Autor Tópico: dúvida na lente  (Lida 1458 vezes)

bsanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 10 de Março de 2011, 13:22:13
Boa tarde pessoal,
Estou pretendendo comprar minha DSLR. Não trabalho com fotografia, mas sou apaixonado por esta arte. Pretendo usar a máquina no meu dia-a-dia, nas situações mais variadas possíveis.
Inicialmente pretendia comprar a D7000, pois depois de tudo que li realmente parece ser um fantástico equipamento porem, o $$$ ta um pouco curto assim, provavelmente ficarei com a D90 que é a antecessora dela mas, pelo que vi também é um bom equipamento, certo?
Bom, minha maior dúvida é na lente. Independente da escola da câmera, ela virá com a lente 18-105mm f/3.5-5.6g ED AF-S VR DX Nikkor. Encontrei alguns comentários falando que essa lente é horrível, é isso mesmo? Pergunto isso porque como falei não vou utilizar a máquina profissionalmente, mas gostaria de ter boas tomadas.
Andei vendo que estas lentes com zoom apresentam um ponto negativo quando comparada com as lentes de tamanho fixo que é o tamanho da abertura. O problema é que com lentes fixas, a versatilidade de fotografar vários ambientes é limitada certo? Já uma lente com zoom posso em um momento fotografar, por exemplo, uma paisagem de uma praia e no instante seguinte pegar uma pequena flor (utilizando o zoom).

Tenho esse ponto de vista, pois essa será minha primeira câmera DSLR e a anterior era uma UZ e nesta, a utilização do zoom é constante e proporciona uma versatilidade muito boa.


Desde já agradeço a ajuda........


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2011, 13:33:16
bsanches,

A lente do kit, a 18-105mm f/3.5-5.6g ED AF-S VR DX Nikkor é uma lente muito boa para começar. Ela não vai te dar uma abertura das melhores, mas pelo range, acaba se tornando uma lente bem versátil e vai te entregar fotos decentes em ambientes bem iluminados. Contudo, uma lente mais clara (uma 50mm f/1.8 ou uma 35mm f/1.8 em DX) são ferramentas poderosas e te dão oportunidade de testar coisas diferentes, inclusive do ponto de vista criativo.
Penso que durante muito tempo a maioria dos entusiastas como nós usou compactas de filme com lente de distância focal fixa e nem por isso deixávamos de fazer bons registros (e os que eram ruins, não o eram exclusivamente por causa do equipamento).

Com uma lente de distância focal fixa, você vai ter que se afastar e aproximar do assunto fotografado, o que pode ser desconfortável em algumas ocasiões.

Outra opção seria comprar uma zoom clara como uma 24-70 f/2.8. Mas, dependendo da marca, você vai gastar uma nota...

Se tem algum dinheiro para investir além da D90, eu iria de 35mm f/1.8

Espero ter sido útil!
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2011, 13:39:13
A 18-105 ser horrível??? Bem, quem fez esse comentário deve estar habituado à qualidade das summilux então...

É uma boa objetiva sim, mas não é uma objetiva clara... mas pra isso podes comprar depois uma 50mm f1.8 por uns 400 reais, ou uma 35mm f1.8 por uns 650 reais, formando um kit bacana...


bsanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2011, 13:40:05
Muito obrigado pela ajuda..... foi muito útil....
Na verdade estava mesmo pensando em comprar uma 35mm f/1.8 DX, que nem é tão cara. Esta lente seria bem indicada para fotos com grande campo de visão certo? Tipo fotos de grupos ou de paisagem.....
Outra coisa, como provavelmente minha câmera será um DX, não terá muita diferença entre uma lente DX ou FX, certo? Esta diferença seria realmente visível em uma câmera FX...?


obrigado


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2011, 13:44:38
Eu gosto da lente do kit... não tenho o que reclamar...
recentemente adquiri uma 50mm 1.8...

não sei pq insistem em dizer que a 18-105 não é boa...


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2011, 14:09:17
As lentes DX são mais baratas quando comparadas com as FX. Há quem diga que a qualidade é inferior, mas isso é altamente questionável...
Uma 35mm Até que dá para paisagens, mas o melhor seria uma lente ainda mais grande angular, como uma 24mm ou até menos.
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


bsanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2011, 14:22:28
Entendi...
Provavelmete, agora devo ficar somente com a lente di kit... questões de $$$$
Mas futuramente pretendo comprar uma 70-300mm f/4.5-5.6G AF-S VR NIKKOR e uma fixa. Talvez escolha mesmo a 35mm f/1.8 pois como foi dito ela serve para paisagens (pode até não ser a melhor, mas serve) e também vai servir para fotos de grupos em ambientes fechados...


bsanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2011, 15:15:56
Uma ultima pergunta,
Conforme falei no primeiro post, essa será minha primeira DSLR a anterior é uma Panasonic FZ-28 (UZ). Sei que o zoom para as DSLR não segue a teoria das compactas que coloca como 3x, 8x, 12x, no caso da minha UZ 18X. Em uma DSLR posso ter uma lente de 600mm que proporciona uma aproximação gigantesca e sem zoom.
Mas traçando um comparativo, a FZ28 com zoom de 18X fala na especificação que o cumprimento focal: f=4.8 a 86.4mm (equivalente em filme 35mm: 27-486mm). É possível comparar isso com as lentes das DSLR para que eu possa ter idéia do tamanho da aproximação que terei quando usando por exemplo a lente do kit (18-105mm).


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2011, 15:20:42
Uma lente 18-105 em DX te dá um equivalente em FX de 27-157mm, mais ou menos isso. Em termos de zoom, isso seria algo como 5 ou 6x, eu acho...
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2011, 11:36:18
Olha amigo eu uso está lente em eventos e não acho horrivel!!! Acho que é uma boa lente! Tem muita gente no mercado que usa, e tem resultados satisfatórios. Eu mesmo não tenho muito do que reclamar,logico que com um tempo vc melhora seu equipamento.