Autor Tópico: Pensando em trocar de câmera.  (Lida 7761 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2011, 13:15:19


iorgomeS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2011, 17:24:56
É uma discussão complexa, pois são as duas maiores marcas comerciais e ambas tem prós e contras, não creio que o melhor seja trocar de câmera e sim investir em lentes mesmo, pois uma vez começado em determinado caminho a mudança será traumática. Eu tenho uma XSi, que é uma câmera bem simples, mas com boas lentes ela faz milagre, da mesma forma que com sua D5000 e boas lentes, os resultados serão excelentes.


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2011, 18:14:59
Viktor, não sou muito experiente no assunto, eu tenho uma Canon T2i e decisão de comprar foi pelo fato da grande maioria falar muito bem dessa camera e ao mesmo tempo alguns recursos superior que a Nikon D5000, porém acredito que não vale apena você trocar de camera, uma vez que a mudança é minina, eu investiria em lentes, ou mudaria para uma Camera superior.
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2011, 19:11:18
Desculpe, mas continuo não entendendo... Devido aos recursos da câmera, não precisaríamos nos preocupar com lentes? Isso que queria dizer?


Na verdade você entendeu bem Bruno. Não invisto 1700 dólares em uma lente 24-70 para ter uma câmera incapaz de captar tudo o que a lente oferece.

No outro lado da mesma moeda vem um corpo com mais funcionalidades, com melhor sensor e mais atual.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2011, 20:27:17
Na verdade você entendeu bem Bruno. Não invisto 1700 dólares em uma lente 24-70 para ter uma câmera incapaz de captar tudo o que a lente oferece.

No outro lado da mesma moeda vem um corpo com mais funcionalidades, com melhor sensor e mais atual.

Realmente, isso é tudo muito lógico. Mas venho com a seguinte questão: uma t2i conseguiria captar tudo que uma 24-70mm L  f/2.8 oferece??

Abraços.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2011, 21:08:22
Realmente, isso é tudo muito lógico. Mas venho com a seguinte questão: uma t2i conseguiria captar tudo que uma 24-70mm L  f/2.8 oferece??

Abraços.

Não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2011, 22:48:53
Realmente, isso é tudo muito lógico. Mas venho com a seguinte questão: uma t2i conseguiria captar tudo que uma 24-70mm L  f/2.8 oferece??

Abraços.

Como o Hide falou, não.

Neste caso, a D5000 capta muito menos. Por isso que falo que lente não é tudo. E hoje um corpo com um bom sensor e uma lente mediana pode lhe dar um resultado até melhor que um corpo com um sensor inferior e uma ótima lente.

Se você tende a continuar com a Nikon, use e abuse da D5000. Mais para frente troque por uma câmera melhor. Se está insatisfeito com o conjunto e quer tentar uma outra marca, creio que a T2i vai lhe garantir uma melhora geral. Mas há também uma mudança de filosofia. Canon e Nikon têm filosofia diferente sobre os mesmos assuntos (cor, saturação, etc).

Mas só troque de equipamento se você tem certeza que está insatisfeito, pois, caso tenha criado uma expectativa muito grande, grande também pode ser a decepção.


Carcará ☼

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2011, 23:25:43
Concordo com Mr. Hyde e acho por demais lógico o comentário do Hector, porém, eu me vejo na obrigação de de fazer as seguintes perguntas: com excessão das câmeras da linha 1D e das FF, alguma outra, tipo: T3i, 60D ou 7D conseguiriam tirar tudo o que as lentes da linha L podem proporcionar?

A 7D, 60D, T2i e T1i podriam figurar no rol de câmeras de baixa qualidade, ou de qualidade mediana, muito embora, elas pertençam a categorias diferentes? (isso, tendo em vista à questão de poder tirar 100% do proveito que as lentes da linha L oferem)   

As perguntas acima foram feitas, tendo em vista que, quando usamos as lentes da linha L da Canon nas SLR outras, afora as das linhas mais acima citadas, nós conseguimos resultados extremamente satisfatórios e estimulantes, além de, muito superior à qualidade oferecida pelas outras lentes que não são da linha L.

Por outro lado, existem pessoas que têem a necessidade de uma câmera com sensor cropado (é o meu caso), e, diante disso, seria coerente afirmar, estar de certa forma, jogando dinheiro fora ao usar uma lente top em uma câmera intermediária?

