Autor Tópico: Duvida qual máquina comprar  (Lida 5721 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2011, 07:11:19
Será que sei mais? Talvez sim ou talvez não... Não faz diferença, a única
coisa que posso afirmar que que temos pontos de vista diferentes, principalmente
por dar maior valor a quesitos diferentes.
Estou por fora da K-5, só sei do bom DR...
Sabe mais sim, e principalmente, eu sei que você sabe...rsss. Mas o DR só tem diferença (numérica) na faixa do iso mais baixo. Chega praticamente junto de uma 5Dmk2. Mas aí, nos comparativos dos reviews é onde a 7D e 60D, por exemplo, mostram os melhores samples. Pode me corrigir se eu estiver enganado.

O DXOMark é  uma referência a mais a ser verificada e se o resultado vai ser aceito
fica a cargo de cada um, no mínimo quem usa o conversor DXO deveria considerar...
Inclusive em dynamic range prefiro o resultado do Imatest como este
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D7000/D7000IMATEST.HTM
Falando em dymanic range, de minha experiência própria,  as Canon ficam atrás assim
como mostram as tabelas.
Bom, aí é uma questão de números, e gosto. Mas vou, assim que puder, comparar alguns samples com a D700 que com certeza está acima de qualquer uma das citadas.

Você está correto em relação as linhas de definição e isto não consta lá da tabela do link.
A D80 usa CCD, aí a diferença.
Pega uma D7000 e uma 7D/60D e sai para fotografar em dia de sol(fotos de alto contraste) e
fotometrando sem estourar nenhum canal, depois veja qual vai ter a melhor imagem.
A Canon é tida como detentora do sistema de AF mais rápido, mas não o mais preciso e
de minha parte prefiro precisão a velocidade.

É que tal este vídeo?  :D 

O vídeo é excelente. Cores mais duras, mas nem tanto como na D90. Na 7D as cores são mais vivas, parece que o contraste é maior.

Quando falei das linhas de resolução, me referia em geral. Somente agora a D7000 apresenta números de linhas de definição próximos da 7D. Embora este teste também dependa das lentes usadas. Uma Nikon 24-70, por exemplo, vai garantir uma vantagem ótica, mas pode garantir não o melhor resultado.

Com relação ao sistema de autofoco, o último teste que vi entre a D3s e a 1Dmk4, o cara foi franco em dizer que preferiria o Iso da D3s, mas que torce para a concorrência conseguir um sistema de autofoco que pelo menos consiga acompanhar a Canon. Ademais, só posso dizer que mesmo usando uma 18-200, eu não tenho certeza do que é problema de autofoco na 7D.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2011, 15:49:20
Cores mais vivas é uma questão de ajuste/pós-processamento...
Em ISO baixo a D7000 ganha em DR da 5DMKII...
Fico imaginando como vai ser como o novo sensor FF da Sony...
Pena que não tem uma Canon neste teste http://mato34.es/d7000/randin/comp_scn/


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2011, 21:00:52
Cores mais vivas é uma questão de ajuste/pós-processamento...
Em ISO baixo a D7000 ganha em DR da 5DMKII...
Fico imaginando como vai ser como o novo sensor FF da Sony...
Pena que não tem uma Canon neste teste http://mato34.es/d7000/randin/comp_scn/

Tive que reler o que já havia lido para concordar com a sua afirmação acerca da vantagem do iso baixo da D7000. Mas lembro, novamente, que isso ainda não é o produto final que é a fotografia. Acontece que á partir de iso 200, estão todas muito próximas. O que me pergunto é como será possível ver esta diferença na fotografia, ou será que o DxO é apenas um programa para influenciar os consumidores.

Com relação a cores mais vivas, não acredito que se possa reproduzir todos os resultados. Lembra o teste do imatest? Aquele que mostra quanto que cada cor desvia? Isso é um desvio ou é a composição de cada sensor é capaz de fazer? Qual fica melhor?

Uma outra coisa que chama a atenção deste sensor da Sony é que até em iso 100 ele gera pixel quente sendo possível inclusive identificar. E este fenômeno foi capaz de se repetir em vários isos. Mas ainda assim gera menos ruído?

Uma vantagem deste sensor, ou da forma construtiva da câmera, é que realmente a em um mesmo iso x abertura, a D7000 parece ser capaz de captar mais luminosidade. Mas isso eu resolvo com mais exposição oi menor abertura sem estourar como na D7000.

Pictus, lembra desse artigo?
http://www.guillermoluijk.com/tutorial/noisedr/index.htm

Pois foi você mesmo que postou em um post antes mesmo da Nikon lançar a D7000.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2011, 23:13:01
Tive que reler o que já havia lido para concordar com a sua afirmação acerca da vantagem do iso baixo da D7000. Mas lembro, novamente, que isso ainda não é o produto final que é a fotografia. Acontece que á partir de iso 200, estão todas muito próximas. O que me pergunto é como será possível ver esta diferença na fotografia, ou será que o DxO é apenas um programa para influenciar os consumidores.

Sim é visível, são basicamente +-2 stops de diferença o que não é pouco, lembre que cada stop é o dobro e não + 1.

Citar
Com relação a cores mais vivas, não acredito que se possa reproduzir todos os resultados. Lembra o teste do imatest? Aquele que mostra quanto que cada cor desvia? Isso é um desvio ou é a composição de cada sensor é capaz de fazer? Qual fica melhor?

Veja o que diz o Imatest
“Color accuracy is affected by the Bayer color filter array and by the signal processing and white balance algorithm in the camera or RAW converter” 
Realmente não se consegue reproduzir todos os resultados, mas cores mais vivas não é problema.

Citar
Uma outra coisa que chama a atenção deste sensor da Sony é que até em iso 100 ele gera pixel quente sendo possível inclusive identificar. E este fenômeno foi capaz de se repetir em vários isos. Mas ainda assim gera menos ruído?

Sim e o problema de hotpixel na D7000 foi resolvido com update de firmware.

Citar
Uma vantagem deste sensor, ou da forma construtiva da câmera, é que realmente a em um mesmo iso x abertura, a D7000 parece ser capaz de captar mais luminosidade. Mas isso eu resolvo com mais exposição oi menor abertura sem estourar como na D7000.

Só que não resolve como na D7000/K5 e A580 com seus +- 2 stops de vantagem em ISO baixo.
A foto ficou sub pq fotometrou para não estourar nenhum canal nas altas luzes, na hora
de converter e compensar com mais exposição, na D7000/K5 e A580 as áreas escuras vão estar BEM melhores.

Citar
Pictus, lembra desse artigo?
http://www.guillermoluijk.com/tutorial/noisedr/index.htm

Pois foi você mesmo que postou em um post antes mesmo da Nikon lançar a D7000.

Lembro e tem outros http://www.guillermoluijk.com/article/index.htm


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2011, 23:25:43
E o que me dizem da falta de nitidez da D7000 (citada nas câmeras de pré produção). Acho que já deve ter sido abordado noutro tópico, mas não cheguei a encontrá-lo em uma rápida busca.

Não sou contra, muito pelo contrário, sou nikonzeiro (apesar de gostar MUITO da 5D2 com lentes L que uso em casamentos como freela).


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2011, 01:17:19
Só que não resolve como na D7000/K5 e A580 com seus +- 2 stops de vantagem em ISO baixo.
A foto ficou sub pq fotometrou para não estourar nenhum canal nas altas luzes, na hora
de converter e compensar com mais exposição, na D7000/K5 e A580 as áreas escuras vão estar BEM melhores.

Lembro e tem outros http://www.guillermoluijk.com/article/index.htm

Pictus, quando falei de aumentar a exposição, estava me  referindo aos altos isos. É onde o Sensor novo da Sony se destacou. O teste que o cara fez com o modo filmagem mostrou que o sensor da D7000 apresenta muito mais ruído que a 7D, porém quando comparado os samples, percebe-se que a D7000 no mesmo iso tem um f/stop a mais de abertura estourando a cena. Para fazer o mesmo, eu baixo o iso de 6400 para 5000 e aumento um pouco  a exposição (ou até mantenho o mesmo iso). Vou ter a mesma imagem na 7D que a D7000 pode proporcionar. Veja que enquanto na configuração padrão a D7000 já estoura a cena, enquanto na 7D eu ainda tenho o recurso da exposição. Não estou aqui dizendo que o sensor da D7000 é pior ou melhor, estou defendendo que não vejo a diferença de ruído que alguns alarmam. E também defendo que o iso da Canon não vai se comportar da mesma forma que o iso da D7000. O ruím seria se a D7000 produzisse algo que a 7D, 60D e T2i não conseguisse reproduzir. E estou dizendo justamente que elas podem. O resto é números, assim como os MP, agora tem o gráfico SNR, o iso, a quantidade de pontos de autofoco ( a comparação mais infeliz que pode ter), etc.

