Autor Tópico: Filme virgem após revelação  (Lida 5116 vezes)

beabea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Março de 2011, 19:16:44
Olá! Há algum tempo comprei uma Yashica FX-3. Era a primeira analógica com foco manual com a qual eu tinha tido contato, estava super animada e tirei várias fotos. Botei pra revelar no dia seguinte e, tcharan, meu filme de 36 poses estava virgem. Pirei completamente, parei até de falar no assunto (risos). O filme parecia estar rodando, e a câmera perfeita. Não entrou luz e, mesmo se tivesse entrado, o filme teria queimado e não saído virgem. Pode ser algum problema com o obturador? Como eu checo se ele está funcionando? O que pode ter acontecido além disso?

OBS: Depois da decepção com o primeiro filme revelado, comprei outro pra tentar de novo e ainda não revelei.


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2011, 20:08:47
"...O filme parecia estar rodando...". E estava mesmo?
renatocpaiva


vyctorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2011, 15:05:11
abra a tampa traseira e olhando por dentro dispare a câmera, de preferência em tempo B, veja se dá pra ver o obturador aberto! se não manda pro mecânico!


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2011, 17:24:58
secundando o renato paiva: " .. e estava rodando?".

tente: abra a câmara e faça como o vyctorino falou e dispare em baixa velocidade. Aproveite e observe se o carretel À DIREITA é acionado quando vc usa a alavanca de avanço/carga. Veja para QUAL lado o carretel gira (se estiver girando) e lembre-se disso quando colocar o filme.

aliás, algo que (imagino) vc NÃO fez, faça com êsse novo cassete: coloque o filme, coloque a lingueta e ACIONE a alavanca do filme pelo menos UMA vez ANTES de fecha-la; se vc colocou o filme corretamente, haverá avanço, se não.. o filme ficará solto.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2011, 19:13:27
aliás, algo que (imagino) vc NÃO fez, faça com êsse novo cassete: coloque o filme, coloque a lingueta e ACIONE a alavanca do filme pelo menos UMA vez ANTES de fecha-la; se vc colocou o filme corretamente, haverá avanço, se não.. o filme ficará solto.

Isso é importante, e nem vai digamos "gastar" o negativo, já que normalmente eles tiram uma duas ou até ttês fotos a mais...


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2011, 14:30:21

http://www.butkus.org/chinon/yashica/yashica_fx-3_7/yashica_fx-3_7-splash.htm
Leia o manual antes de qualquer coisa .


O filme foi colocado corretamente ?
O filme esta sendo tracionado corretamente? Veja se a alavanca de rebobinação esta mexendo quando traciona o filme.
O obturador esa funcionando corretamente ? Abra a tampa traseira da máquina (sem filme, claro)e arme o obturador e dispare em velcidade bem lenta para ver se a lente e todo o sistema abre e fecha.Como já foi falado acima.



Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2011, 17:42:28
Oi Beabea,

 Uma vez eu marquei bobeira na hora de colocar o filme na câmera, acho que na preça eu não encaixei o filme direito no carretel e quando passava pra próxima foto o filme não rodava.
 Assim não saiu nenhuma foto.
 Será que não foi o problema que aconteceu com vc?

 Além disso pode ser que o obturar não esteja funcionando direito, ou que o fotômetro não esteja ok e vc tenha batidos as fotos num ambiente escuro de mais.

 Esse yashica é bem gostosa de usar, grande câmera, boa sorte com ela.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2011, 07:57:13
Aconteceu o mesmo comigo...
Mas foi muito tosco o meu problema haha, eu estava usando uma Canon 300v, se não me engano... e ela tem uma trava que se, dps de colocar o filme, não for acionada, o filme não roda, eu coloquei o filme bati umas 3 fotos e dps destravei(n me pergunte pq), aih eu fui batendo as fotos, quando mandei revelar levei um susto, achei q a maquina tinha estragado, verifiquei o obturador mas estava 100%, e dps, lendo o manual, que percebi meu erro =)

Abraço


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2011, 10:15:20
Nas maquinas totalmente manuais,
voce
0-COLOCA A LINGUETA DO FILME  NO SEU LUGAR,
1-PUXA A ALAVANCA ATE VER QUE FICOU FIRME,ENCAIXADO NO SEU LADO
2-PUXA O CARRETEL PARA SUA POSIÇAO,
3-E DEPOIS FECHA A TAMPA,
Assim voce se garante que ficou preso, mesmo.
Todo mundo ja pasou por isso com maquinas mecanicas,
e ate as vezes tambem com as AF de carregamento automatico.
Bola pra frente.
abs.