Autor Tópico: Pensando em trocar de câmera.  (Lida 7779 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #30 Online: 09 de Abril de 2011, 16:09:27
Nossa gente. Levantei uma questão e pelo jeito vocês se empolgaram.

Vou dar mais um pouco da minha opinião.

Para lente e para corpo deve haver um equilíbrio, a não ser que a pessoa faça o investimento em um corpo inferior e uma lente superior porque mais para frente já está definido up-grade. Com isso quero dizer que não adianta dezer para o cara trocar as lentes que ele vai ter uma melhora.

Vamos a um caso teórico/prático. Calçar a Nikon D5000 do colega com uma lente Nikkor 24-70 (a melhor 24-70 do mercado). Obviamente a D5000 entregará fotos melhores, mas continuará perdendo para uma T2i com uma 18-135 em termos de linhas de definição e com isso em nível de detalhes. E tudo porque a 18-135 embora seja uma lente mediana, está num limiar acima da própria capacidade do sensor da D5000 que gira em torno de 1800 linhas e extingui-se em torno de 2600 linhas (li isso em algum lugar, e hoje não lembro mais onde foi que li). Já a T2i tem seu sensor com definição em torno de 2200 linhas e extingue-se em mais de 3000 linhas (algo que a péssima lente 18-135 é capaz de garantir).

Agora olha como a evolução do sensor da Sony na D7000 está fazendo a diferença. Com este sensor, D7000 e D5100 estão praticamente no mesmo nível do sensor da série da Canon. Com isso a lente 18-105 da Nikon é capaz de garantir melhor nível de detalhes que a 18-135 da Canon (obviamente a lente 18-105 da Nikon é melhor que a 18-135 da Canon).

Logo, ou o cara troca a D5000, ou pega uma ou duas fixas só para casos mais específicos, mas que depois podem não mais lhe ser úteis.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #31 Online: 09 de Abril de 2011, 16:14:14
Como dizem na minha terra "la vem" !!!
Qualquer um sabe que a Canon "ainda" entrega imagens magenta, por isso fiz a citação, a Nikon entrega cores mais fiéis, se o cara só usa JPG então facilitará seu trabalho. Sou usuário Canon, acho que ficarei 100% contente com a marca o dia que as cores forem semelhantes às Nikon. Aí os chatos vão falar, use os pictures Style, lightroom etc, ainda continuo preferindo a fidelidade de cores Nikon, mesmo sendo canonísta "no momento".

Thunder, a questão da cor magenta na 7D parece ter sido resolvida. Foi o que li em reviews. Na prática não tenho tido problemas com a 7D, a não ser em alguns casos de má exposição. A 5dmk2 eu não sei como está, mas acredito que a 60D esteja na mesma condição da 7D.

Com relação as cores da Nikon, desculpe por discordar. As cores da Nikon puxam para ciano (azul). E por isso parecem serem mais neutras. Mas em termos de fidelidade estvam no mesmo nível até a geração anterior. Na geração atual as cores em alguns tons saem mais do padrão tanto para Nikon como para Canon. So que são nos postos da cores. Procure reviews que falam dasa capacidades dos sensores.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #32 Online: 09 de Abril de 2011, 16:28:42
Como dizem na minha terra "la vem" !!!
Qualquer um sabe que a Canon "ainda" entrega imagens magenta, por isso fiz a citação, a Nikon entrega cores mais fiéis, se o cara só usa JPG então facilitará seu trabalho. Sou usuário Canon, acho que ficarei 100% contente com a marca o dia que as cores forem semelhantes às Nikon. Aí os chatos vão falar, use os pictures Style, lightroom etc, ainda continuo preferindo a fidelidade de cores Nikon, mesmo sendo canonísta "no momento".

Entendi...

bem eu não sei as novas canons, mas tive as duas de 10mpx: 40D e XS, bem, o jpg direto da câmera dela era bem fraquinho mesmo em relação às cores... a nikon que tenho hoje é muito mais fiel... comoo disse, não sei quanto as novas. Agora cor fiel mesmo eram da antiga linha de sensores CCD... essas sim tinham cores bem mais parecidas, mas também e iso 800 o ruído já era bem evidente...


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #33 Online: 09 de Abril de 2011, 16:37:55
Concordo com Mr. Hyde e acho por demais lógico o comentário do Hector, porém, eu me vejo na obrigação de de fazer as seguintes perguntas: com excessão das câmeras da linha 1D e das FF, alguma outra, tipo: T3i, 60D ou 7D conseguiriam tirar tudo o que as lentes da linha L podem proporcionar?