Eu acredito que, os AMADORES de bom gosto, que começaram com T1i, T2i, 60D, 50D, 7D... tenham muito mais interesse em adquirir lentes de boa qualidade do que trocar o corpo (câmera), mas, enfatizo que isso é a minha opinião própria, e, eu posso estar errado.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2011, 00:32:36
Opção 1:

- Trocando de corpo e mantendo lentes fracas, a qualidade geral do conjunto permanece fraca;

- Qualquer que seja sua câmera atual, em 5 anos ela custará 10% do que custa hoje, será considerada obselota e seu sensor será considerado ruim;

Opção 2:

- Mantendo o corpo atual e investindo em lentes de ponta, a qualidade geral do conjunto melhora consideralvelmente;

- Investindo em lente de ponta, em 5 anos ela custará 70%/80% do que custa hoje e será considerada excelente;

- Em 10 anos, você nem lembrará mais qual era sua câmera atual e sua lente será considerada excelente;

- Em 20 anos, você estará usando sua 15° câmera digital e sua lente será considerada excelente;

- Em 30 anos, seu filho começa a fotografar e sua lente será considerada excelente.

- Em 50 anos, seu neto começa a fotografar e sua lente será considerada excelente.

- Etc, etc, etc.....

Sei não, mas acho que prefiro a opção 2. :D :D :D :D :D



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2011, 09:26:20
Concordo com Mr. Hyde e acho por demais lógico o comentário do Hector, porém, eu me vejo na obrigação de de fazer as seguintes perguntas: com excessão das câmeras da linha 1D e das FF, alguma outra, tipo: T3i, 60D ou 7D conseguiriam tirar tudo o que as lentes da linha L podem proporcionar?

A 7D, 60D, T2i e T1i podriam figurar no rol de câmeras de baixa qualidade, ou de qualidade mediana, muito embora, elas pertençam a categorias diferentes? (isso, tendo em vista à questão de poder tirar 100% do proveito que as lentes da linha L oferem)  

As perguntas acima foram feitas, tendo em vista que, quando usamos as lentes da linha L da Canon nas SLR outras, afora as das linhas mais acima citadas, nós conseguimos resultados extremamente satisfatórios e estimulantes, além de, muito superior à qualidade oferecida pelas outras lentes que não são da linha L.

Por outro lado, existem pessoas que têem a necessidade de uma câmera com sensor cropado (é o meu caso), e, diante disso, seria coerente afirmar, estar de certa forma, jogando dinheiro fora ao usar uma lente top em uma câmera intermediária?

Eu acredito que, os AMADORES de bom gosto, que começaram com T1i, T2i, 60D, 50D, 7D... tenham muito mais interesse em adquirir lentes de boa qualidade do que trocar o corpo (câmera), mas, enfatizo que isso é a minha opinião própria, e, eu posso estar errado.

Como vejo o assunto:

1ª pergunta - Não.
2ª Pergunta - Sim, mas com ressalvas na denominação feita.

Eu não diria que a T1i, T2i, 60D, 7D são câmeras ruins (muuuito pelo contrário). Elas são câmeras de entrada para o que há de melhor (exceto MF e GF) na fotografia. São câmeras para entusiastas e estudantes (no sentido de que tá sempre se aperfeiçoando, muitas vezes chegando bem próximo do resultado de profissionais TOP). Assim, dizer que são ruins ou mesmo medianas é complicado. Ruim definitivamente não. Mediana poderia até ser aceitável se se aquilatasse em relação às superiores (5D, etc...).

A questão do uso das lente L nesses corpos é perfeitamente explicável. A lente 'Luxury' entrega mais do que o sensor pode captar. Se vc coloca uma L numa 5D verá diferença grande no resultado, porque a 5D tem muito mais sensor que uma 3Ti, por exemplo.

Mas há uma coisa que pouca gente fala e vou me arriscar a tomar pedrada...rs As lentes L não entregam toda potencialidade de captura que um sensor de 5D pode suportar. Ou seja, a 5D Mark II tem mais sensor do que a lente L tem qualidade ótica.
Mas como é que eu digo uma asneira dessas????
A concepção da linha L foi anterior à do sensor da 5D. A linha é limitada qualitativamente por sua idéia inicial. O sensor foi um grande salto qualitativo em relação aos anteriores. percebendo isso, algumas pessoas começaram a utilizar suas óticas antigas nesses sensores. Ótica da década de 40, 50, etc... e obtiveram resultados muito bons. Em determinadas áreas da foto geralmente o centro) e em determinadas aberturas (geralmente as intermediárias), visivelmente obtiveram resultados superiores se comparada a uma L. Daí nasceu a onda de lentes M42. Infelizmente eu não tenho os links onde li essas informações, portanto não acreditem no que estou dizendo. Pesquisem!!!