E o que me dizem da falta de nitidez da D7000 (citada nas câmeras de pré produção). Acho que já deve ter sido abordado noutro tópico, mas não cheguei a encontrá-lo em uma rápida busca.

Não sou contra, muito pelo contrário, sou nikonzeiro (apesar de gostar MUITO da 5D2 com lentes L que uso em casamentos como freela).

DK, fico feliz por ver um Nikonzeiro reconhecer as qualidades de uma Canon.....rsss. Está certo que, na minha opinião, a 5Dmk2 é uma câmera acima da média. Mas se você gosta do resultado, mesmo tendo outra marca como favorita, é poque o resultado é bom. Eu só não compre uma Nikon porque todos os modelos da Nikon tinham menos recurso que as Canon. O resto nem preciso comentar vide os meus comentários.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #21 Online: 10 de Março de 2011, 07:27:41
Então Lígia apesar do teu tópico ter se transformado nessa discussão sobre tecnologia, pois fotografia é muito mais do que iso hi, ou essas coisas de alcance dinâmico, latitude, resolução, tente ir a uma loja, pegar uma câmera em mãos, testá-la, ver o que te agrada... no final as coisas tecnológicas ficarão por último, pois o resultado são semelhantes, e a satisfação tanto com uma ou outra câmera será a mesma, se for D90, D3100, T2i, tanto faz. Compre uma, tire fotos e se sinta bem, isso é o que importa.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2011, 09:18:44
Dkfuji,
Veja http://wildlifeacrossthewater.blogspot.com/2010/11/nikon-d7000-sharpness.html

Hector.,
Vídeo é uma coisa e foto é outra, sem falar que o vídeo do seu link é com o firmware antigo.
De um modo geral em vídeo a Nikon tem que correr muito atrás ainda...
Se vídeo é quesito de peso, acho que um usuário padrão fica mais satisfeito com uma a55 :D
Quantas vezes você usou ISO 6400? Quantas fotos em ISO 6400 são postadas nas galerias?
Também não vejo muita diferença em ISO altos, em minha opinião ISO alto é tudo kaka...

Natão,
Você postou na área errada, aqui não é o “Arte Fotográfica”
O que se espera encontrar num açougue? Pen drive?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2011, 10:09:13
Natão,
Você postou na área errada, aqui não é o “Arte Fotográfica”
O que se espera encontrar num açougue? Pen drive?

Pictus, não é bem isso... é que o assunto deste tópico tornou-se um tanto quanto diferente do proposto, o que eu quis dizer é que se a moça quer uma câmera, a melhor coisa é testar por si só, e não ficar dependendo de review sobre DR, ISO e outras coisas até porque o resultado final será praticamente idêntico para a maioria das pessoas. O nível de imagem delas está tão próximo que são outras coisas que decidem, hoje, uma compra.

Agora imagina se alguém for perguntar no "Arte Fotográfica" qual câmera comprar, na expectativa de uma resposta não tecnológica (discussões e reviews sobre DR, ISO, MTF), seria meio complicado, certo?
« Última modificação: 10 de Março de 2011, 10:10:51 por Natão »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #24 Online: 10 de Março de 2011, 10:19:16
Natão, uma coisa não justifica a outra...
Inclusive no primeiro post você encontra “Sou exigente em qualidade da foto”
« Última modificação: 10 de Março de 2011, 10:22:22 por Pictus »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2011, 10:38:49
Natão, uma coisa não justifica a outra...
Inclusive no primeiro post você encontra “Sou exigente em qualidade da foto”

O que não justifica necessariamente o que? Honestamente, há diferença real, ou melhor, realmente utilizável, entre as câmeras como a K5, 60D, 7D, D7000? Acho que o que faz vender uma câmera hoje é justamente o seu apelo em relação a assistência, acessórios, lentes... não que não tenha, e outra, o que eu me referi de início, foi que tu e o Hector, se prenderam em dois aspectos específicos, como se a câmera fosse só o sensor, quando falamos de equipamento, falamos de equipamento, o que se resume a muito mais do que 1 stop a mais de alcance num sensor "x" em relação ao "y".


