Autor Tópico: 4x5 digital  (Lida 10185 vezes)

Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Online: 09 de Março de 2011, 17:55:57
Alguém poderia me esclarecer se essas câmeras de fole têm alguma utilidade no mundo da fotografia digital?
Tenho uma field câmera 4x5 em casa, guardada há anos, boas lentes (90 f8 e 210 f5.6) e pouca experiência com este padrão mas gostava de revelar os cromos Velvia em casa no antigo E6, as fotos ficavam simplesmente fantásticas em termos de nitidez.
Alguém saberia me explicar como é feito o proc de digitalização destes cromos?, já que back digital 4x5 tem um preço proibitivo (pelo menos p mim :aua:).
Existe scanner para cromos ou negativos 4x5?


vyctorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2011, 07:52:56
scanner 4x5 tem para todo gosto ($$$$), o mais fácil ($$$$) é o HP g4050, mas o epson v500 e descendentes tem melhor resultado, mas são mais caros; falando em termos de pobres mortais! 


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2011, 16:26:51
Obrigado pela resposta animadora :aua:.
Melhor usar o velho e bom Velvia e mandar escanear. O problema é que com as facilidades do digital essa história de ficar carregando numa caixa escura em campo, chapa por chapa,tornou-se um pé no s.
Quem sabe um dia os preços melhorem (ou, piorem como acontece com tudo que é específico demais e sai de linha...)
Um abraço!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2011, 18:44:43
já que back digital 4x5 tem um preço proibitivo (pelo menos p mim :aua:).

Fiquei curioso. Qual marca e modelo você está falando?
-22.352971,-48.775582


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2011, 14:32:54
Horsemam 45 HD. Não é monorail, é uma field que se dobra sobre sí mesma e vira um pacote leve e pouco volumoso. Por causa dessa mobilidade tem movimentos mais limitados de tilt, shift e swing e isso só para o plano frontal. O plano do filme não tem movimentos típicos de uma 4x5 monorail, mesmo assim dá pra obter muitos efeitos, inclusive corrigir perspectivas e aumentar a profundidade de campo. Tenho também um back linhof para fimes 220 e 120 no tamanho 6x9 com adaptador para a Horsemam. As objetivas são a Nikkor SW 90 f8 e a Nikkor W 210 f5.6. Mas vc queria saber do back digital 4x5? Na realidade não conheço nenhum e segundo informações de colegas existe mas é muito caro. Também estou curioso pra botar a mão numa destas joinhas... 


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2011, 10:30:48
os Backs usados em grande formato, normalmente são os mesmos dos medio formato!
Q eu saiba, não existe back 4x5...
A sinar (www.sinar.ch) tem uma linha mais voltada pra isso, tanto em backs qto em cameras... mas, vá preparando o bolso.;... ;o)

o meu ZD é +ou- compatível com grande formato, o problema dele é q não possui disparo direto (alguns backs tem um contato para dispro direto).
O mais fácil, é arrumar um adaptador de CAMERA e colocar a camera 645 na parte de traz do corpo da grande formato...

Eu comprei o ZD pensando em futuramente usaá-lo em grande-formato, mas ainda me falta a camera e o adaptador 4x5.. ;o)
tenho muita esperança em conseguir isso no próximo ano...
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 10:32:07 por galeno »
Nikon D810


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2011, 23:02:51
Valeu. Obrigado pelas informações. Mas, qual é o tamanho do ZD back? Quanos MP no final?
Imagino que se o back for 6x4.5 a qualidade da imagem deva ser um absurdo por causa da grande cobertura circular das lentes de grande formato.
Descule a pergunta: Você comprou no Brasil? Quanto vale?
Um abraço!


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2011, 12:54:11
conf do ZD back e da ZDCamera
http://www.dpreview.com/news/0409/04092902mamiya_zd.asp

paguei 12k no back aqui no Brasil....
Nikon D810


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2011, 15:16:33
Valeu, Galeno pela dica. Achei sensacional. O sensor é 2x uma FF mas pra minha humilde patente de fotógrafo freela 12k é muiiiiito.
Um ab.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2011, 15:26:06
cara
eu não ganho dinheiro com meu back
comprei meu back mas ainda nem tirei carteira com 27 anos...
cada um faz suas prioridades, eu não gosto de CMOS, a Nikon me obrigou a migar (dinovo) pra medio-formato daonde não quero sair nunca mais.....
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 15:26:29 por galeno »
Nikon D810


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2011, 13:23:10
O ZD é CCD? O que vc tem contra CMOS? (desculpe a curiosidade).
A Nikon agora adotou este sensor pras suas DSLR mais recentes.

