Autor Tópico: filmes c41  (Lida 1319 vezes)

marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Online: 10 de Março de 2011, 10:50:19
olá amigos!gostaria que me ajudassem com uma dúvida: quais filmes coloridos profissionais que usa o processo c41 para revelar?


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2011, 13:36:42
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2011, 13:40:00
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2011, 00:47:02
Oi Marcos,

a principal diferença entre um filme "profissional" e um "amador" é que o pro já vem quase no auge da sua maturação - daí a necessidade de refrigeração, para que ele não "passe do ponto". Os filmes "amadores" levam em conta um certo tempo de balcão na sua formulação, até serem vendidos, usados e revelados. Por isto, têm um tempo de maturação maior e não necessitam de refrigeração.

Por quê isto? Porque o fotógrafo profissional compra o filme apenas para fazer uma sessão de fotos. Já o fotógrfo não profissional compra o filme para fotografar cenas da sua vida. O que pode demorar um dia ou três semanas, por exemplo. Ou mais ainda. Por isto ele não precisa de um filme que esteja exatamente no seu momento ultra top.

Antigamente existiam versões mais saturadas de filmes apenas com a legenda PRO, mas hoje em dia isto é praticamente lenda. Um filme que eu gostava muito por causa da saturação era o Kodak Gold. Ele não era "PRO", mas os resultados eram excelentes.

Hoje, em C41 de ponta eu recomendo que você experimente o consagrado Fuji Reala e o novo Ektar, da Kodak, que muitos comparam com o Velvia 50 - e ele ainda é um ponto mais rápido.

outra opção, bem interessante, é cross processing - revelar cromo no processo C41. Eu gosto do resultado do Provia, da Fuji. Já o Velvia 100 não me agradou. Faça umas experiências também.

Abs,

José Azevedo