A 7D, 60D, T2i e T1i podriam figurar no rol de câmeras de baixa qualidade, ou de qualidade mediana, muito embora, elas pertençam a categorias diferentes? (isso, tendo em vista à questão de poder tirar 100% do proveito que as lentes da linha L oferem)   

As perguntas acima foram feitas, tendo em vista que, quando usamos as lentes da linha L da Canon nas SLR outras, afora as das linhas mais acima citadas, nós conseguimos resultados extremamente satisfatórios e estimulantes, além de, muito superior à qualidade oferecida pelas outras lentes que não são da linha L.

Por outro lado, existem pessoas que têem a necessidade de uma câmera com sensor cropado (é o meu caso), e, diante disso, seria coerente afirmar, estar de certa forma, jogando dinheiro fora ao usar uma lente top em uma câmera intermediária?

Eu acredito que, os AMADORES de bom gosto, que começaram com T1i, T2i, 60D, 50D, 7D... tenham muito mais interesse em adquirir lentes de boa qualidade do que trocar o corpo (câmera), mas, enfatizo que isso é a minha opinião própria, e, eu posso estar errado.

Vamos lá carcará.
Não é por acaso que a Canon colocou o nome de um dígito mais uma letra na 7D. Ela é profissional sim, e a 60D é profissional de entrada. T2i, T3i, 60D e 7D estão praticamente no mesmo nível de qualidade de imagem e o que as diferencia são os recursos a mais que cada uma tem em relação a um modelo inferior. Na qualidade de imagem dessas câmeras não há a diferença de imagem que há entre uma FF e um cropada.
Estas câmeras conseguem pegar praticamente tudo que uma lente 24-70L pode entregar. Mas de nada adiantaria colocar a 24-70L numa XSi, pois, o sensor desta câmra não tem a mesma capacidade.Ah, lembrando que a T1i também tem boa capacidade de resolução em linhas, assim como a 50D, porém perdem em iso mais alto.
-----
Já a questão da 5Dmk2 com uma lente L, concordo com a conclusão do Mr. Hide. A 24-70L não entrega tudo o que o sensor da 5Dmk2 pode captar. A única lente que vi que poderia entregar todo esse potencial seria a 24-70 da Nikon. Pelo que li a 5Dmk2 extingue a capacidade de resolução em linhas a mais de 5000 linhas. Talves por isso se formos comparar uma 60D ou 7D com uma 5Dmk2 a diferença será mínima. A 5Dmk2 está limitada pelas lentes.Agora olha o monstro que é uma 5Dmk2 com 24MP e esta capacidade de resolução em linhas. Lembrem-se que há muitos revies que testam as câmras com lente de inferior capacidade.

Ainda com relação as FF da Canon, a antiga 5D não é a mesma coisa que a 5Dmk2. Tem gente comprando5Dmk2 achando que vai obter vantagem em relação a uma 60D e 7D. Na minha opinião, somente para casos muito especfíficos pode se ter uma imagem melhor com a 5D. No geral 60D e 7D têm muito mais a oferecer em relação a 5D, e estes casos muitos específicos não refletem a maioria das condições.
Agora cuidado para não interpretarem fielmente o que falei, pois é uma opinião pessoal e eu não conheço bem a 5D.
-----
Bruno, a sua percepção sobre lentes está certo. A primeira impressão que tive é que os problemas do autor do tópico iriam se resolver trocando as lentes. E não é bem assim que ocorre. Acho que a discussão acerca de lentes x corpo está muito boa.
-----
Para finalizar entro com uma outra percepção acerca de lente boas. É o caso da 24-70 da Nikon numa D700. Na minha opinião, o conjunto todo ficará limitado às carcaterísticas do sensor da D700. Além de ter 12MP entrega menos nitidez que a lente pode captar e menos nitidez que uma 5Dmk2. Agora para saber como isso ficaria na prática, só testando de forma isenta.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #34 Online: 09 de Abril de 2011, 16:39:46
Entendi...

Agora cor fiel mesmo eram da antiga linha de sensores CCD... essas sim tinham cores bem mais parecidas, mas também e iso 800 o ruído já era bem evidente...

Isso mesmo Natão. D80 tem cores muito mais bonitas que a D90. E a D80 tem sensor CCD e D90 sensor Cmos.


Carcará ☼

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
Resposta #35 Online: 09 de Abril de 2011, 20:16:08
Mais uma vez, concordo plenamente com Hector e Mr. Hyde.