Adoro 645, não tem maior praticidade no ramo do médio formato, fora a qualiddae absurda. Só que a minha MF é uma Pentax 67 de filme e acho que perdi o saco de ficar revelando. Devo tá ficando véio....Abs.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2011, 21:29:45
Pois é... eu tb não tenho mais paciencia de revelar não
comprei o ZD opor varios motivos, um foi de poder usar o memso conjunto em digital e filme... mas, nem isso tive muito paciencia de faer, ficar testando um contra o outro - coisa q eu imaginava q faria tdo dia... acontece q depois q o ZD chegou, o back de filme nunca mais entrou na camera...

Qto ao CCD, é uma questão de cor mesmo.. As imagens de CCD são muito mais consistentes nesse aspecto.. Nos ultimos 5 anos, eu tenho tratado muito mais q fotografa oq me permite conhecer todas as lentes, as cameras, memso não as tendo.
Bem, desde o meu tempo de Canon eu tinha um problema com o magenta e tom de pele, 5 anos, comprei uma D200 com CCD e caí pra traz... A imagens são muito mais consistentes..
Ae pensava q a Nikon é q era o "cara" e q os sensores da canon eram uma merda (oq não deixa de ser verdade.. ;o)
mas, depois q a Nikon abandonou o CCD junto com a Sonye  adotou o CMOS, eu vejo nas d300-por exemplo
o mesmos problemas com o canal magenta/verde
ele simplismente não se equalizam... é uma merda
vc vai tirando o magenta e o verde aparece ainda com a foto "magentada"
na canon, o problema é maior pois as imagens sofrem muito processamento na camera, mesmo os RAWs, ai ica pior....
qdo  vc junta várias fontes de luz diferentes, o prolema fica maior

ccd não
ccd tem as cores onde elas devem estar


ae agente entra em outra questão q é a do ruido
como o ccd tem um receptor para cada pixel, qdo q o cmos tem um receptor pra cada linha de pixels, o CCD esquenta muito
outra, o semi-condutor do CCD é todo coberto pelo material condutor, qdo q o CMOS tem uma lentizinha na frente pra ampliar esse sinal luminoso...
bem, essas caraterísticas explicam bem oq acontece na camera
o CCD precisa de muito mais energia, gera muito calor, mas, repassa esses valores de forma muito mais consistentes pro processador..
no final, vc tem uma imagem mais balanceada, com menos contraste, mais degradê....

bem, pelo menos é isso q eu sei de CCD/CMOS se eu estiver equivocado, me corrijam por favor, qdo eu aprendi, aprendi assim... ;o)
Nikon D810


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2011, 22:23:06
(...)na canon, o problema é maior pois as imagens sofrem muito processamento na camera, mesmo os RAWs, ai ica pior....
(...)

Penso que não, galeno. Já vi testes de sinal X ruído e o resultado é justamente o oposto. Os raws da Nikon sofrem pré-processamento, enquanto os da Canon não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2011, 22:33:36
uai cara, até onde sei é assim.. mas, adoraria ver saber mais...
oq acontece, é q os RAWs da nikon tem normalmente o mesmo tamanho, eles variam pouco de uma foto pra outra.. Uma foto completamente preta e uma de estudio, cheia de tons, sofrem 1MB de diferença um do outro..

Na Canon, essa diferença é maior... Qdo vc fotografa no estudio o RAW ica gigante, a foto toda preta, o raw fica menor...

No ZD, o RAW tem RELIGIOSAMENTE do mesmo tamanho, muda de um iso pra outro
mas, em iso 50, todas as fotos tem 37,257MB (ou algo assim)


mas enfim, não tenho muito acesso ao raw da canon depois da minha 20d, mas, tive uma experiencia com a 5DII e os resultados nesse quisito, tamanho de raw, foram o mesmo...
eu parto desse principio, do tamanho do arquivo


oq eu notei com a nikon D3 pra frente e agora na 60d e 7d, é q as cameras não tem mais RUIDO, é uma outra coisa, é como se os pixels se parecessem com grão, mas, como o mesmo aspecto ruim do ruido.. então assim, eu acho mesmo q depois de algum momento, as coisas passaram a ser bem mais complicadas q apenas a teoria simplista q nos conhecemos..
pq assim, a cor no digital não é dada por ela mesma, é dada pela comparação de luminancia dos pixels mais próximos. Acho q com o passar do tempo, e os aumentos do MP, esses cauculos passaram a ser meio "intuitivos" pra camera... tipo, a mesma camera responde de forma diferentes ao sinal de ruido sore aparentimente a mesma circunstancia... eu noto isso na 60d, mais q em qq outra camera...
mas enfim...

abraços
Nikon D810


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2011, 22:55:47
galeno, pra mim tem lógica os arquivos sofrerem mudanças de tamanho ao se mudar a cena. Estranho é eles ficarem do mesmo tamanho.

Para clarear, as idéias dá uma lida nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=49228.0

E principalmente no artigo do Shalders. Lá vc vai "ver" a malandragem acontecer...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova