Autor Tópico: [Tutorial] Estufa para câmeras e lentes  (Lida 30810 vezes)

Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2011, 15:58:25
Comprei uma caixa de ferramentas de metal.


De metal eu nao faria, muito pesado e pode arranhar, mas so vendo para opinar sobre o resultado.

... coloquei uma lâmpada pequena de 25 watts.


muito quente.  Tem que ser lampada para corrente de 220v, aí divide a potencia pela metade, uso uma de 15w, e já queimou a fita da camera, cuidado com esse calor...

Ainda fico com as caixas plásticas gdes, e a lampada 220v / 15w.  Ah, e o berço das lentes e das cameras de isopor, ou de madeira, pode ser forrado com feltro para nao arranhar.

abcs!


Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #16 Online: 27 de Julho de 2011, 16:17:32
re-upa as fotos?
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2011, 19:31:52


muito quente.  Tem que ser lampada para corrente de 220v, aí divide a potencia pela metade, uso uma de 15w, e já queimou a fita da camera, cuidado com esse calor...

Ainda fico com as caixas plásticas gdes, e a lampada 220v / 15w.  Ah, e o berço das lentes e das cameras de isopor, ou de madeira, pode ser forrado com feltro para nao arranhar.

abcs!

lâmpada de 220V funcionando em 110V reduz a potência em 75% e não pela metade....

uma lâmpada 25W 200V funcionando em 110 terá aproximadamente 6,25W


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2011, 22:08:45
Comprei hoje uma lâmpada de 15w/220 volts. Ficou melhor.
Peguei um vidro de azeitonas, furei a tampa e instalei nela, para o lado de dentro, o bocal e a lâmpada. Ficou bom.
Antes usava a 25w/110 com um timer. Acho que agora pode ficar ligado direto, mas ainda não vou arriscar.
Quanto ao fato de a caixa de metal arranhar o material, esqueci de dizer que a "caminha" delas é forrada com algodão esterilizado (se compra na farmácia e vem em rolo). 
O EVA e outros materiais não são imunes aos fungos e ácaros.
Concordo com a opção do vidro. Talvez um aquário de tamanho médio, o que permitiria se limpar de vez em quando com um Lysoform (é o que eu faço na caixa de metal de tempos em tempos).
Concordo, a caixa é propensa a ferrugem que também não é boa para o material fotográfico.
Mas, até então, antes de participar do Forum, achava que a solução era muito boa. Sempre podemos melhorar, não é? rs rs rs

JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2011, 00:44:22
lâmpada de 220V funcionando em 110V reduz a potência em 75% e não pela metade....

uma lâmpada 25W 200V funcionando em 110 terá aproximadamente 6,25W

Ok, Luciano, acredito, obrigado pela informação,  explica essa fórmula aí pra gente...

Até melhora a solução, fica om pouco menos quente.
valeu! :ok:
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2011, 17:33:01
Galera estava olhando este topico e to vendo que as fotos sumiram não sei o que aconteceu. Será que alguem pode me dizer?
Foi ver as fotos na minha conta no imageshack e não estão mais visiveis, será por isso?
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2011, 17:40:23
Galera estava olhando este topico e to vendo que as fotos sumiram não sei o que aconteceu. Será que alguem pode me dizer?
Foi ver as fotos na minha conta no imageshack e não estão mais visiveis, será por isso?

Certeza que sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2011, 20:20:59
Ok, Luciano, acredito, obrigado pela informação,  explica essa fórmula aí pra gente...

Até melhora a solução, fica om pouco menos quente.
valeu! :ok:

Lembrando das aulas de física na escola...

P= potência  U= tensão  i=corrente   R=resistência

P=U.i (U "vezes" i)
U=R.i ; portanto i=U/R

substituindo na primeira, P=U2/R   (potência é igual tensão ao quadrado sobre resistencia..)

Numa lâmpada, a resistência é constante.... reduzindo a tensão pela metade, reduz-se a potência pra 1/4 ....

Se tiver algum engenheiro eletricista aqui favor confirmar se não escrevi besteira... terminei o colegial em 1994... faz teeeempo... infelizmente não consigo me lembrar de tudo que aprendi...



terciocarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Wannabe
Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2011, 11:42:27
As imagens do tópico foram removidas do servidor e não podem mais ser visualizadas no tópico.... :snack:
Nikon D90| Nikkor AF 50mm 1.8 D | Nikkor AF-S 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II | SB700

"Na einai kalytero anthropo apo ton patera toy"


Arnaldo.akn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #24 Online: 03 de Outubro de 2011, 09:34:10
Branco Melo, muito bom o tutorial para fazer a estufa. Pena que as imagens ilustrativas não estejam mais disponíveis.
O Luciano postou informações adicionais valiosas. Como eu particularmente não levo jeito para isso (DIY), gostaria
que algum colega do forum pudesse indicar uma loja que venda um dry box pronto, no meu caso seria mais "seguro".
Obrigado. []s


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2011, 09:48:36
Arnaldo, esses dias estava procurando também, busquei por "caixa anti fungo" no Mercado Livre e apareceram algumas opções. Não cheguei a comprar, mas dá pra ter uma idéia dos modelos e dos preços  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2011, 09:49:39
No ML tem uma cara que fornece sob encomenda... Procurei rápido aqui e não encontrei o link.
Aqui no MF já foi postado algumas vezes o link dele. Dá uma pesquisada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Arnaldo.akn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #27 Online: 03 de Outubro de 2011, 10:22:52
Alexandre e Mr. Hyde, obrigado pela pronta resposta. abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:38:13
Gostaria de contribuir com a solução que arrumei aqui em casa.
Comprei uma caixa de ferramentas de metal. Fiz um corte e coloquei uma lâmpada pequena de 25 watts.
A Caixa, por ser de metal, é fácil de limpar e desinfetar. E a lâmpada é menos potente que uma lâmpada de geladeira.
Por ser uma caixa pequena é fácil de transportar em viagens de carro.
Estão funcionando a contento, mas ainda não é uma solução para quando viajamos de ônibus ou avião.

desinfetar??????????????
eu quando morei na Amazonia por 2 anos, guardava tudo num isopor, jamais apareceu nem sombra de fungo.
La o pessoal poe lampadas nos guardaroupas para nao ficar verde de mofo,o ano inteiro e umidade media 95%.
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2011, 11:04:32
desinfetar??????????????
eu quando morei na Amazonia por 2 anos, guardava tudo num isopor, jamais apareceu nem sombra de fungo.
La o pessoal poe lampadas nos guardaroupas para nao ficar verde de mofo,o ano inteiro e umidade media 95%.
abs.

Hahaha, conheço só um lugar pior: CHUVAVILLE, CHOVEVILLE, OU MELHOR JOINVILLE.

bacana a idéia do isopor... colocar uma lâmpada no isopor, de baixa potência também deve resolver...