Eu já imaginava que as respostas seriam mais ou menos da forma que ocorreram, até porque, não tinham como ser diferentes (tecnicamente falando).

Gostei muito das explicações do Hector, até porque, se faz necessário entender a importância das lentes, não que o corpo seja menos importante, mas no sentido de que, o investimento pré-maturo em lentes de boa qualidade é bem menos dispendioso e demora consideravelmente mais tempo para ficarem obsoletas do que o corpo (câmeras).
A bincadeira legal é levar o sensor ao seu limite, e conseguir cada vez mais, fotos de boa qualidade, com uma variedade de lentes boas.

Eu também vi uma comparação entre uma 7D e uma 5D MK II, ambas com uma 24-70mm L, feita pelo japonês Kai W. da DigitalRev, e os resultados apresentados confirmam todo o comentário do Hector e do Mr. Hyde.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #36 Online: 09 de Abril de 2011, 20:56:41
Thunder, a questão da cor magenta na 7D parece ter sido resolvida. Foi o que li em reviews. Na prática não tenho tido problemas com a 7D, a não ser em alguns casos de má exposição. A 5dmk2 eu não sei como está, mas acredito que a 60D esteja na mesma condição da 7D.

Com relação as cores da Nikon, desculpe por discordar. As cores da Nikon puxam para ciano (azul). E por isso parecem serem mais neutras. Mas em termos de fidelidade estvam no mesmo nível até a geração anterior. Na geração atual as cores em alguns tons saem mais do padrão tanto para Nikon como para Canon. So que são nos postos da cores. Procure reviews que falam dasa capacidades dos sensores.

Hector, melhorou sim com relação à 5D II mas ainda está longe da Nikon, acho que o azul da Nikon não incomoda tanto quanto o magenta e laranja das Canon, uma coisa que o Natão falou foi muito bem lembrado, as cores das Nikon com ccd são perfeitamente perfeitas,brilhantes e vívidas,  me lembro de minha D40X 10 MP ( até hoje não entendo pq esta camera foi pouco usada e comentada )tinha cores exatas e fiéis e me lembro também que com iso 800 ja era muito ruidosa. A última nikon que tive foi a D90, sentí as cores bem lavadas, por sinal muito parecidas com a 60D na lavagem kkkkk. Resumindo, uma 5D II com as cores da D40X seria o perfeito, não conheço as cameras pró da Nikon mas acredito que em se tratando de cores, sejam bem melhores que as Canon. Natão matou a pau lembrando das Nikon com ccd.  :ok:
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 21:01:50 por THUNDER »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #37 Online: 09 de Abril de 2011, 21:09:25
Qualquer câm com CCD tem cores mais fiéis do que as CMOS... Agora mais fiel ainda e com nitidez impecável são os foveon... São muito mais nítidos mesmo sendo APS do que o Sensor mais nítido do mercado das DSLR da Nikon D3x...

O problema sigma são as lentes... quer dizer, se for usar só as primes tudo bem, mas ainda assim estaríamos limitados...

O sensor com a qual sonho: FFF (Foveon Full Frame) com nível de ruído da D3s...
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 21:09:47 por Natão »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2011, 21:14:04
Natão, e pq esse sensor Foveon não está na disputa entre as melhores e é pouquíssimo falado ? Explique para a galera.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #39 Online: 09 de Abril de 2011, 21:16:35
Hector, melhorou sim com relação à 5D II mas ainda está longe da Nikon, acho que o azul da Nikon não incomoda tanto quanto o magenta e laranja das Canon, uma coisa que o Natão falou foi muito bem lembrado, as cores das Nikon com ccd são perfeitamente perfeitas,brilhantes e vívidas,  me lembro de minha D40X 10 MP ( até hoje não entendo pq esta camera foi pouco usada e comentada )tinha cores exatas e fiéis e me lembro também que com iso 800 ja era muito ruidosa. A última nikon que tive foi a D90, sentí as cores bem lavadas, por sinal muito parecidas com a 60D na lavagem kkkkk. Resumindo, uma 5D II com as cores da D40X seria o perfeito, não conheço as cameras pró da Nikon mas acredito que em se tratando de cores, sejam bem melhores que as Canon. Natão matou a pau lembrando das Nikon com ccd.  :ok:

Thunder, tem alguma coisa que não se encaixa. Eu por exemplo não gosto das cores frias da Nikon. Parece uma foto levemente envelhecida quase desbotada. Isto é a interferência do azul. Não incomoda tanto, mas tira a vivacidade da fotografia.
Já na Canon de fato o amarelo e o vermelho ficam mais forte. Mas deixam as fotos com cores mais quentes, mais vívidas. Pode até ser que a minha explicação não seja a mais correta, mas gosto muito mais da vivacidade das fotos da Canon do que da Nikon. O CCD da Nikon D80 eu achava muito mais perto das cores vívidas da Canon.
PS.
Quero deixar bem claro que a opinião das cores é pessoal.
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 21:22:26 por Hector. »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #40 Online: 09 de Abril de 2011, 21:20:18
Qualquer câm com CCD tem cores mais fiéis do que as CMOS... Agora mais fiel ainda e com nitidez impecável são os foveon... São muito mais nítidos mesmo sendo APS do que o Sensor mais nítido do mercado das DSLR da Nikon D3x...

O problema sigma são as lentes... quer dizer, se for usar só as primes tudo bem, mas ainda assim estaríamos limitados...

O sensor com a qual sonho: FFF (Foveon Full Frame) com nível de ruído da D3s...

Natão, Foveon é ótimo, mas limita o tipo de trabalho do fotógrafo em muito. Se um dia ele for perfeito em função da versatilidade, ótimo, mas até lá CMOS comanda. Para quem fotografa até iso 200 o Foveon é ótimo.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #41 Online: 09 de Abril de 2011, 21:22:47
Thunder, tem alguma coisa que não se encaixa. Eu por exemplo não gosto das cores frias da Nikon. Parece uma foto levemente envelhecida quase desbotada. Isto é a interferência do azul. Não incomoda tanto, mas tira a vivacidade da fotografia.
Já na Canon de fato o amarelo e o vermelho ficam mais forte. Mas deixam as fotos com cores mais quentes, mais vívidas. Pode até ser que a minha explicação não seja a mais correta, mas gosto muito mais da vivacidade das fotos da Canon do que da Nikon. O CCD da Nikon D80 eu achava muito mais perto das cores vívidas da Canon.
Meu caro Hector, não sei sobre a D80 pq nunca usei, mas como falou o Natão, as CCD da Nikon, no caso a que tive foi a D40X 10MP, não tinha nada de cor lavada, eram vivas e vibrantes, até hoje a camera que usei que se iguala à 40X em fidelidade e vivacidade de cor foi a Alpha A100, porém mais ruidosa ainda que a 40X, por sinal a DSLR mais ruidosa que ja usei na vida.
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 21:24:10 por THUNDER »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 09 de Abril de 2011, 21:27:41
Natão, foveon é outro nível. Tecnologia totalmente diferente e, pressinto, que Canon e Nikon/Sony comerão poeira um bom tempo. Quando se resolver o problema do ruído do foveon, metemos um adaptador de baioneta e ótica M42!!! Já pensou???
_____________________

Thunder, porque não tem a mesma força de 'marqueting' da Canon e Nikon-Sony. O uso ainda não é muito difundido e a Sigma é triste em ótica. Nenhum profissional TOP por enquanto investirá nela por casua disso e do ruído alto que ele, ainda, proporciona.

______________________

Hector, aí é questão de predileção pessoal entre cores quentes e frias... EU, pessoalmente, prefiro quentes. Entre low e highkey... EU, pessoalmente, prefiro lowkey. Entre cores complementares e antagônicas... EU, pessoalmente, prefiro complementares. E por aí vai...

Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #43 Online: 09 de Abril de 2011, 21:53:46
Natão, foveon é outro nível. Tecnologia totalmente diferente e, pressinto, que Canon e Nikon/Sony comerão poeira um bom tempo. Quando se resolver o problema do ruído do foveon, metemos um adaptador de baioneta e ótica M42!!! Já pensou???

Pelos deuses, me imagino utilizando uma Takumar 135mm f2.8 ou mesmo a SMC 50mm f1.4... que sonho... 8-)

Não quero nem pensar nisso... eu fico triste :(


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #44 Online: 09 de Abril de 2011, 22:42:05
Natão, foveon é outro nível. Tecnologia totalmente diferente e, pressinto, que Canon e Nikon/Sony comerão poeira um bom tempo. Quando se resolver o problema do ruído do foveon, metemos um adaptador de baioneta e ótica M42!!! Já pensou???
Abç,
A parte mais fantástica dos Foveon é a latitude. Algo me diz que que isso será possível mesmo no Cmos usando de técnica parecida ao Foveon. Lembrem-se que este sensor é na verdade 3 sensores.