Eu não diria que se joga dinheiro fora ao investir em lentes superiores aos sensores, desde que a próxima atualização de equipo seja para cima. Na verdade uma lente superior ao sensor é vc levar o sensor ao máximo de sua performance. Assim, se com lentes tidas como intermediárias o fotógrafo se sentir limitado, acho válido investir em lentes superiores, desde que possa pagar essa 'luxúria'. É claro que é uma decisão pessoal e não se deve deixar influenciar pelos outros que sempre falam dessa famosa letrinha.

O amador, assim como o profissional, tem que ter um plano de longo prazo para seus investimentos em equipo, porque fotografia é um hobby/profissão caro. Percebendo que gosta muito da brincadeira, que está cada vez mais se especializando em determinada área (still, macro, paisagem, retratos, pássaros, etc...) ou que está ganhando notoriedade na profissão, etc... o cara tem que começar a pensar lá na frente. Mudanças de patamares de equipo (da linha intermediária para a TOP) é sempre um passo que deve ser planejado com antecedência, porque envolve abrir mão de muito equipo e adquirir muitos outros, quase sempre mais caros.
_______________________________________

O raciocínio do Bruno está, em linhas gerais, correto. Temos sempre que levar em consideração a obsolência das eletrônicas embarcadas, inclusive nas lentes...rs

Ufaaa... Digitei demais. Vou voltar pra rede...rs Abç,
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 09:30:26 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2011, 10:59:54
:ponder: Ahm?
Como dizem na minha terra "la vem" !!!
Qualquer um sabe que a Canon "ainda" entrega imagens magenta, por isso fiz a citação, a Nikon entrega cores mais fiéis, se o cara só usa JPG então facilitará seu trabalho. Sou usuário Canon, acho que ficarei 100% contente com a marca o dia que as cores forem semelhantes às Nikon. Aí os chatos vão falar, use os pictures Style, lightroom etc, ainda continuo preferindo a fidelidade de cores Nikon, mesmo sendo canonísta "no momento".
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 11:17:12 por THUNDER »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2011, 11:07:00
Como vejo o assunto:

Mas há uma coisa que pouca gente fala e vou me arriscar a tomar pedrada...rs As lentes L não entregam toda potencialidade de captura que um sensor de 5D pode suportar. Ou seja, a 5D Mark II tem mais sensor do que a lente L tem qualidade ótica.
Mas como é que eu digo uma asneira dessas????
A concepção da linha L foi anterior à do sensor da 5D. A linha é limitada qualitativamente por sua idéia inicial.
Ufaaa... Digitei demais. Vou voltar pra rede...rs Abç,

Concordo plenamente, certa vez li uma reportagem sobre isso, tem um fotógrafo americano a qual não me lembro o nome que usa outras lente ( todas com foco manual )em uma 5D II no lugar das L e mostrou a diferença na qualidade, realmente tem fundamento o que Mr. Hyde disse.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2011, 12:44:43
Concordo plenamente, certa vez li uma reportagem sobre isso, tem um fotógrafo americano a qual não me lembro o nome que usa outras lente ( todas com foco manual )em uma 5D II no lugar das L e mostrou a diferença na qualidade, realmente tem fundamento o que Mr. Hyde disse.
Se nem lente com lente L se aproveita tudo o que a 5d pode oferecer, imagina com lente básica...

Lente boa é fundamental em qualquer câmera, não adianta. Pode não aproveitar "tudo" o que a câmera tem a oferecer, mas com certeza uma lente boa aproveita muito mais do que uma lente fraca. Eu tenho uma 180 f/2.8 de 20 anos atrás e é a melhor ótica do meu set. A parte eletrônica pode não ser mais "atual", o AF não é "ultrarápido" nem "ultrasilencioso", mas a ótica é fenomenal, e será sempre, independente da câmera que eu tiver no futuro. Ou seja, está aí um caso de investimento seguro e que agrega qualidade à minha fotografia hoje, amanhã, e daqui há muitos anos. :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2011, 13:05:16
Essa é a grande questão, Bruno: "Ótica". Sendo ela excelente, pode ser lente L, pode ser com eletrônica de 20 anos ou uma Noctilux-M 50mm f/0.95 ASPH. SEMPRE será uma boa lente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2011, 13:21:18
Essa é a grande questão, Bruno: "Ótica". Sendo ela excelente, pode ser lente L, pode ser com eletrônica de 20 anos ou uma Noctilux-M 50mm f/0.95 ASPH. SEMPRE será uma boa lente.
:ok: :ok: :ok: