Autor Tópico: Dúvida sobre a abertura de diafragma na D90  (Lida 6835 vezes)

maurelioc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 13 de Março de 2011, 01:19:52
Olá pessoal, eu tenho uma lente Ais 50mm 1.4, totalmente manual e de vez em quando faço umas fotos utilizando esta lente na D90. Meu inglês não é lá essas coisas mas entendi no  manual da D90 que ao utilizar uma lente totalmente mecãnica, devemos colocar o dial em “M”  e utilizar os discos de controle  principal e secundário para escolhermos  a  velocidade e abertura. Fazendo o foco manualmente, claro.  Quanto á velocidade, tudo bem, eu escolho a que eu quero  e ela aparece no visor, mas quando giro a disco secundário para escolher a abertura,  não aparece nada no visor.Giro o disco pra lá e pra cá e não aparece nada. Eu consigo fazer a foto escolhendo a abertura no anel  da lente. Minha dúvida é  se  isso é normal (não aparecer a abertura no ao girar o  disco de controle ) ou  se a minha câmera  está com algum problema. Espero que tenham entendido. Obrigado pela ajuda.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2011, 13:15:11
Olá pessoal, eu tenho uma lente Ais 50mm 1.4, totalmente manual e de vez em quando faço umas fotos utilizando esta lente na D90. Meu inglês não é lá essas coisas mas entendi no  manual da D90 que ao utilizar uma lente totalmente mecãnica, devemos colocar o dial em “M”  e utilizar os discos de controle  principal e secundário para escolhermos  a  velocidade e abertura. Fazendo o foco manualmente, claro.  Quanto á velocidade, tudo bem, eu escolho a que eu quero  e ela aparece no visor, mas quando giro a disco secundário para escolher a abertura,  não aparece nada no visor.Giro o disco pra lá e pra cá e não aparece nada. Eu consigo fazer a foto escolhendo a abertura no anel  da lente. Minha dúvida é  se  isso é normal (não aparecer a abertura no ao girar o  disco de controle ) ou  se a minha câmera  está com algum problema. Espero que tenham entendido. Obrigado pela ajuda.



Normal, é uma objetiva totalmente mecânica então não tem controle automático de diafragma pela câmera, só pelo anel mesmo...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2011, 17:01:22
O anel para controle do diafragma fica na lente. É só girar ele para escolher a abertura.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


maurelioc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2011, 17:42:04
Oi pessoal, eu sei que tenho que escolher a abertura no anel da lente. A minha dúvida é saber se é normal não aparecer nada no visor da D90 quando estamos no modo manual e giramos o dico secundário pra escolher a abertura


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2011, 18:54:01
Oi pessoal, eu sei que tenho que escolher a abertura no anel da lente. A minha dúvida é saber se é normal não aparecer nada no visor da D90 quando estamos no modo manual e giramos o dico secundário pra escolher a abertura

Bem como é uma objetiva sem CPU, a câmera não tem como saber qual a abertura da objetiva para apresentar no display! A d90 NÃO TEM ESSE RECURSO, mas a D700 pelo menos tem como programar na câmera até 10 objetivas manuais diferentes, informando a ela o comprimento focal e a abertura máxima, tipo objetiva no. 01= 50mm f1.4; objetiva no. 02= 35mm f/2.5, e assim por diante, aí usas a 35mm seleciona no menu que estás usando a 35mm, ela faz a leitura da abertura do sistema "AI" já que são objetivas "AI" ou AI-S - assim como eram feita a leitura da abertura para a fotometria nas nikons analógicas da série FM (a D90 não tem esse recurso, se não me engano) - aí conforme se roda o anel do diafragma, a câmera indica a abertura correta e faz a fotometria correta.
« Última modificação: 14 de Março de 2011, 18:54:45 por Natão »