS 20D
Canon EF-S 18-200 mm F3.5-5.6 IS
Sigma 17-70mm 2.8 DG Macro
Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO macro
Meu Orkut | Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 18:12:16
Websano, mas vc acreditou que em 800/1600 pudesse ser diferente? Me surpreende é que em ISO 400 ela consegue ser pior que a FZ5 (que já não é nada demais). A industria é muito previsível, eu só coloco alguma fé na Panasonic para agosto de 2007 quando, se seguir na cronologia desde 2004, será lançado algo como uma FZ50, talvez com um sensor maior ou com uma tecnologia decente para resolver o ruído e latitude. Antes? Dúvido. A única que melhorou um pouco foi a Fuji, mas ainda falta muito para ficar bom.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2006, 18:12:44 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #40 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 19:01:42
O tratamento da foto de exemplo no Dpreview em Iso800 desta FZ7, até me lebra meus primeiros testes com o softhware de redução de ruido.
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #41 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 20:01:14
Pois é... ficou dentro daquilo que muitos já esperavam. A panasonic parece estar regredindo, que pena! :(
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 21:06:07
Meu Deus o.O'
Eles interpolaram uma foto em VGA pra 6MP nesses exemplos de ISO 800 e 1600, né?!?!?!?!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #43 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 21:36:04
Regredido não acho, mas ela voltou atrás em umas coisas sim (que ruído cromático horroroso é aquele nas sombras?!), e ganhou em outras (melhor modo de vídeo, LCD maior mas piorzinho, ISO 400 um pouco mais limpo, nitidez geral subiu um pouquinho, etc. ISO 800 e 1600, desculpem pessoal, mas aquilo é pra ser ignorado completamente, são inutilizáveis, é uma brincadeira de mal gosto e que já pegou muito mal. No geral acho que a Panasonic simplesmente perdeu uma oportunidade de fazer um real upgrade nessa câmera. Ela melhorou pros usuários completamente leigos, disso não tenho dúvidas, mas piorou pro usuário que vai um pouco além do mero "aponte-e-clique". Uma pena, continua sendo a melhor em sua faixa de preço em minha opinião, mas ficou pra próxima um real upgrade na linha.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #44 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 21:44:32
Citar
Regredido não acho, mas ela voltou atrás em umas coisas sim (que ruído cromático horroroso é aquele nas sombras?!), e ganhou em outras (melhor modo de vídeo, LCD maior mas piorzinho, ISO 400 um pouco mais limpo, nitidez geral subiu um pouquinho, etc. ISO 800 e 1600, desculpem pessoal, mas aquilo é pra ser ignorado completamente, são inutilizáveis, é uma brincadeira de mal gosto e que já pegou muito mal. No geral acho que a Panasonic simplesmente perdeu uma oportunidade de fazer um real upgrade nessa câmera. Ela melhorou pros usuários completamente leigos, disso não tenho dúvidas, mas piorou pro usuário que vai um pouco além do mero "aponte-e-clique". Uma pena, continua sendo a melhor em sua faixa de preço em minha opinião, mas ficou pra próxima um real upgrade na linha.
Georges, entre a FZ5 e a FZ7, qual vc escolheria? :D
Jack db - Floripa