Autor Tópico: [Tutorial] Estufa para câmeras e lentes  (Lida 30825 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 11 de Março de 2011, 01:38:19
Estava lendo um topico sobra este assunto  por isso resolvi fazer este tutorial.
Este tutorial é de uma estufa tabajara de baixo custo, que eu mesmo criei para proteger os equipamentos do maior pesadelo dos fotógrafos, o temido fungo.
Eu fiz uso de um armário que já tinha no estúdio, só fiz a separação de uma parte dele para fazer a estufa.

Bem vamos lá.
O material pode ser comprado em qualquer livraria e o da parte elétrica, em uma casa do ramo.
Lembrando que os preços citados aqui podem variar de acordo com cada região.
Material:
02- Folhas de EVA da cor desejada---------------------------------------------------- R$ 1,50  cada.
01- Rolo de papel alumínio -------------------- ---------------------------------- ------2,50
01- Tubo de cola branca 80 ml---------------  ------------------------------------------ 2,00
01- Tubo de cola de isopor 80 ml ------------- ----------------------------------------- 2,00
01 – Pincel de 2,5mm --------------------------------------------------------------- ----1,20
01 – Bocal de porcelana--------------------------------------------------- ---------     3,00
01 – Lâmpada incand. de 25 ou 60 watts--------------------------------------- ---------  1,00
01 – Tomada macho com fio, no tamanho desejado------------------------- ---------------  3,00
Tesoura.
Tigela para colocar cola.
Régua.
Estilete.
Funda de 3 mm ou outro objeto para furar.

Este material tem a quantia necessária para um espaço de 45x30 cm, podendo variar de acordo com o tamanho a ser usado.

Muito bem vamos agora à montagem.
1 – Faça um furo com a funda no canto superior na parte do fundo do armário, que servirá para passar o fio de força.
2- Meça o espaço interno da parede do fundo na largura e na altura sendo que a altura deverá ocupar ¾ do espaço, como mostra a foto.

3 – coloque um pouco da cola branca na tigela.
4 – Recorte o papel alumínio no tamanho medido.
5 – Amasse o papel com cuidado para não rasgar, depois o desamasse e passe a cola com o pincel no lado fosco.

6 – Cole-o com cuidado no local para não rasgar.
 Faça assim nas laterais também e no teto.
Não se preocupe com as sobras das laterais, passe cola nas bordas do armário e dobre-as para colar.

Depois de tudo colado, deixe secar e apare as sobras.
7 – Meca a parte de baixo do fundo do armário que ficou sem papel e recorte a EVA no mesmo tamanho.
Limpe a tigela ou use outra para colocar a cola de isopor. Não tem problema em usar o mesmo pincel.
8 – Passe a cola em todo EVA para não ficar ar preso depois de colado.
Faça o mesmo processo nas laterais e depois no piso.
Festo isso, você notará que as beiradas no encontro do EVA com o papel alumínio ficaram um pouco desigual e a EVA ficou por cima deixando a impressão de mal acabado.

Para resolver isso você deve cortar uma tira de papel de mais ou menos 5 cm passar cola branca e cola-la por cima do EVA, com todo cuidado para não ficar torto.

Faça isso nas laterais também.
Uma coisa importante deixe sempre o papel ultrapassar os cantos para que o outo venha sobrepô-lo, evitando assim frestas nos cantos e invasão de insetos e fungos.   
9 – Corte 4 tiras de EVA par colar nas bordas do armário onde encostará a porta do mesmo.

Lembra-se do furo que você fez no armário antes?   
Refaça-o com um lápis ou caneta, pois ele foi coberto com o papel.
É importantíssimo lembrar que, como se trata de papel alumínio, este é um grande condutor de eletricidade, por este motivo eu coloque um calço de Eva entre o bocal e a parede do armário, para evitar choques elétricos.

10 – Coloque o cabo de força por lá e parafuse no bocal.
11 – Faça outro furo na lateral, mas com cuidado para não sair do lado de fora. Este é só para fixar o bocal. Feito isso, parafuse o bocal e depois coloque a lâmpada.


pronto.

Nota:
Eu escolhi o papel alumínio porque ele, e mais durável e dispersa mais o calor do que o papel laminado.
As EVA no piso e nas laterais são para ficar mais macio e evitar choques na hora de colocar ou tirar os equipamentos.
Quanto ao bocal de porcelana, porque são próprios para serem parafusados em laterais.
Por que amassar o papel? Para distribuir a luz mais uniforme e suave.
Talvez alguém esteja se perguntando por que eu coloquei a lâmpada no canto superior da lateral e não no centro da parede do fundo?
A lâmpada no centro apontaria direto para frente ocupando assim mais espaço no armário, no teto, apontaria para baixo e também ocuparia mais espaço e ficaria mais próximo das câmeras e lentes. Por isso, a melhor posição foi essa.
É importante lembrar que se devem tirar pilhas e baterias das câmeras e flashes antes de coloca-los dentro da estufa, pois podem explodir com o calor.
Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado.
Até a próxima com mais uma invenção das Organizações Tabajara.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2011, 15:04:51
Legal, devo fazer algo parecido mas em uma caixa móvel, voce pretende colocar um timer ou algo semelhante para controlar o tempo que a lampada fica ligada ?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2011, 19:28:28
Muito bom, Branco.

O EVA nas portas faz toda a diferença nesse projeto. Acho importante frisar que se ficar com folga entre a porta e o armário, deve-se colocar tiras sobressalentes de EVA para isolar a área interna da externa. No mais, parabéns pelo tuto. Abç,

PS: Poderia fazer uma cópia e postar aqui tb: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.100
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 19:31:40 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2011, 21:20:32
Legal, devo fazer algo parecido mas em uma caixa móvel, voce pretende colocar um timer ou algo semelhante para controlar o tempo que a lampada fica ligada ?

Ainda não havia pensado nisso , mais é mais uma ideia a considerar. mais eu deixo a lampada ligada e desligo frequentemente quando saio pesso para alguem desliga-la depois.
Inicialmente pensei em fazer uma caixa mais ainda não tive tempo, mas ja estou com a caixa pronta só esperando para ser feito.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2011, 21:33:05
Muito bom, Branco.

O EVA nas portas faz toda a diferença nesse projeto. Acho importante frisar que se ficar com folga entre a porta e o armário, deve-se colocar tiras sobressalentes de EVA para isolar a área interna da externa. No mais, parabéns pelo tuto. Abç,

PS: Poderia fazer uma cópia e postar aqui tb: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.100
É uma ideia boa, mas deixo a criterio de cada um.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Leonardo Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/lvieira/
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2011, 12:27:22
Vou tentar fazer por aqui. Onde eu moro é muito úmido etenho logo que ter uma estufa dessas
Tudo ao alcaçe de um click


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2011, 12:54:57
tem um detalhe importante que não foi mencionado...

se ficar ligado tempo demais pode ressecar muito... a médio e longo prazo isso também é prejudicial nos componentes de vedação, anéis, etc... além disso, a temperatura num ambiente fechado como esse pode subir bastante com uma lâmpada ligada... na potência que você sugeriu nem tanto, mas pode aparecer um querendo colocar uma lâmpada de 100W ou mais... e isso também não é bom...

Se ficar ligado de menos, não resolveria porque não retiraria a umidade..

Então, como fazer de forma correta?

A primeira coisa seria ter um equipamento pra medir a umidade relativa do ar... o ideal é ficar por volta dos 50%... se quiser deixar mais seguro contra fungos uns 40% .... com isso, você pode fazer o controle manual, ligando e desligando o equipamento se a umidade sobe ou diminui... mesmo assim, ninguém vai ficar lá olhando e controlando toda hora... então, não sei até que ponto é eficaz... é necessário pra isso um termohigrômetro como esse (R$51,00) : http://www2.ciashop.com.br/instrutherm/product.asp?template_id=60&old_template_id=60&partner_id=2&tu=b2c&dept%5Fid=860&pf%5Fid=03923&nome=Termo%2DHigr%F4metro+Digital+de+Parede+e+Mesa&dept%5Fname=Termo%2DHigr%F4metros

Sem esse aparelho acho muito subjetivo o controle de umidade...

Outra opção seria instalar uma chave eletrônica controladora de umidade... um Umidostato... Com ele não precisaria do termohigrometro porque a própria chave faz a leitura de umidade... vc regula por exemplo em 50% de umidade... se subir ele liga a lâmpada até que ela "consuma" essa umidade do ambiente e baixe a UR.... uma opção no mercado (cerca de R$150,00 se não me engano)seria essa: http://www.actuacontrols.com.br/produtos/eh37

É um pouco mais caro, mas vc liga e esquece... só não funciona se faltar energia em casa....

Digo isso porque trabalho com madeiras na fabricação de instrumentos musicais e uso esse sistema há bastante tempo... se quer controlar de verdade tem que ser assim.... Aqui na minha oficina uso 2 chaves dessas... Uma ligada a um desumidificador e outra ligada a um umidificador... então consigo uma umidade constante entre 45 e 55% na estufa.... nem mais nem menos...

E friso mais uma vez.... sem um aparelho de leitura de umidade não dá pra simplesmente achar que umidade está alta ou está baixa... não é porque está chovendo que a umidade está alta... não é porque parou de chover que a umidade cai...

se alguém tiver dúvida sobre o funcionamento desses equipamentos é só perguntar....
« Última modificação: 30 de Março de 2011, 13:15:58 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2011, 13:12:29
Luciano, vc poderia postar esse seu mesmo depoimento aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.100
Basta 'Ctrl+C' e 'Ctrl+V'.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 30 de Março de 2011, 13:40:10
tá lá!


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2011, 12:03:49
bem legal e de baixo custo

eu tenho um feito em casa numa das prateleiras do armario.. fica aberto com uma tela protetora para poeira.. e com um desumificador de ar e um higrometro para saber como esta a umidade... até hoje nunca tive fungos..


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2011, 12:12:50
Bom tai a dica do Luciano, Agora é só seguir ela. E se alguem tiver mais dicas pra melhorar nossas instalaçoes tabajara vai postando que será bem vinda, não me inmporto. O importante é melhorar e conservar o equipamento com um minimo de custo possivel e o maximo de qualidade e segurança.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


eiras

  • Trade Count: (100)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2011, 21:49:37
bem legal


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2011, 08:47:56
Muito boa a estufa, foi a sugestão mais especializada postada, já tivemos um tópico aqui ( "como vc guarda seu equipamento?") e muitas sugestões boas. :clap:
Acrescento  neste tópico  a sugestão de mudar a lâmpada de 110v , que fica muito quente, para uma lâmpada de 220v, com potência baixa, de 15w, ela emite um calor pequeno, mas constante, e como é de 220v, na corrente de 110 fica mais fraca, e aí nao corre o risco de esquentar muito.
Uso uma caixa plástica grande, com um furo na tampa, para deixar passar o fio com a lâmpada, mas quero melhorar, fazer uma estufa mais eficiente, e esse tutorial vai ajudar, só falta arranjar um lugar em casa, e a patroa vai reclamar muito... rsrsrsrs
Uso um Higômetro com termômetro, dos comuns, comprei aqui no rio, em Cascadura. pelo que entendi, esse termohigrometro se desliga, é isso, tem um temporizador, e qdo se atinge a faixa ideal de umidade/temperatura, ele se desliga, é isso? sensacional, resolve muita coisa, pois o meu foca ligado 24 hs. 
Pergunta:  -nao pode deixar passar a luz? :ponder:  a luz nao ajuda a evitar a formação de fungos?  :ponder:
           - se tiver uma tampa, ou porta de vidro, seria bom? uma caixa de vidro, tipo aquário, seria possível?  :ponder:
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


jbsa176

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
    • BLOG DO JOTABE
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2011, 00:48:16
Gostaria de contribuir com a solução que arrumei aqui em casa.
Comprei uma caixa de ferramentas de metal. Fiz um corte e coloquei uma lâmpada pequena de 25 watts.
A Caixa, por ser de metal, é fácil de limpar e desinfetar. E a lâmpada é menos potente que uma lâmpada de geladeira.
Por ser uma caixa pequena é fácil de transportar em viagens de carro.
Estão funcionando a contento, mas ainda não é uma solução para quando viajamos de ônibus ou avião.

JB NASCIMENTO
Cameras: CANON 50D, CANON 7D e POWERSHOT SX30IS
Lentes:    Canon 18-200mm f3.5-5.6; Sigma 10-20mm f3.5; Canon 50mm f1.4


marciorodrigues1987

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Temos o prazer em registrar seus momentos felizes
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2011, 10:51:49
Gostaria de contribuir com a solução que arrumei aqui em casa.
Comprei uma caixa de ferramentas de metal. Fiz um corte e coloquei uma lâmpada pequena de 25 watts.
A Caixa, por ser de metal, é fácil de limpar e desinfetar. E a lâmpada é menos potente que uma lâmpada de geladeira.
Por ser uma caixa pequena é fácil de transportar em viagens de carro.
Estão funcionando a contento, mas ainda não é uma solução para quando viajamos de ônibus ou avião.
metal :ponder:
qm sabe vc possa forrar com eva a caixa para o equipament nao ter atrito com  o metal e acabar arranhando o equiament
canon 50d + 20d + EOS 5
Lentes canon efs 18-135 3.5-5.6
canon ultrasonic 70-210 3.5-4.5
Sigma af 28-70 3.5-4.5
Flash 430exII
Flash 540 ez
compactflash sandisk 16gb 60mb\s
extrem IV 8gb + dane elec 8gb
1tripe e 1monope indispensaveis
12 pilhas sony e 5 baterias canon
2 Guerreiras sony h50