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2011, 11:07:28
O que não justifica necessariamente o que? Honestamente, há diferença real, ou melhor, realmente utilizável, entre as câmeras como a K5, 60D, 7D, D7000? Acho que o que faz vender uma câmera hoje é justamente o seu apelo em relação a assistência, acessórios, lentes... não que não tenha, e outra, o que eu me referi de início, foi que tu e o Hector, se prenderam em dois aspectos específicos, como se a câmera fosse só o sensor, quando falamos de equipamento, falamos de equipamento, o que se resume a muito mais do que 1 stop a mais de alcance num sensor "x" em relação ao "y".

Obvio que não se resume só em sensor...
Chamei atenção justamente para o diferencial palpável, mas pelo visto não se tem noção do que
são 2 stops de diferença... Então de minha parte assunto encerrado.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #27 Online: 10 de Março de 2011, 13:27:03
Obvio que não se resume só em sensor...
Chamei atenção justamente para o diferencial palpável, mas pelo visto não se tem noção do que
são 2 stops de diferença... Então de minha parte assunto encerrado.

Pictus, o Natão em partes tem razão, eu mesmo já havia percebido que entramos em uma discussão que poderia estar acima da compreensão da menina que abriu o tópico. Mas uma vez que entramos nesta discussão, a única coisa que posso dizer é que se havia uma dúvida sobre qual equipamento comprar, esta já é uma dúvida de menor importância, haja visto que existem outros fatores que vão determinar qual o equipamento que pode melhor atender as necessidades do usuário.

Por outro lado Natão, como já falei acima, a discussão saiu de uma pergunta mais simples para um conhecimento mais teórico. Vi muita gente recomendando D5000, D3000 e D3100 dizendo que esses modelos iriam atender muito bem. Vi isso com a D90 também. Depois de alguns meses vi muitos desses usuários já insatisfeitos com o produto e querendo migrar para um produto superior e com mais recursos, mesmo que seja dentro da própria marca. Portanto, a discussão foi muito bem vinda, e no momento que algumas dúvidas são levantadas, nada mais natural que se busque solucioná-las para evitar arrependimentos posteriores.

Com relação aos 2 stops, o que me refiro que esta vantagem não vai levar a D7000 a lugar nenhum. A 3ª marcha do Fiat Marea atinge uma velocidade, ao do Fusca outra. Ambas são quarta marcha, só que neste caso, o fusca nunca vai atingir a velocidade final do Marea. Não é o que acontece com a 60D e a D7000. Ambas vão apresentar o mesmo resultado com configurações diferentes até o limite de iso 12800.
No final a diferença fica mesmo por conta do DR em iso baixo. Só que nesta parte é onde a 60D tem mais nitidez (se não me engano). E aí? perde-se de um lado e ganha-se de outro.

Um abraço.


LígiaE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 12 de Março de 2011, 09:36:14
Ai gente confesso que fiquei mais em duvida ainda. No final da discussão, a qual ñ entendi quase nada rsrs, vcs consideraram boas cameras que estão com valor muito alto. O maridão ñ quer investir tanto :hysterical: Tambem fui nas lojas aqui da cidade e as unicas cameras que tinham pra eu fazer como vcs disseram, pegar ver a que melhor se encaixa na minha mão... foram uma nikon D90[q ñ estava a venda era do fotografo da loja] e a 3100, e como sou pequena minha mão parece mão de criança, achei a d90 um pouco grande mas ainda acho que ela é minha melhor opição.
Foi bem recomendada pelo dono, mas tb ele recomendou a T2i como sendo melhor para iniciante. Que vcs acham vou de T2i? pelo que vcs falaram ela é menor que a D90 tb parece ser boa e o preço é quase o mesmo. bjs


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #29 Online: 13 de Março de 2011, 12:52:06
Ai gente confesso que fiquei mais em duvida ainda. No final da discussão, a qual ñ entendi quase nada rsrs, vcs consideraram boas cameras que estão com valor muito alto. O maridão ñ quer investir tanto :hysterical: Tambem fui nas lojas aqui da cidade e as unicas cameras que tinham pra eu fazer como vcs disseram, pegar ver a que melhor se encaixa na minha mão... foram uma nikon D90[q ñ estava a venda era do fotografo da loja] e a 3100, e como sou pequena minha mão parece mão de criança, achei a d90 um pouco grande mas ainda acho que ela é minha melhor opição.
Foi bem recomendada pelo dono, mas tb ele recomendou a T2i como sendo melhor para iniciante. Que vcs acham vou de T2i? pelo que vcs falaram ela é menor que a D90 tb parece ser boa e o preço é quase o mesmo. bjs

T2i